go to content
  • Portais
  • Estude na UEL
  • Oportunidades
  • Transparência
  • Ingles
  • PORTAIS
  • ESTUDE NA UEL
  • OPORTUNIDADES
  • TRANSPARÊNCIA
  • UNIVERSIDADE
    • Conheça a UEL
    • Ouvidoria
    • Reitoria
    • Pró-reitorias
      • Graduação
      • Pesquisa e Pós-Graduação
      • Extensão
      • Planejamento
      • Administração e Finanças
      • Recursos Humanos
    • Centros e Departamentos
    • Prefeitura do Campus
    • Sistemas UEL
  • ENSINO
    • Graduação
    • Pós-graduação - Especialização e Residência
    • Pós-graduação - Mestrado e Doutorado
    • Educação Básica
    • Ensino profissionalizante
    • Cursinho Pré-vestibular
    • Educação a distância
    • PROGRAD
    • PROPPG
    • PROEX
  • PESQUISA
    • Programas de Pós-graduação
    • Projetos de Pesquisa
    • Grupos de Pesquisa
    • Inovação e Tecnologia
    • Laboratórios
    • AINTEC
    • PROPPG
    • PROEX
    • PROGRAD
  • EXTENSÃO
    • Programas
    • Projetos
    • Serviços
    • PROEX
    • PROGRAD
    • PROPPG
  • SERVIÇOS
    • Biblioteca
    • Saúde
    • Arte
    • Cultura
    • SEBEC
    • Restaurante Universitário
  • ENGLISHEnglish
  • SOCIAL
Mobile Menu
MENUS
  • Principal
    • Símbolo
    • Histórico
  • Administração do curso
    • Coordenação
    • Corpo Docente
    • Gestões administrativas anteriores
  • Projeto Pedagógico
    • Objetivos
    • Perfil do Egresso
    • Competências Multiprofissionais
    • Competências Específicas
    • Coordenador
    • Tutor
    • Preceptor
    • NDAE
  • Grade Curricular
  • Campos de Atuação
  • Sistema de Avaliação
  • Trabalho de Conclusão de Residência (TCR)
  • Certificação
  • Direitos e Deveres do Residente
    • Licenças
    • Participação em Eventos Científicos
    • Feriados e Recessos
    • Faltas
    • Trancamento de Matrícula
    • Estágio Opcional
    • Deveres do Residente
    • Proibições ao Residente
  • Regime Disciplinar
  • Seleção de Candidatos
  • Transporte Escolar
  • Fale Conosco
  • Acesso Restrito
    • Pedidos
    • Envio de Documentos
    • Avaliações
    • Controle de Frequência em Práticas
Histórico

A Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher nasceu de uma iniciativa envolvendo os Departamentos de Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Educação Física, Psicologia e Psicanálise, estimulados pelo desafio de montar uma Especialização na modalidade Residência que contemplasse trabalho em equipe multiprofissional. Os trabalhos de planejamento se iniciaram em 2011 e alcançaram aprovação em dezembro de 2012. 

A abertura de Edital Federal do MEC/MS (Edital n. 17 de 04 de Novembro de 2011) para financiamento das bolsas de estudo e a aprovação do projeto encaminhado pela então Coordenadora Profa. Dra. Thelma Malagutti Sodré, tornou o sonho realidade com 2 vagas para Educação Física, 8 vagas para Enfermagem, 2 vagas para Farmácia e 2 vagas para Psicologia. 

No primeiro ano, os cenários de prática foram as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Londrina e Cambé, com plantões aos sábados nas Campanhas de Vacinação, Campanhas de Preventivo de Câncer Ginecológico, Grupos de gestantes, Grupos de Mulheres, Casa Abrigo, Maternidade Municipal e do HU de Londrina, entre outras. No segundo ano foram realizadas atividades práticas nos campos hospitalares: Ambulatório do Hospital das Clínicas, Hospital Universitário, Maternidade MunicipalLondrina e Hospital Cristo Rei (Santa Casa) de Ibiporã.

Em 2013 o Núcleo Estruturante Docente Assistencial (núcleo responsável pela concepção do programa) elaborou e implantou em 2014, o Ambulatório Multiprofissional em Saúde da Mulher (AMASM), integrado às instalações do Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário (AEHU) e direcionado ao atendimento de mulheres provindas de várias clínicas médicas.

A primeira logomarca da RMSM, com participação da Enfermagem, teve a seguinte formatação e simbolizava útero, trompas, mulher e educação continuada (livro):

 

O ano de 2017 não houve oferta de vagas, por ausência de financiamento. Em Fevereiro de 2018, o Depto de Enfermagem finalizou suas orientações da turma com entrada em 2016 e se retirou do programa para ofertar uma Residência específica na área de Obstetrícia, passando a Coordenação da Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher para o Depto Ciências Farmacêuticas.

A não abertura de vagas em 2017, exigiu uma reestruturação imediata do programa, a fim de manter os atendimentos hospitalares. A nova configuração entre as quatro profissões e uma reorganização dos objetivos multiprofissionais, com a retirada de objetivos em obstetrícia, reestruturou a RMSM. Houve uma inversão entre a ordem nos rodízios de residentes nos campos de atuação. O primeiro ano, uma equipe multiprofissional (formada por Farmacêutico, Nutricionista e Psicólogo) começou com atividades no Hospital Universitário (maternidade, banco de leite e enfermaria) e fez rodízio com a equipe no AMASM (composta por Farmacêutico, Nutricionista, Psicólogo e 2 profissionais de Educação Física). O segundo ano as equipes foram alocadas em UBS.

Foi então que nasceu a logo atual da RMSM, com a 5a turma.

Desde então, a grade curricular foi totalmente reestruturada para as novas turmas contemplando 2 vagas para cada profissão: Educação Física, Farmácia, Nutrição e Psicologia e vislumbrando o trabalho em equipe multiprofissional em saúde da mulher nos três diferentes níveis de atenção à saúde, como essência de seu treinamento.

Em 2020 iniciará a 7a turma da RMSM.

CANAIS
CANAIS
COMITÊS / COMISSÕES
COMITÊS / COMISSÕES
  • CEUA
  • CEP-UEL
  • CIPA
  • CPA
  • Biossegurança
  • PROIC
PROGRAMAS / PLANOS
PROGRAMAS / PLANOS
  • Capacitação Permanente I.A.
  • Inclusão Social
  • PARFOR - Plano de Ações Articuladas - Formação
  • PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional
  • PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional
  • Recicla UEL
NÚCLEOS
NÚCLEOS
  • NDPH - Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica
  • NEAB - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros
  • NEAD - Núcleo de Educação a Distância
  • NAC - Núcleo de Acessibilidade da UEL
OUTROS
OUTROS
  • Suporte a Rede
  • Webmail
  • Coordenadoria de Comunicação Social
Fale com a Reitora
Agenda da Reitora
Universidade Estadual de Londrina
Estrutura Administrativa
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43) 3328-4440
Fale com a UEL