
Premio CAPES de Teses 2022
A CAPES lança o Prêmio CAPES de Tese - Edição 2022, a seleção vai reconhecer a as melhores teses de doutorado defendidas em 2021, serão selecionadas em cada uma das quarenta e nove áreas de avaliação reconhecidas pela CAPES nos programas de pós-graduação. Serão concedidos prêmios especiais para as áreas pré-determinadas em parceria com a Fundação Carlos Chagas e com a Dimensions Sciences. Para mais informações clique aqui.
...: Resultado interno - Prêmio CAPES de Tese - Edição 2022 

Mestrando é premiado por estudo inédito sobre relação entre exercício físico e quimioterapia
05/05/2021 - Premiado recentemente em dois eventos científicos, um estudo desenvolvido no Laboratório de Bioquímica do Exercício, do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE), traz contribuições inéditas para a relação entre exercício físico e o tratamento do câncer. A pesquisa foi realizada pelo estudante de mestrado Jonathan Henrique Carvalho Nunes, no Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEL/UEM, sob orientação do professor Rafael Deminice, do Departamento de Educação Física, do CEFE. Leia mais...
Fonte: Agência UEL (Beatriz Botelho)
|
Guia Brasileiro de Atividade Física
Dois professores do PEF foram selecionados para participar da elaboração do Guia Brasileiro de Atividade Física. Esse guia é uma iniciativa da UFPEL, sob a coordenação do Prof. Dr. Pedro Hallal que irá produzir, pela primeira vez, um guia nacional de Atividade física para a população brasileira. O Prof. Edilson Serpeloni Cyrino (UEL) foi selecionado para ser o coordenador do GT de Atividade física para Idosos e o Prof. Dr. Wendell Arthur Lopes (UEM) foi selecionado para compor o GT de Atividade física para crianças e adolescentes (6 a 17 anos). Parabéns aos docentes do PEF por esta conquista.
|
|
PPG em Educação Física contra a COVD19
Professor e estudante da UEL representam projeto mundial de face shield
Fonte: Agência UEL / Reinaldo C. Zanardi

O professor Felipe Arruda Moura, do Departamento de Ciências do Esporte do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE), e a estudante de doutorado Juliane Cristina Leme representam o Projeto Hígia, ação mundial que desenvolve e distribui protetores faciais, o chamado face shield. Juliane Cristina Leme é orientanda de Moura, no Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física, mantido pela UEL e Universidade Estadual de Maringá (UEM).
O professor Felipe Arruda Moura explica que o Projeto Hígia é uma iniciativa de um grupo de mulheres na impressão 3D de protetores faciais. O grupo conta com parceiros da iniciativa pública e privada. "Esse projeto visa a impressão 3D de protetor facial - tipo face shield - para reduzir a contaminação das equipes de saúde e de pacientes por meio da troca de gotículas em ambiente hospitalar no Brasil e no mundo".
A representante do Brasil dessa iniciativa é a professora Marua Elizete Kunkel, da Universidade Federal São Paulo (Unifesp), coorientadora da doutoranda Juliane Cristina Leme. "Foi minha aluna e orientanda que começou a organizar as atividades por aqui", ressalta Felipe Arruda Moura. O protetor consiste em um acessório, que permite o encaixe de uma folha de acetato, que cobre totalmente o rosto da pessoa, impedindo a troca de fluídos. A parte traseira pode ser fixada com qualquer tipo de elástico.
O professor explica que para a realização do projeto, em Londrina, foram arrecadados - por meio de doações folhas de acetato, elástico e cerca de R$ 1.200. Com o recurso financeiro foi adquirido o filamento, material plástico utilizado na impressora para fazer a haste do protetor; cola, utilizada para manter a haste presa a mesa de impressora, durante a impressão; álcool 70º, para limpar acetato, a haste e o elástico; sacos plásticos para embalar os protetores; manutenção da impressora.
PPG em Educação Física contra a COVD19
Foi ao ar no dia 18 de maio de 2020, no programa de Combate ao Coronavírus na TV Globo uma interessante matéria com do Prof. Dr. João Ricardo Nickenig Vissoci (UEM).
O tema discutido foi infra-estrutura do sistema de saúde para enfrentamento do covid-19. Resultados desse artigo que está em processo de finalização e submissão: https://doi.org/10.1101/2020.05.09.20096719.
|
|