Especialização em Engenharia de Software 2024

Aulas 100% remotas (on-line): Quinta-feira, no período noturno e sábado, no período matutino.

Departamento de Computação

Disciplinas

Discpilina Carga horária
Análise e Projeto Orientado a Objetos

Introdução a gerência de requisitos. Requisitos funcionais e não funcionais. Técnicas de entrevistas. Ciclo de Vida. Artefatos para documentação em gerência de requisitos. Prototipação. Linguagem de Modelagem Unificada (UML). RUP. BPMN.

60
Data Science aplicada a Engenharia de Software

Ferramentas e Ambientes em Python, Introdução à Programação com Python, Bibliotecas e Pacotes Python para análise de dados, Visualização de Dados com Python, Introdução à Ciência de Dados, Probabilidade, 

45
Desenvolvimento de Software Seguro

Ameaças Comuns de Segurança. Modelagem de Ameaças e Gestão de Riscos. Técnicas e Boas Práticas para Desenvolvimento de Código Seguro. Revisão de Código. Testes de Segurança. Boas Práticas para uso de Criptografia. 

30
Empreendedorismo e Inovação em TI

Introdução ao Empreendedorismo. Conhecendo o mercado, a sociedade e suas necessidades. Modelo de Negócio. Business Canvas. Mínimo Produto Viável (MVP). Escalabilidade do negócio. Inovação em TI. Apresentar e discutir Tecnologias emergentes relacionadas à área de TI.

30
Engenharia de Software

Conceitos e Fundamentos da Engenharia de Software; Processo (paradigmas) de desenvolvimento de software. Apresentar e discutir assuntos emergentes relacionados à área de engenharia de software.

30
Gerenciamento de Projetos de Software

Conceitos de Gerenciamento de Projetos; O ciclo de um projeto segundo o PMBOK; Grupo de Processos e Áreas de Conhecimento do PMBOK; Métricas de projetos; Estimativas por dados históricos; Análise de Pontos de Função.

30
Projeto de Interação Homem Computador

Fundamentos teóricos em interação humano-computador. Histórico. Fatores humanos. Fatores psicológicos. Aspectos cognitivos. Ergonomia. Engenharia semiótica. Arquitetura da informação. Usabilidade e acessibilidade. Especificação e projeto de interfaces centrado no usuário. Avaliação de interfaces.

30
Projeto e Administração de Banco de Dados

Projeto e implementação de banco de dados relacionais: modelagem, implementação e recuperação de dados. SQL. Arquitetura interna de sistemas de gerência bancos de dados: organização e indexação de dados, processamento de consultas e transações. Bancos de Dados não-relacionais (NoSQL). Aspectos operacionais de administração de banco de dados: disponibilidade, segurança e desempenho.

45
Qualidade de Software

Conceitos ligados à qualidade no processo de desenvolvimento de software. Normas e modelos de qualidade para o processo de desenvolvimento de software. 

30
Software Baseado em Blockchain

Elementos básicos: blocos e transações.  Fundamentos de segurança da informação: criptografia de chave pública, funções hash, e assinatura digital. Blockchains públicas e privadas. Mecanismos de Consenso. Contratos Inteligentes. Aplicações.

30
Teste de Software

Fundamentos de teste. Classificação dos testes. Abordagens tradicionais de teste. Estratégias para o teste de software. Teste estrutural e funcional. Geração de testes. Seleção de casos de teste. Cobertura de falhas. Ferramentas de apoio ao teste de sistema. Teste em ambientes ágeis. Automação de testes.

30
Universidade Estadual de Londrina