PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS/PROFLETRAS

 Corpo Docente

 

ANDREIA DA CUNHA MALHEIROS SANTANA E-MAIL: andreiacunha@uel.br

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), Mestrado (2003) e Doutorado (2010) em Educação Escolar, também pela UNESP. No mestrado desenvolveu uma pesquisa sobre a importância dos estágios na formação dos licenciados do curso de Letras e, no doutorado, pesquisou sobre as necessidades de formação continuada dos gestores e professores de português e inglês da rede pública. Além disso, cursou Pedagogia (2009) e participa dos grupos de estudos e pesquisas GEPFEC (Grupo de Estudos e Propostas sobre a Formação do Professor Contemporâneo- UNESP) e FELIP (Formação e Ensino em Língua Portuguesa- UEL). Em 2013, concluiu o Pós-Doc, na UFSCar, desenvolvendo uma pesquisa sobre a relação entre as avaliações externas, as políticas públicas, a formação continuada dos professores e a melhoria da qualidade na escola pública. Atualmente, é professora adjunta na Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde atua diretamente na formação de professores de língua portuguesa.

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4835407468291098

 

CLÁUDIA LOPES NASCIMENTO SAITO E-MAIL: cln_saito@yahoo.com.br

Graduada em Letras Vernáculas (1989/UEL), com Especialização em Língua Portuguesa (1998/UEL), mestrado em Estudos da Linguagem (2000/UEL/ bolsa CAPES) e doutorado em Filologia e Linguística Portuguesa (2007/UNESP/bolsa CAPES). Durante uma década, foi professora na Educação Básica, do Estado do Paraná. Desde 2000, passou a se dedicar ao ensino superior, em que atuou em instituições como a UEL (2000-2001), UNOPAR (2000-2003), FACCAR (2000- 2003), UNICENTRO (2008- 2011) e UNINGÁ (2011-2012). Desde 2012, é professora adjunta do curso de Letras/Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina UEL na área de Metodologia de Ensino. De 2004 a 2010, fez parte Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologias e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino (CEFORTEC) em parceria (UEPG/UFPR/UEL/UNIOESTE/PR)- para formação continuada dos professores em exercício, onde atual como professora conteudista e formadora de Ensino na modalidade em EAD. Tem capítulos publicados nos materiais do curso de Normal Superior ? modalidade EaD (UEM/PR). Ministra cursos no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE/SEED/PR), assim como orienta professores da Educação Básica. É pesquisadora do Projeto de Pesquisa/CNPQ "Atividade de Linguagem e Trabalho Educacional? (ALTED/ UEL). Segunda líder do Grupo de Pesquisa ?Gêneros Textuais e Mediações?(GEMFOR/CNPQ) junto à Profª Drª Elvira Lopes Nascimento (UEL). Tem experiência na área de Linguística e Língua Portuguesa, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, ensino de língua portuguesa, letramentos multissemióticos, ferramentas tecnológicas na educação, gêneros discursivos e transposição didática. Desenvolve pesquisas com base na fundamentação teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e na Semiótica de linha francesa.

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/0715615212618247

  

DIRCEL APARECIDA KAILER E-MAIL: dikailer@uel.br

Possui graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1996), mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e doutorado em Língüística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP- Campus de Araraquara (2008). Atualmente é professor adjunto a da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolingüística e Dialetologia, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos fonéticos, estudos variacionistas, alçamento de vogais, atlas linguístico.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4397872436640744

 

FLÁVIO LUÍS FREIRE RODRIGUES 

É mestre em Letras (2000) e doutor em Estudos da Linguagem (2010), pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina. Ministra aulas na especialização em Língua Portuguesa na UEL. Também ministrou aula de pós-graduação na Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, no Centro Universitário Filadélfia e na Faculdade de Jandaia do Sul - FAFIJAN. Tem experiência na área de Letras e Comunicação Social, com ênfase em Estudos Linguísticos, Leitura e Produção de textos.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4244803889727668

  

MARIA ISABEL BORGES E-MAIL: belborges1@hotmail.com

Graduada em Licenciatura Plena em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa (Universidade Estadual de Londrina, 2003). Possui Mestrado em Linguística (Universidade Federal de Uberlândia, 2004) e Doutorado em Linguística (Universidade Federal de Santa Catarina, 2009). Atualmente, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), atua como professora adjunta (regime de dedicação exclusiva) no curso de Letras-português. Atua no curso de especialização em Língua Portuguesa (lato senso), ministrando as disciplinas de Iniciação à Pesquisa em Língua Portuguesa e Linguística Textual. Já atuou nos cursos de Engenharia Elétrica, Ciências Contábeis, Secretariado Executivo, Serviço Social e Enfermagem, ministrando disciplinas ligadas à produção textual e à metodologia científica. Atualmente, coordena e ministra os módulos Linguagem e identidades, Linguagem e seus usos; Linguagem como manifestação artística; O profissional de Letras; ofertados ao primeiro ano do curso de Letras-português. Também ministra a disciplina especial Norma-padrão escrita para graduandos de Letras-português. Atua no PROFLETRAS (Mestrado Profissional de Letras) como orientadora em trabalhos vinculados à gramática, bem como ministra a disciplina &Gramática, variação e ensino. Coordena o projeto de extensão Disque-Gramática e o projeto de pesquisa Gramática, pragmática e tiras: em busca da organização gramatical de fato e valor.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7120412982970882

 

PAULO ROBERTO ALMEIDA E-MAIL: pralmeida@uel.br

Possui graduação em Letras (Português-Grego) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp- Araraquara -SP), mestrado e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) . Atuou como docente e pesquisador no mestrado stricto sensu em Letras na Universidade Vale do Rio Verde (Unincor), no período de 2006 a 2012. Atualmente, exerce o cargo de professor do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina-PR (UEL).Tem experiência na área de Linguística e ensino de Língua Portuguesa, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas:formação de professores, língua materna/variedades lingüísticas, hibridismo, minorias linguísticas, identidade, práticas discursivas orais e escritas.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3982390188496945

 

SHEILA OLIVEIRA LIMA E-MAIL: sheilalima@uel.br

É professora no Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas do CCH da Universidade Estadual de Londrina. Graduada e licenciada em Letras (1994), mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada (2001) e doutora em Linguagem e Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, alfabetização, letramento, oralidade, literatura.

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7552098448712248

  

SONIA PASCOLATI E-MAIL: sopasco@hotmail.com

Possui graduação em Letras (1994), graduação em Pedagogia (1997), mestrado em Letras - Estudos Literários (1999) e doutorado em Estudos Literários (2005), todos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara. Realizou estágio pós-doutoral durante 2012 na Université Paris-Sorbonne (Paris IV) sob supervisão de Denis Guénoun com projeto de pesquisa sobre Jean Anouilh. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria do drama; estudos de dramaturgia nacional e estrangeira; literatura brasileira; estudos comparados, em particular as relações entre literatura dramática e outras linguagens como teatro e cinema; literatura infantil e juvenil; literatura e ensino.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8576885635916940

  

 

WAGNER FERREIRA LIMA wflima@uel.br

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1995), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1999) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2005). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas:preposições regidas, paradigmas verbais, regras de emprego preposicional. 

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9516941111257831

 

 Docentes que já fizeram parte do programa

 

ANA LUCIA DE CAMPOS ALMEIDA 

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1976), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é docente do departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina - PR.. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento, práticas de ensino de língua materna e formação de professores.

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2579379962697917

ELVIRA LOPES NASCIMENTO 

Possui graduação em Letras Anglo - Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo (USP). Fez estágio de Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo. É docente associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e bolsista produtividade da Fundação Araucária, vinculada à Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia. Leciona disciplinas na graduação e pós-graduação na área de Linguística Aplicada, linha de pesquisa Ensino/aprendizagem e formação do professor de língua portuguesa e de outras linguagens. É aposentada da rede estadual de ensino onde adquiriu experiência profissional atuando em todos os ciclos da educação básica. Coordena grupo de pesquisa que tem como foco as atividades de linguagem, o agir profissional, os dispositivos didáticos para (multi)letramentos, gêneros do discurso e ensino-aprendizagem de língua portuguesa. Foi coordenadora do GT-Gêneros textuais/discursivos da ANPOLL, nos biênios 2010-2012 e 2012-2014.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4116478895203062

 

JAIME SANT'ANNA DOS REIS (in memoriam)

Possui Bacharelado (1997), Licenciatura (1998), Mestrado (2001) e Doutorado (2005) em Letras, pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Língua e Literatura do International Baccalaureate Program, na Graded School of Sao Paulo / Associação Escola Graduada de São Paulo (1998-2006); de Literatura Portuguesa na FFLCH/USP (2000-2003), na Fintec (2002-2003) e na Universidade Bandeirante de São Paulo (2007-2008). Desde 2008 é professor da Universidade Estadual de Londrina, onde atua como professor de Literatura Infantojuvenil e Ensino; e de Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas. Coordenador do projeto de pesquisa intitulado Motivadores ideológicos na construção dos mecanismos de intertextualidade na literatura infantojuvenil brasileira contemporânea e a formação de leitores no Ensino Básico. Pesquisa, ainda, os seguintes temas: ciberliteratura, intertextualidade, ideologia, utopia e sagrado na literatura. Autor de Literatura e Ideologia: estudo intertextual dos signos teatrais de Gil Vicente, Almeida Garrett e Sttau Monteiro (Novo Século, 2003, 171p.); O sagrado em José Saramago: em que creem os que não creem (Fonte Editorial, 2009, 337p.). Tem experiência no estudo de literaturas aplicado ao Ensino Básico e atua como humorista nas redes sociais.  

 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1909883726776522

 

MARIA CAROLINA DE GODOY

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura afro-brasileira, difusão digital de obras literárias, redes e literatura infantojuvenil. É pesquisadora visitante do PACC - Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ desde 2012. Participa do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL. Professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina no Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas e líder do diretório de pesquisa do CNPq "Literatura afro-brasileira e sua divulgação em rede".

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0455778873749925

 

SUZETE SILVA 

Pós-Doutorado em andamento pela UnB - Univesidade de Brasília - sob a Supervisão da Profa. Dra. Maria Luisa Ortiz Alvarez. CAPES - Processo BEX: 7385/14-5. Possui DOUTORADO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM pelo Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina (29/09/2008). MESTRADO EM LETRAS (2003), pela mesma instituição; Pós-Graduação Lato Sensu ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA, pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná (2013), Pós-graduação Lato Sensu ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURA BRASILEIRA com área de concentração no MODERNISMO BRASILEIRO, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Arapongas (1991); Graduação em PEDAGOGIA - Habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas do 2ºGrau, pela Fundação Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (1990).Graduação em LETRAS - Habilitação Português/Inglês e suas respectivas Literaturas, pela Fundação Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (1987). Atualmente, é Professora de Ensino Superior na Classe Adjunto, com Padrão Efetivo na UEL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - PR, onde ministra aulas em Cursos de Graduação, atuando, também, no Programa de Pós-Graduação em LETRAS - Mestrado Profissional - PROFLETRAS. Estuda, como pesquisadora, os seguintes temas: provérbios, textos publicitários, charges, tirinhas, ironia/humor/emoção/afetividade/cognição no discurso, ethos/pathos/logos discursivo,identidade, interculturalidade. Teoricamente, filia-se na grande área da Linguística/Letras/Linguística Aplicada e nas subáreas da: Fraseologia/Fraseodidática, Semântica Lexical/Semântica Argumentativa,Estilística, Linguística Textual, Pragmática, Retórica, Análise de Discurso e Estudos Culturais.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0531515216375316

 

© 2007 Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 6001 | CEP 86051-990 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43)3328-4440
e-mail: pascolati@uel.br