topo 2015

Página Inicial Agenda Eventos III Colóquio Internacional de Educação e I Seminário de Pesquisa sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental
III Colóquio Internacional de Educação e I Seminário de Pesquisa sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental PDF Imprimir E-mail
Desafios da Qualidade da Educação nesta década – Qual qualidade?

De 28 a 30 de novembro de 2011 na Unoesc / Campus de Joaçaba

Comemorativos aos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação e aos 35 anos do Curso de Pedagogia da Unoesc – Campus de Joaçaba

APRESENTAÇÃO

O III Colóquio Internacional de Educação e o I Seminário de Pesquisa sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental (Projeto Unoesc / Programa Observatório da Educação – CAPES), promovidos pelo Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação da Unoesc constituem-se espaço de estudos e debates acerca do tema central: Desafios da Qualidade da Educação nesta década – Qual qualidade? O espaço é destinado a professores da educação superior, professores e dirigentes da educação básica, membros de equipes pedagógicas, membros de grupos de pesquisa, pesquisadores e acadêmicos de cursos de graduação e pós-graduação
Considerando a pertinência e a atualidade da temática, buscar-se-á neste evento analisar questões atinentes ao tema do evento com vistas a contribuir para a reflexão acerca das políticas públicas, da gestão educacional e das práticas pedagógicas da educação básica nesta década no contexto dos diferentes significados e interpretações do termo qualidade.
A articulação entre o III Colóquio Internacional de Educação e o I Seminário de Pesquisa sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental (Projeto Unoesc / Programa Observatório da Educação – CAPES), pretende potencializar as condições de análise crítica acerca das tensões atuais de ordem teórico/prática que revelam a complexidade do tema da qualidade na e da educação escolar.
Além do debate em torno das questões da qualidade, o envolvimento da comunidade interna e externa favorece a consolidação do compromisso da Unoesc com o desenvolvimento regional e possibilita o desenvolvimento de ações interventoras comprometidas com a transformação da realidade. A assunção deste compromisso aproxima educadores e educadoras para interagirem e atuarem na construção de uma educação de qualidade para todos. Eis um desafio a ser enfrentado!

OBJETIVO

Analisar questões atinentes ao tema do evento, com vistas a contribuir para a reflexão acerca das políticas públicas, da gestão educacional e das práticas pedagógicas da educação básica nesta década no contexto dos diferentes significados e interpretações do termo qualidade.

EIXOS TEMÁTICOS

1. Estado e políticas públicas de educação
    Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade. Reformas educacionais e influência de organismos internacionais. Avaliação e regulação da educação nacional. Organização da educação nacional, sistema nacional e Plano Nacional de Educação. Financiamento da educação e controle social.
  2. Formação e valorização dos profissionais da educação
    Políticas de formação e de valorização profissionais da educação. Formação inicial e continuada de professores. Formação específica e formação pedagógica. Condições de trabalho, valorização, carreira e remuneração dos profissionais da educação.
  3. Organização e gestão da educação básica
    Indicadores de qualidade da educação básica. Projeto político-pedagógico, organização curricular e práticas educativas. Planejamento e avaliação institucional. Gestão democrática da escola.
  4. Organização e gestão da educação superior
    Educação superior e sociedade. Qualidade da educação superior. Planejamento, expansão, financiamento e avaliação da educação superior. Avaliação e regulação na educação superior. Educação superior e autonomia universitária. Planejamento e avaliação institucional.
  5. Educação, diversidade e justiça social
    Educação, emancipação e participação popular. Educação e trabalho no capitalismo contemporâneo. Educação e relações étnico-raciais, cultura afro-brasileira e educação indígena. Educação de jovens e adultos, educação especial e inclusão social. Educação, meio ambiente e sustentabilidade.
  6. Processos do Ensino e da Aprendizagem
    Saberes e fazeres docentes. Educação e linguagem. Metodologias de ensino e avaliação da aprendizagem. Relação professor-aluno. Questões contemporâneas de currículo. Educação e as Tecnologias de Informação e Comunicação.

Mais informações e inscrições:

Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL - Todos os Direitos Reservados © - 2021