topo 2015

Linhas de Pesquisa - Linha 3 PDF Imprimir E-mail

Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em contextos escolares

As ações de seus docentes convergem para investigações acerca do cotidiano escolar, dos processos de ensino aprendizagem e desenvolvimento humano. Esta linha está organizada em dois núcleos:

1. Núcleo: Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Escolarização

Objetivo:
Realizar pesquisas em instituições escolares focalizando: a interação entre seus sujeitos; as práticas pedagógicas; a organização da escola e seus aspectos institucionais.

Temáticas de Pesquisa:
Cotidiano escolar; aprendizagem da docência; representações sociais e educação; leitura - práticas e estratégias; jogos e processos de construção cognitiva e sócio-afetiva; resiliência; escolarização e aspectos institucionais.

Docentes

 

Cassiana Magalhães. Pós Doutora em Educação pela Universidade de Évora – Portugal (2017). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (2014). Mestre em Educação pela UEL. Especialista em Educação Infantil pela UEL (2005).

Temática de pesquisa e orientação: Aprendizagem e desenvolvimento das crianças de zero a seis anos de idade na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Docência na educação infantil. Implicações da Teoria Histórico-Cultural para a organização das práticas pedagógicas.

Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Francismara Neves de Oliveira. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1991), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005).

Temáticas de Pesquisa e Orientação: Desenvolvimento humano, jogo de regras, reciprocidade e cooperação, construtivismo; psicopedagogia e dificuldades de aprendizagem.

Disciplina Ministrada
Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Paula Mariza Zedu Alliprandini. Pós-Doutora pelo Departamento de Psicologia da "Cornell University" – Ithaca – USA (1997/1998), Doutora (1994) e Mestre (1991) em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo/FFCLRP. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1986).

Temáticas de Pesquisa e Orientação: Percepção, memória e estratégias de aprendizagem e autorregulação na perspectiva do processamento da informação, discutindo a contribuição destas temáticas no diagnóstico e intervenção frente ao processo de aprendizagem em contextos escolares.

Disciplina Ministrada
Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


2.
   Núcleo: Educação Especial

Objetivo:
Realizar pesquisas focalizando a educação de pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE), no referente às políticas educacionais; às interações no cotidiano escolar; ao processo de ensino aprendizagem; às práticas pedagógicas; e, à formação de seus profissionais.

Temáticas de Pesquisa:
Educação inclusiva: aspectos teóricos e práticos; formação de professores/recursos humanos para o trabalho com alunos com NEE; escolarização de pessoas com NEE nos diferentes níveis de ensino; processos de estigmatização no cotidiano escolar; políticas educacionais para escolarização de alunos com NEE.

Docentes

 

Célia Regina Vitaliano. Doutora em Educação pela UNESP – Campus de Marília (2002). Mestre em Educação Especial pela UFSCAR (1993). Graduada em Psicologia (1986) pela UEL.

Temáticas de Pesquisa e Orientação: Educação Inclusiva: Aspectos Teóricos e Práticos. Análise de Experiências de Inclusão de Estudantes com Necessidades Especiais nos Diferentes Níveis de Ensino e Formação do Professor para Educação Inclusiva.

Disciplina Ministrada
Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Silvia Márcia Ferreira Meletti. Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP (2006). Mestre em Educação Especial pela UFSCar (1997). Graduada em Psicologia pela UNIMEP (1994).

Temáticas de Pesquisa e Orientação: Educação Inclusiva e as diferenças no cotidiano escolar. Educação Especial.

Tópico Especial
Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 
Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL - Todos os Direitos Reservados © - 2020