MENUS
Competências Específicas
1. Educação Física
- Reconhecer práticas corporais diversas que compõem a cultura corporal do movimento;
- Avaliar os aspectos funcionais, força e resistência relacionados em pacientes ambulatoriais;
- Planejar e implementar propostas de atividades físicas adequadas às necessidades de cada paciente;
- Desenvolver e implementar rotinas de atendimentos para a demanda da rede de saúde, em especial do ambulatório, baseadas em protocolos validados na literatura;
- Acompanhar e registrar a evolução dos pacientes a partir de uma perspectiva interdisciplinar;
- Desenvolver critérios para a alta dos pacientes e implementar protocolos adequados a cada situação clínica;
- Desenvolver e implementar programas de acompanhamento pós-alta (revisões periódicas e orientações individuais e coletivas).
- Habilidades de avaliação: ser capaz de realizar triagem e estratificação de riscos relacionados à exposição aguda ou crônica ao exercício físico ou a atividade física. Realizar e interpretar informações obtidas em avaliação física de capacidades condicionantes, laboratoriais, imagéticas e outros. Avaliar desempenho próprio e dos pares da residência multiprofissional em saúde da mulher;
- Habilidades de motivação: ser capaz de compreender o estágio de modificação comportamental, a partir da abordagem transteorética. Viabilizar estratégias para resguardar adesão e aderência aos programas propostos.
2. Farmácia
- Realizar anamnese farmacêutica, incluindo histórico medicamentoso, hábitos e crenças em relação à saúde e utilização de medicamentos, para garantir seleção adequada das opções terapêuticas;
- Avaliar o modo de utilização de medicamentos pela paciente e os fatores associados;
- Aplicar protocolos terapêuticos para validação da seleção, administração, modificação ou descontinuação dos medicamentos prescritos;
- Realizar aprazamento, conciliação e reconciliação dos medicamentos;
- Otimizar os intervalos de utilização de medicamentos pela paciente, garantindo efetividade e segurança dos produtos selecionados;
- Executar o planejamento farmacoterapêutico;
- Prescrever medicamentos isentos de prescrição médica no auxílio à automedicação responsável, de acordo com protocolos nacionais e internacionais que atenda às necessidades da mulher nas fases da vida [adulta jovem (a partir da menarca), gestante, lactante, climatérica e idosa];
- Identificar problemas relacionados com medicamentos e substâncias de abuso;
- Identificar e classificar os riscos (reações adversas e interações medicamentosas) da terapêutica medicamentosa considerando o quadro clínico concomitante, outros medicamentos e outras características específicas da paciente;
- Notificar reações adversas e queixas técnicas aos órgãos sanitários competentes;
- Registrar laudos de análises farmacêuticas, validação terapêutica da prescrição médica, planos de farmacoterapia e orientações relacionadas à prescrição e utilização de medicamentos no prontuário da paciente, de acordo com protocolos estabelecidos no campo de atuação ou sob a forma de Declaração de Serviço Farmacêutico prestado à paciente;
- Monitorar a farmacoterapia instituída por meio da coleta e análise de dados específicos da paciente ou realização de exames, a fim de avaliar a resposta da paciente ao(s) medicamento(s);
- Auxiliar no controle de estoque de medicamentos e padronização nos campos de atuação, conforme demanda;
- Selecionar e aplicar métodos de avaliação e acompanhamento farmacêutico (Dáder ou Minessota) em conformidade com o campo de atuação, nível de atenção à saúde e complexidade do caso;
- Promover o uso racional de medicamentos e exames laboratoriais;
- Avaliar técnicas do modo de usar medicamentos;
- Propor procedimentos e protocolos do escopo de prática farmacêutica de acordo com os requisitos legais pertinentes e as normas do campo de atuação, conforme demanda;
- Defender o acesso das pacientes a medicamentos, facilitando o uso de medicamentos padronizados pelo Município ou Instituição e outros recursos em saúde.
3. Nutrição
- Realizar acompanhamento nutricional individualizado sempre que necessário;
- Avaliar o estado nutricional das pacientes mediante informações do diagnóstico clínico e exames laboratoriais e associar a anamnese alimentar e exames antropométricos;
- Prescrição da dieta baseada na avaliação nutricional, diagnóstico e evolução clínica da paciente, estabelecendo as características físicas e químicas, a oferta energética, os alimentos integrantes e sua forma de preparo e ingesta;
- Avaliar e Indicar a necessidade de Terapia Nutricional Enteral;
- Fazer o registro de nutrição (prescrição e evolução da dieta) no prontuário impresso e eletrônico;
- Avaliar, sistematicamente, a evolução do estado nutricional da paciente, discutindo com a equipe reajustes ou alterações da conduta dietoterápica adotada sempre que necessário;
- Supervisionar a aceitação das refeições pelas pacientes;
- Realizar vigilância nutricional;
- Fornecer orientação nutricional a paciente e seu acompanhante, quando internado e em sua alta hospitalar;
- Indicar dietoterapia individualizada e de acordo com a patologia de base e diagnóstico nutricional.
- Realizar vigilância nutricional;
- Identificar e classificar a insegurança alimentar das mulheres do território;
- Realizar atendimentos individuais e visitas domiciliares para terapia nutricional, em casos específicos;
- Assegurar a Segurança Alimentar e Nutricional para a população do território.
- Instruir grupos de alimentação saudável para mulheres nos diferentes ciclos de vida;
- Promover educação permanente em nutrição com os pacientes e com a equipe.
4. Psicologia
- Adotar metodologias que evidenciem a relevância dos aspectos emocionais no quadro clínico dos pacientes.
- Realizar atendimentos individuais ou grupais, de apoio, orientação, psicoterapia e/ou psicodiagnóstico.
- Coordenar e manejar processos grupais, tendo em vista as diferenças individuais e socioculturais de seus membros.
- Intervir em situações de luto e de morte.
- Analisar os fatores que dificultam a prática psicológica no campo de atuação da Residência.
- Avaliar a necessidade de trabalhar dificuldades de manejo da equipe e, se for o caso, intervir neste sentido.
- Potencializar a ação da psicologia com o trabalho de estagiários de modo inseri-los na prática do psicólogo no campo da saúde.
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