PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

 

Perguntas Frequentes

 

1. Quem pode se candidatar ao Mestrado em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina?

Poderão se candidatar graduados ou graduandos de Psicologia e áreas afins (Ciências Humanas, Sociais, da Saúde e Educação). Aos graduandos, caso aprovados na seleção, compete apresentar comprovante de conclusão de curso no ato da matrícula.

2. Quantas vagas serão ofertadas?

A cada seleção serão ofertadas até 24 (vinte e quatro) vagas, sendo até duas por docente.

3. Há a modalidade de Estudante Especial?

Sim. A cada ano haverá edital específico para essa modalidade de estudante. Neste site, temos uma página que explica em detalhes a modalidade de Estudante Especial.

4. Em quais dias da semana serão ministradas as disciplinas?

Quartas (14h-18h), Quintas (8h-12h e 14h-18h) e Sextas (8h-12h). É preciso que o candidato se programe para estar disponível nesses horários, pois todas as disciplinas ministradas no primeiro semestre são obrigatórias.

5. É possível cursar as disciplinas obrigatórias fora desses horários?

Não. O estudante aprovado no mestrado precisa realizar a matrícula e cursar todas as disciplinas organizadas para cada semestre, devendo cumprir todos os créditos obrigatórios referentes ao mesmo. Não é permitido adiar créditos obrigatórios.

6. Qual a exigência para Comprovação de Proficiência em Língua Estrangeira?

Os candidatos devem apresentar um dos seguintes documentos autenticados, certificando no mínimo nível intermediário e com data de validade de no máximo 3 anos:

Modalidade:
TOEFL IBT
TOEFL ITP
FCE
IELTS
TOEIC
ECCE
DELE
TESE PRIME Inglês (TEAP) ou Espanhol (TEPLE), na área de Ciências Humanas.
Cópia autenticada do comprovante de Proficiência em Língua Estrangeira (teste de nivelamento) em nível intermediário ou superior (inglês ou espanhol) expedido por escolas de línguas estrangeiras competentes, mediante avaliação realizada presencialmente.
Cópia autenticada do certificado de Conclusão de Curso de Língua Estrangeira (inglês ou espanhol) em nível intermediário ou superior, expedido por escolas de línguas estrangeiras competentes.
Declaração de aprovação em prova de Língua Estrangeira (inglês ou espanhol) expedida por outros Programas de Pós-graduação Stricto Sensu.

7. É possível apresentar como documentos de Comprovação de Proficiência em Língua Estrangeira os testes on-line que são disponibilizados pelas escolas de língua?

Não. O documento de comprovação de Proficiência em Língua Estrangeira (teste de nivelamento) deve ser apresentado mediante realização de prova escrita, realizada presencialmente nas escolas de línguas estrangeiras competentes. Portanto, não serão admitidos testes on-line das escolas de línguas.

8. Como posso saber as áreas de interesse do corpo docente?

Essa informação está disponível neste site, no menu Corpo Docente, na qual você também pode acessar os Currículos Lattes dos docentes. Essa informação está disponível neste site, na aba “Corpo Docente”, na qual você também pode acessar os Currículos Lattes dos docentes. Além disso, em nosso facebook, são publicados semanalmente links com os principais artigos dos docentes.

9. O candidato poderá indicar um orientador?

Não. No ato da inscrição, o candidato deve escolher em qual das duas linhas de pesquisa deseja ser avaliado. As linhas de pesquisa estão descritas neste site, nos menus Área de Concentração e Projetos de Pesquisa.

10. Haverá uma lista de referências bibliográficas para a prova de Conhecimento Específico?

Sim. A cada edital, nova lista de referência bibliografia é disponibilizada no site.

11. Quando será aberto o período de inscrição para o processo seletivo?

As inscrições para o processo seletivo acontecerão no mês de julho de cada ano, conforme calendário geral dos cursos de Stricto Sensu da Universidade Estadual de Londrina.

12. Quando será publicado o Edital de Seleção?

O Edital de Seleção do Mestrado em Psicologia estará disponível no mês de julho no site da PROPPG (www.uel.br/proppg/) e no site do Programa (www.uel.br/pos/psicologia).

13. Os estudantes que ainda estão cursando o último ano da graduação podem se inscrever no processo seletivo?

Sim. Os estudantes que estão cursando o último ano de graduação podem se inscrever no processo seletivo mediante entrega de documento comprobatório de colação de grau ou atestado que demonstre estar matriculado no último ano de graduação emitido pela instituição.

Entretando, caso sejam aprovados, precisam entregar o diploma ou certificação oficial de conclusão no ato da matrícula. Nesse documento deve constar a data de conclusão do curso de graduação (dia/mês/ano) e tal data deve ser anterior à matrícula no Mestrado em Psicologia da UEL.  Sem esse documento, o estudante aprovado não poderá efetuar a matrícula e perderá o direito à vaga.

14. O programa oferece bolsas de estudo para estudantes?

Sim. O programa oferece bolsa de estudos para estudantes e estas são atribuídas mediante processo seletivo definido pelo colegiado do PPSPSI com base nas regras institucionais da CAPES (Portaria no. 76 de 14 de abril de 2010, artigo 9). 

15. O que é o Estágio Docente?

Consiste em um estágio no qual o estudante do mestrado passa pela experiência de acompanhar o trabalho de um docente vinculado ao PPGPSI que atua no curso de graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina. O estagiário participa da elaboração de planos de aula e da execução de atividades didático-pedagógicas. O estágio é opcional para estudantes regulares e obrigatório para estudantes bolsistas. Tem a duração de 30 horas e o cumprimento de 2 créditos. O PPGPSI estimula seus estudantes a fazerem o Estágio Docente por considerar que esta é uma atividade de extrema importância para formação de mestres.

 

© Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10011 | CEP 86057-970 | Londrina - PR

e-mail: esantiago@uel.br