Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física

PROCEDIMENTOS PARA DEFESA - UEM

 

Para a defesa de dissertação, o candidato deverá ter integralizado todos os créditos exigidos pelo programa e ter sido aprovado no exame de Qualificação.


  • Procedimentos:

Para requerer junto à Comissão Coordenadora UEM a defesa da dissertação, o estudante deverá:

I- preencher na secretaria do programa (UEM) a solicitação, em formulário próprio, com no mínimo 30 dias de antecedência à data prevista ou estimada para a defesa;

II- anexar quatro cópias da dissertação.

A Banca Examinadora para defesa de Dissertação deverá ser composta por três membros, portadores do título de Doutor.

A Banca será composta pelo orientador da Dissertação, por um membro
participante do quadro de docentes do Programa e por um membro externo à Instituição.

Serão designados, ainda, dois suplentes para cobrirem as eventuais faltas dos titulares, sendo que um dos suplentes deverá ser membro externo à Instituição.

O orientador da dissertação será o presidente da comissão e lhe compete estabelecer contato com os demais membros da banca examinadora, para determinar a data da apresentação e comunicá-la à secretaria do PEF- UEM.

A apresentação da dissertação deverá ser feita pelo candidato em, no máximo, 50 min. Logo após, o presidente da banca assegurará aos professores o direito de solicitar esclarecimentos relativos ao tema da dissertação por um período adicional de até 30 min por docente, e ao candidato, o direito de responder a cada docente, por igual período.

O estudante deverá demonstrar o domínio do tema escolhido, conhecimento da literatura pertinente, capacidade de sistematização de ideias, bem como espírito crítico.

Após a defesa da dissertação, a banca examinadora deliberará, sem a
presença do candidato, bem como do público, sobre a avaliação da dissertação, podendo decidir pela aprovação ou reprovação.

A defesa de dissertação será pública, e no final do processo de avaliação a banca examinadora emitirá um dos seguintes conceitos:

I- reprovado, por unanimidade ou pela maioria dos membros da banca;
II- aprovado, por unanimidade ou pela maioria dos membros da banca

No caso de aprovação, a banca poderá sugerir reformulações na dissertação, as quais deverão ser acompanhadas pelo orientador e deverão ser entreguesno prazo máximo de 90 dias após a defesa.

Após a aprovação, o candidato deverá encaminhar à coordenação do programa UEM, sete cópias impressas da dissertação reformulada e uma cópia em meio eletrônico.

O resultado da avaliação deverá ser encaminhado a Comissão Coordenadora UEM.

A defesa da dissertação e o resultado da avaliação serão registrados em livro de atas, específico para tal, pelo presidente da banca, sendo a ata assinada por todos os membros da Banca Examinadora.

© 2007 Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 6001 | CEP 86051-990 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-5953 | Fax: (43)3328-4440
e-mail: cefepos@uel.br