X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo Imprimir
Tema: Tensões na Educação na Contemporaneidade e seus Reflexos nas Políticas Educacionais e no Currículo

07 a 09 de Novembro de 2011

Universidade Federal do Pará

Inscrições de Trabalhos até o dia 17 de outubro de 2011

O X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo tem por objetivo refletir sobre a produção do conhecimento no campo das políticas públicas educacionais, do currículo e da formação de professores; e indicar possibilidades de intervenção nesses campos epistemológicos e sociais que oportunizem a materialização da cidadania ativa e o fortalecimento da esfera pública, assumindo a responsabilidade com a formação de sujeitos críticos, a partir de seu lugar, e, ao mesmo tempo, capaz de colocar-se e entender-se em relação e integração com outros sujeitos e espaços sócio-políticos e culturais, em escala local e global, considerando as conflitualidades existentes e fortalecendo uma cultura política participativa e protagonista na sociedade.

O referido Seminário é promovido anualmente pelo Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação com a finalidade de reunir seus professores, alunos e ex-alunos, como também, pesquisadores renomados no campo da educação no Brasil e no Exterior convidados para socializar os resultados de suas investigações no âmbito das Linhas de Pesquisa do Programa.

Conferência de Abertura com Prof. Dr. Michael W. Apple (Universidade de Wisconsin – EUA)

Inscrições: Com apresentação de Trabalho – Até o dia 17/10

Sem apresentação de Trabalho – Até o dia 07/11 às 18h00.

A taxa de inscrição será no valor de:

  • R$ 30,00 (trinta reais) para estudantes de graduação
  • R$ 40,00 (quarenta reais) para estudantes de Pós-graduação
  • R$ 50,00 (cinquenta reais) para profissionais

Inscrição efetuada por meio de Depósito no Banco do Brasil, número da Conta Corrente 99472-3 – número Código Identificador nº 106.230-1, Agência 3702-8.

O valor pago não será devolvido em nenhuma hipótese.

Na fase destinada ao credenciamento, os participantes deverão apresentar o comprovante de pagamento.

Exigir-se-á a presença de um autor do trabalho para a sua apresentação.

A inscrição de trabalhos deverá ser realizada por email e acompanhada de:

  1. [atualizado] Ficha de inscrição e comprovante de pagamento digitalizado, via correio eletrônico, a ser enviada para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ;
  2. [atualizado] Resumo não identificado (até 1.500 caracteres com espaços) explicitando:
    - nome do arquivo com o título do trabalho, em Word;
    - a categoria destinada: comunicação, pôster ou relato de experiência;
    - no caso de trabalho (comunicação oral ou pôster), o GT ao qual se destina.
  3. [atualizado] O Trabalho Completo com a indicação de Eixo Temático na ficha de inscrição, no e-mail de envio do trabalho (no assunto da mensagem) e no corpo do trabalho, logo abaixo do nome do/a autor/a. Os trabalhos submetidos devem obrigatoriamente vincular-se a um dos eixos temáticos do evento e respeitar as normas estabelecidas para apresentação do trabalho completo constantes no presente site.
  4. Cada participante poderá inscrever no máximo dois trabalhos.
  5. Todos os autores de trabalho deverão formalizar inscrição no evento.
  6. Os bolsistas de pesquisa e de Iniciação Científica poderão inscrever trabalho na categoria pôster em co-autoria com o orientador.
  7. Critérios para seleção dos relatos de experiência:

Ação participativa envolvendo diferentes segmentos da escola;
Trabalho interdisciplinar envolvendo diferentes disciplinas, campo do conhecimento, turnos e níveis escolares;
Contribuição para a elevação da auto estima dos participantes;
Fortalecimento da relação escola comunidade;
Desenvolvimento de metodologias inovadoras;
Impactos positivos na sala de aula, no interior da escola e na comunidade;
Estímulo a elaboração de projetos educacionais;
Impactos nos processos e práticas avaliativas.

FICHA-DE-INSCRIÇÃO-PPGED-UFPA-2011

NORMAS PARA O ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS

Os trabalhos devem ser enviados para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

  1. Os trabalhos deverão constituir-se de textos completos de pesquisa científica ou relatos de experiências, propostos por docentes-pesquisadores e alunos vinculados aos programas de pós-graduação em educação stricto sensu, por docentes e discentes do ensino de graduação e por educadores e gestores da educação básica.
  2. Os trabalhos deverão observar as indicações técnicas da ABNT, critérios e prazos fixados pela comissão organizadora do evento.
  3. Os trabalhos inscritos serão avaliados pelo comitê científico constituído de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÕES:

  1. Devem ser escritos em Word for Windows, fonte Times New Roman, reservado o uso de itálico para palavras estrangeiras e negrito para ênfases ou destaques –, espaçamento 1,5, letra no tamanho 12 em todo o texto (exceção para resumos e citações longas, as quais devem vir em tamanho 11, e para notas, em tamanho 10);
  2. Devem ser compostos de título, autor(es), resumo, palavras-chave, texto propriamente dito e referências – deve observar o máximo de até 15 páginas (não contar as páginas do resumo e da bibliografia), numeradas progressivamente (a 1ª página não numera), em algarismos arábicos no canto superior direito da página, com margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, e as notas de rodapé (de referência ou explicativas – NBR 10520) de acordo com o sistema numérico e colocadas no final da página;
  3. O título deve vir em negrito, letras maiúsculas, alinhamento centralizado;
  4. O(s) autor(es) tem/têm nome por extenso, em negrito, alinhamento à direita, com maiúsculas nas iniciais, indicando dados do autor (colocada nota de rodapé, no final da 1ª página, contendo formação acadêmica do(s) autor(es) e forma de contato: e-mail), seguidos da referência institucional;
  5. O resumo deve conter uma apresentação concisa dos pontos relevantes do trabalho, com indicação do tipo de trabalho e uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões, contendo o mínimo de 10 linhas e o máximo de 15 linhas, seguindo-se, logo abaixo, as palavras-chave (máximo de 5);
  6. O termo Resumo na margem esquerda, em negrito, e o texto, com alinhamento justificado, espaçamento simples, sem parágrafo, e as palavras-chaves (máximo de 5) separadas por um pequeno traço (–);
  7. O trabalho deve ser apresentado em português em linguagem clara, precisa, fundamentada, cotejando teorias, problemas, dados, etc. O uso de citações observa o sistema autor-data (SOBRENOME, ano, p.) e serão mantidas dentro do corpo do texto, com uso de aspas (se até 3 linhas) ou destacadas do corpo do texto, sem uso de aspas, tamanho 11, com recuo do parágrafo/margem (se mais de 3 linhas). O texto deve observar a seqüência INTRODUÇÃO (delimitação do assunto, objetivos do trabalho, contextualização do tema, recursos metodológicos, limitações da abordagem) – DESENVOLVIMENTO (principal parte do texto, corresponde à exposição ordenada e pormenorizada do assunto, podendo ser subdividido em seções e subseções que variam em função da abordagem do tema) – CONCLUSÃO (parte final do texto com as conclusões correspondentes ao(s) objetivo(s) do trabalho, podendo referir desdobramentos relativos à importância, repercussão, encaminhamentos, etc), podendo ter títulos específicos. As seções do texto não configuram página capitular e são separadas apenas por 2 (dois) espaços. Das Referências constarão as menções e citações. Ilustrações, Figuras e Tabelas integram o texto se houver espaço ou, então, são remetidas para APÊNDICE(S) – se material elaborado pelo próprio autor – ou ANEXO(S) – se material não elaborado pelo autor -, com títulos centralizados, em maiúsculas e em negrito. Tamanho da página: A4;
  8. Todos os trabalhos devem ser enviados por meio eletrônico ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).

- Não serão aceitos trabalhos que não obedeçam aos critérios estabelecidos. A Comissão terá autonomia para recusar um trabalho ou sugerir pequenas modificações.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

  1. Como pôsteres serão apresentados trabalhos de pesquisa em andamento, propostos por docentes-pesquisadores e alunos vinculados aos programas de pós-graduação em educação stricto sensu, por outros docentes/pesquisadores e discentes vinculados a outros programas de pós-graduação stricto sensu, bem como aos projetos de pesquisa e iniciação científica das IES, a serem selecionados pela Comissão Científica do evento.
  2. Trabalhos inscritos para as Sessões de Pôster devem observar as seguintes normas:

a. Dimensão: 1,20m de altura por 80 cm de largura;

b. Componentes dos pôsteres: título; nomes dos autores: instituição e endereço: introdução: material e métodos: resultados; conclusões e referências;

c. Titulo: deverá ser o mesmo utilizado no Resumo, escrito em letras maiúsculas que permitam a sua leitura a 3m de distância;

d. Nome dos autores, instituição e endereço devem vir abaixo do titulo e com letras menores. O nome do apresentador do trabalho deverá ser sublinhado;

e. A disposição dos demais itens, no corpo do pôster, fica a critério do(s) autor(es), recomendando-se priorizar a utilização de ilustrações (figuras, gráficos, diagramas, tabelas, etc.) e reduzir o uso de textos, os quais devem observar tamanhos de letras que permitam a leitura à distância;

f. Recomenda-se, durante a apresentação, a distribuição de folders ou panfletos com informações resumidas sobre o trabalho e formas de contato com o(s) autor(es);

g. O texto completo dos pôsteres, para fins de publicação nos anais do evento devem serguir as mesmas normas da apresentação das comunicações, excetuando o número de laudas, que devem ser entre 5 e 10.

GRUPOS DE TRABALHO

As comunicações e pôsteres ao serem enviados para o evento devem indicar um dos Grupos de Trabalho a seguir explicitados:

GT1 – Currículo e Formação de Professores
GT2 – Gestão e Financiamento da Educação Básica
GT3 – Estado e Políticas Públicas para Educação Superior
GT4 – Trabalho e Educação
GT5 – Políticas Educacionais de Formação e Trabalho Docente
GT6 – Cultura, Gênero e Educação
GT7 – Políticas e Práticas de Educação do Campo e Ambiental
GT8 – Relações Étnico-Raciais e Educação

Os trabalhos aprovados para apresentação no evento serão organizados em duas sessões pelos Coordenadores dos Grupos de Trabalho, considerando sua aproximação focal no âmbito de cada um dos grupos.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Professores, técnicos e gestores da Educação Básica podem submeter relatos de experiências inovadoras para serem apresentadas no Seminário. São consideradas experiências exitosas: projetos, ações ou práticas educativas realizadas individual ou coletivamente pelos profissionais da Educação Básica.

Roteiro de apresentação do texto completo dos relatos de experiências:

Identificação
Objetivos
Metodologia
Público envolvido
Desenvolvimento (pode incluir fotografias, depoimentos, etc.).
Impactos

O texto completo dos relatos de experiência, para fins de publicação nos anais do evento devem seguir/conter entre 5 e 10 laudas.

AVALIAÇÃO E RESULTADOS DOS TRABALHOS (comunicações, pôsteres e relatos de experiência)
O Comitê Científico será responsável pela análise e seleção dos Trabalhos por meio dos Resumos ampliados a serem apresentados sob a forma de comunicação oral, pôster ou relatos de experiências. O prazo para realização dessas atividades compreenderá o período de 18 de outubro a 31 de outubro de 2011. Uma vez concluído o exame dos resumos dos trabalhos, haverá divulgação do resultado final no dia 01 de novembro, em listagem contendo os nomes dos autores e respectivos títulos dos trabalhos no site do evento do seminário e será enviado por email para todos os autores com trabalho aprovado.

Maiores Informações: http://www.seminarioppgedufpa2011.com.br/