Área de concentração: B - Linguagem e Educação
Linha de pesquisa: 3 - Ensino/aprendizagem e formação do professor de língua portuguesa e de outras linguagens
Página acadêmico-pessoal:
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0469655172816004
E-mail: anaderol@sercomtel.com.br
"A utilização da semiótica de inspiração greimasiana no ensino de Língua Portuguesa tem sido meu principal foco de interesse. Dentro do universo bastante amplo dessa teoria, incentivo as produções que, servindo-se do instrumental semiótico, proponham alternativas para incrementar o ensino de leitura e produção de textos, seja em suporte verbal, visual ou sincrético (televisão, cinema, HQ, charge, capa de revista, etc.). Interesso-me, especialmente, pelo texto televisivo, tendo em vista que desenvolvo, há alguns anos, projetos de pesquisa relacionados à teledramaturgia. Também oriento trabalhos que proponham leitura crítica de material pedagógico, preferencialmente aliada a novas propostas metodológicas."
The use of semiotics inspired by Greimas concerning the teaching of Portuguese language has been my main research interest. In this huge scope, I encourage productions that propose alternatives to increase the teaching of Reading and writing production, either in oral, visual or syncretic (TV, movies, HQ, charge, magazine covers, etc.) support. I am also especially interested in TV text, considering the researches I have been advising related to teledramaturgy. I also advise research proposals that propose critical reading of pedagogical material, preferably related to the new methodological proposals.
La actualización de la semiótica de inspiración greimasiana en la enseñanza de lengua portuguesa ha sido mi principal foco de interés. Dentro del universo bastante amplio de esa teoría, incentivo las producciones que, sirviéndose del instrumento semiótico, propongan alternativas para incrementar la enseñanza de la lectura y producción de textos, sea en soporte verbal, visual o sincrético (televisión, cine, historietas, tapas de revistas, etc.). Me intereso, especialmente, por el texto televisivo; en este sentido, desde hace algunos años desarrollo proyectos de investigación relacionados a la teledramaturgia. También oriento trabajos que propongan una lectura crítica de los materiales pedagógicos, preferentemente en relación con nuevas propuestas metodológicas.