Professor Colaborador
Área de concentração: A - Linguagem e Significação
Linha de pesquisa: 1 - Descrição e Análise Linguística
Página acadêmico-pessoal:
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5156858264212980
E-mail: celosilveira@gmail.com
“Minhas pesquisas direcionam-se para dois projetos: 1. Participo do Caderno de Teorias da Linguagem, cujo objetivo é o diálogo entre modelos teóricos e o objeto descritivo, principalmente na área dos estudos saussurianos, sociolinguísticos aplicados ao bilinguismo e povos indígenas. 2. Coordeno o Gramática, Bilinguismo e Multietnia, cujo objetivo é descrever e analisar os aspectos fonológicos, morfológicos, sintáticos, lexicais, levando em consideração ainda os aspectos semânticos, as questões enunciativas e o aspecto sociolinguístico de línguas indígenas, para contribuir na elaboração de gramática e dicionário pedagógicos, especialmente das línguas indígenas faladas no norte do Paraná”.
My researches are centered on two projects: 1. I participate in Cadernos de Teorias da Linguagem, whose objective is the dialogue between theoretical models and the descriptive object, mainly in the Saussurian area of study, sociolinguistic studies applied to bilingualism and indigenous peoples. 2. I Coordinate the Gramática, Bilinguismo e Multietnia, whose aim is to describe and analyze the phonological, morphological, syntactic, and lexical aspects, taking into account also the semantic aspects, enunciative questions and the sociolinguistic aspect of indigenous languages, to contribute in the elaboration of grammar and dictionary, especially of the indigenous languages spoken in the north of Paraná.
Mis investigaciones se dirigen hacia dos proyectos: 1. Participo del “Cuaderno de Teorías del Lenguaje”, cuyo objetivo es el diálogo entre modelos teóricos y el objeto descriptivo, principalmente en el área de los estudios saussurianos, sociolingüísticos aplicados al bilingüismo y pueblos indígenas. 2. Coordino el proyecto “Gramática, bilingüismo y multietnia”, cuyo objetivo es describir y analizar los aspectos fonológicos, morfofonológicos, sintácticos, lexicales, teniendo en consideración, además, los aspectos semánticos, los aspectos enunciativos y el aspecto sociolingüístico de lenguas indígenas, para contribuir en la elaboración de gramáticas y diccionarios pedagógicos, especialmente de las lenguas habladas en el norte de Paraná.