Apresentação

O setor de Tecnologia de Informação e Comunicação Paraná é estratégico, devido à concentração de grande número de micro e pequenas empresas, empresas com alto potencial de inovação, que precisam principalmente investir em capacitação e a certificação para que as mesmas atinjam resultados melhores, agreguem valor aos produtos. A capacitação proporcionará a melhoria do processo de desenvolvimento das empresa por meio de  profissionais especialista em Teste de Software. A  pós-graduação Lato Sensu em Teste de Software com imersão dos alunos em empresas para a realização de Testes, visa contribuir nesta estratégia,  que é uma prática necessária mas pouco presente nas pequenas empresas. De forma a buscar que as empresas desenvolvam um produto final que satisfaça às expectativas do cliente, por meio de “verificação e validação”, ou seja, aplicação de uma forma sistemática o Teste de Software na busca de erros, abrangendo desde da especificação até o pós-venda. 

  • Atualmente um grande desafio tecnológico da área de TI é a produção de sistemas de forma a assegurar ao cliente que o software cumpre com as suas especificações, principal objetivo é garantir um produto final que satisfaça às expectativas do cliente, dentro daquilo que foi acordado inicialmente. Para alcançar sistemas com estas características é importante realizar a Verificação e a Validação do software.  Mas ainda, as empresas carecem de aplicação mais consistente de testes e deste conhecimento. 
  • Teste de Software esta presente nos principais processos de avaliação da qualidade (MPS-Br e CMMI), sendo o MPS-Br um processo de melhoria de qualidade de software que esta sendo adotado por muitas empresas da região.
  • Teste de Software é pouco aplicado nas empresas e ainda é um conhecimento pouco explorado na formação básica, no entanto agrega valor ao produto e ainda diminuirá o custo de manutenção e atualização. 
Universidade Estadual de Londrina