Edital e Inscri√ß√Ķes Processo Seletivo

CENTRO DE CI√äNCIAS BIOL√ďGICAS

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA GERAL E AN√ĀLISE DO COMPORTAMENTO

PROGRAMA DE P√ďS-GRADUA√á√ÉO EM AN√ĀLISE DO COMPORTAMENTO

EDITAL PROCESSO SELETIVO MESTRADO

2017/2

 

A coordena√ß√£o do Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em An√°lise do Comportamento, no uso de suas atribui√ß√Ķes legais, torna p√ļblicas e estabelece as normas para o processo seletivo para preenchimento de vagas para seu curso de MESTRADO. Informa√ß√Ķes podem ser obtidas na p√°gina do Programa (www.uel.br/pos/pgac/) no item ‚ÄúDocumentos para Inscri√ß√£o‚ÄĚ ou pelo e-mail: coord.comportamento.uel@gmail.com

Período para inscrição para o processo seletivo: 31/05/2017 a 02/06/2017 pelo link http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programas-cursos/mestrado.php.

 

Documentos para inscrição:

a)¬†¬†¬† Ficha de inscri√ß√£o preenchida – dispon√≠vel em: http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programas-cursos/mestrado.php; b)¬†¬† Comprovante de recolhimento do pre√ßo p√ļblico de inscri√ß√£o correspondente ao valor de R$ 162,00 (cento e sessenta e dois reais);

c)    Cópia do histórico escolar de graduação;

d)   Curriculum РPlataforma Lattes Рdocumentado.

e)¬†¬†¬† Documentos pessoais ‚Äď C√≥pia leg√≠vel do RG (n√£o pode ser carteira profissional ou de motorista), CPF, certid√£o de nascimento ou casamento, documento de reservista para quem tem menos de 45 anos e c√≥pia autenticada do diploma de gradua√ß√£o.

Os documentos devem ser entregues na secretaria do Departamento de Psicologia Geral e An√°lise do Comportamento. Os documentos enviados por SEDEX devem ter data de postagem m√°xima de 02/06/2017.

Endereço

Universidade Estadual de Londrina

Centro de Ciências Biológicas

Departamento de Psicologia Geral e An√°lise do Comportamento

Caixa Postal 10.011

Londrina/PR – CEP: 86057-970

 

Para a realização das provas é imprescindível que o candidato apresente, antes de entrar na sala, documento válido com foto atualizada.

 

O processo seletivo é composto pela verificação do nível de proficiência em língua estrangeira (prova de inglês), prova de conhecimentos e pela avaliação do Curriculum Vitae. As provas de inglês e conhecimentos são eliminatórias e a avaliação do Curriculum vitae é classificatória. O processo seletivo tem início com a prova de inglês que é seguida pela prova de conhecimentos e pela análise do Curriculum vitae.

A seleção dos candidatos estará a cargo da Comissão de Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento. Abaixo segue uma descrição mais detalhada de cada etapa do processo.

I ‚Äď VERIFICA√á√ÉO DO N√ćVEL DE PROFICI√äNCIA EM LINGUA ESTRANGEIRA (INGL√äS): Prova Eliminat√≥ria: exige-se a obten√ß√£o de nota m√≠nima 7,0 para aprova√ß√£o.

Data: 05/06/2017

Hor√°rio: 8h20min

Sala da prova: SALA 201 – piniquinho

 

Detalhamento da prova: prova de compreensão de texto técnico-científico em inglês. Inclui redação, em português, de resumo (contendo objetivo, método, resultados e discussão) do artigo de pesquisa publicado originalmente em inglês, entregue durante a prova, e de respostas em português às perguntas feitas sobre o texto.

Dicion√°rio: uso permitido.

Duração da prova: 3 horas

 

IMPORTANTE

  1. Os candidatos que não forem aprovados na prova de língua estrangeira (inglês) não terão sua prova de conhecimentos avaliada.
  2. Os nomes dos aprovados na prova de língua estrangeira serão apresentados no site do Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento no dia 07/06/2017 a partir das 12h. No site será apresentado apenas o nome dos candidatos aprovados (nota 7,0 ou superior).
  3. Os candidatos que quiserem saber suas notas devem comparecer a secretaria do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento, munidos de documento pessoal com foto, e solicitar sua nota à secretária. Notas não serão informadas por telefone.

 

Período para pedido de vista da prova de Inglês: Os pedidos de vista da prova de inglês serão aceitos apenas no dia 08/06/2017, das 9h às 11:30h e das 14h às 17h. Para tanto, o candidato deverá comparecer à secretaria do departamento munido de documentos pessoais e preencher um formulário justificando claramente o motivo para o pedido de vista de prova. Os pedidos de vista serão julgados pela comissão de avaliação do programa e, se aceitos, serão apreciados no dia 12/06/2017 das 09:00h às 11:30h e das 14:00h às 17:00h.

 

II ‚Äď PROVA DE CONHECIMENTOS – Prova Eliminat√≥ria: exige-se a obten√ß√£o de nota m√≠nima 7,0 para aprova√ß√£o.

Data: 05/06/2017

Hor√°rio: 14h

Sala da prova: SALA 201 – piniquinho

 

Detalhamento da prova: quest√Ķes dissertativas em que ser√£o avaliados: qualidade da produ√ß√£o textual (objetividade, clareza e coes√£o), pertin√™ncia com os princ√≠pios da An√°lise do Comportamento e argumenta√ß√£o cient√≠fica.

Conte√ļdo da Prova: As quest√Ķes versar√£o sobre conhecimentos b√°sicos em Metodologia de Pesquisa; Fundamentos e princ√≠pios b√°sicos de An√°lise do Comportamento.

Duração da prova: 4 horas

Consulta: Não será permitida a consulta a qualquer material durante a realização da prova.

IMPORTANTE

  1. No site do Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento será apresentado APENAS o nome dos candidatos aprovados (nota 7,0 ou superior). Os nomes dos aprovados serão apresentados no site do mestrado no dia 14/06/2017 a partir das 12h.
  2. Os candidatos que quiserem saber suas notas devem comparecer a secretaria do Departamento de Psicologia Geral e An√°lise do Comportamento, munidos de documento pessoal com foto, e solicitar sua nota ao secret√°rio. Notas n√£o ser√£o informadas por telefone.

 

Período para pedido de vista da prova de conhecimentos: Os pedidos de vista serão aceitos apenas no dia 19/06/2017, das 9h às 11:30h e das 14h às 17h. Para tanto, o candidato deverá comparecer à secretaria do programa munido de documentos pessoais e preencher formulário justificando claramente o motivo para o pedido de vista de prova. Os pedidos de vista serão julgados pela comissão de avaliação do programa e, se aceitos, serão apreciados no dia 20/06/2017 das 09:00h às 11:30h e das 14:00h às 17:00h.

Referências sugeridas para estudo:

Baum, W. M. (2006). Teoria da evolução e reforço. In: Compreender o behaviorismo: comportamento, cultura e evolução. (2a ed.; Cap. 4, p. 73-95). Porto Alegre: Artmed.

Cozby, P. C. (2006). Métodos de pesquisa em ciências do comportamento (P. I. C. Gomide & E. Otta, Trads). São Paulo: Atlas.

Haydu, V. B. (2009). Compreendendo os processos de intera√ß√£o do homem com seu meio ambiente. In S. R. Souza & V. B. Haydu (Orgs.), Psicologia comportamental aplicada: Avalia√ß√£o e interven√ß√£o nas √°reas do esporte, cl√≠nica, sa√ļde e educa√ß√£o (Vol. 1, pp. 9-35). Londrina: EDUEL.

Luna, S. V. (2000). O planejamento de pesquisa como tomada de decis√Ķes. In: Planejamento de pesquisa: uma introdu√ß√£o (Cap. 1, p. 13-79). S√£o Paulo: Educ.

Sério, T. M. de A. P., Andery, M. A., Micheletto, N., & Gioia, P. S. (2004). Discriminação e generalização: Comportamento humano complexo. In T. M. de A. P Sério, M. A. Andery, N. Micheletto, & P. S. Gioia (Orgs.), Controle de Estímulos e Comportamento Operante: Uma introdução (pp. 53-80). São Paulo: EDUC.

Skinner, B. F. (1981). Ciência e Comportamento Humano. (J. C. Todorov & R. Azzi, Trads.). São Paulo: Martins Fontes. (Texto original publicado em 1953).

Capítulos do livro para estudo:

  • Cap. 1 (pp. 3-11, exceto as partes ‚ÄúA amea√ßa √† liberdade‚ÄĚ e ‚ÄúA quest√£o pr√°tica‚ÄĚ).
  • Cap. 2 (pp. 11-24.)
  • Cap. 3 (pp. 24-45, exceto as partes ‚ÄúCausas internas‚ÄĚ e ‚ÄúAn√°lise dos dados‚ÄĚ).

Tourinho, E. Z. (2003). A produção de conhecimento em Psicologia: A Análise do Comportamento. Psicologia, Ciência e Profissão, 23(2), 30-41.

III ‚Äď CURRICULUM VITAE -¬† Avalia√ß√£o Classificat√≥ria

O Curriculum vitae deve obrigatoriamente estar no formato do Currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br), com cópia de TODOS os documentos comprobatórios das atividades especificadas. As cópias dos documentos comprobatórios devem estar ordenadas de acordo com a sequência com que estão inseridos no currículo e numeradas de forma a facilitar sua localização no currículo. Itens do currículo que não estiverem devidamente comprovados não serão pontuados.

Período para pedido de vista da avaliação do Curriculum vitae e da classificação final: Os pedidos de vista serão aceitos apenas no dia 11/07/2017, das 09:00h às 12:00h. Para tanto, o candidato deverá comparecer à secretaria do programa munido de documentos pessoais e preencher formulário justificando claramente o motivo para o pedido de vista.

 

IMPORTANTE

1. Serão analisados apenas os currículos dos candidatos aprovados nas provas de língua estrangeira e de conhecimentos. Após o dia 26/06/2017 todos os candidatos poderão buscar seus currículos que estarão à disposição na secretaria do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento. Os candidatos devem comparecer a secretaria do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento, munidos de documento pessoal com foto. Os currículos que não forem retirados até 26/07/2017 serão destruídos.

PESOS PARA COMPOSIÇÃO DA NOTA FINAL DOS CANDIDATOS QUE PARTICIPAREM EM TODAS AS FASES DO PROCESSO SELETIVO:

Prova de Inglês: Peso 1

Prova de Conhecimentos: Peso 3

Curriculum vitae: Peso 1

Não caberá recurso quando da divulgação do resultado final e convocação para a matrícula.

RESULTADOS DA SELEÇÃO

 O resultado da seleção dos candidatos aprovados e classificados será divulgado a partir das 16h do dia 10 de julho de 2017, em edital publicado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) http://www.uel.br/proppg e na página do mestrado a partir das 17h do dia 10 de julho de 2017. Não será informado resultado por telefone.

 


MATR√ćCULA PARA OS APROVADOS (DE 12/07/2017 A 14/07/2017)

¬†A matr√≠cula ser√° realizada via Internet, por meio do site da Institui√ß√£o: https://www.sistemasweb.uel.br/portaldoestudantepos/. O candidato aprovado e classificado ter√° de se cadastrar previamente para ter acesso ao Portal do Estudante de P√≥s-Gradua√ß√£o e realizar a matr√≠cula. As instru√ß√Ķes sobre o procedimento de matr√≠cula e o sistema para efetuar a matr√≠cula eletr√īnica estar√£o dispon√≠veis no site mencionado.

 

Documentos necessários para matrícula

 A entrega dos documentos, é imprescindível para a efetivação da matrícula realizada via WEB. A não apresentação DE TODOS os documentos abaixo mencionados, implicará no indeferimento ou cancelamento da matrícula em qualquer tempo.

¬† a) fotoc√≥pia leg√≠vel do C.P.F., C√©dula de Identidade, Certificado de Reservista, Certid√£o de Nascimento ou Casamento ‚Äď PARA FINS DE MATR√ćCULA N√ÉO S√ÉO ACEITOS COMO DOCUMENTOS A CARTEIRA DE MOTORISTA OU IDENTIDADE PROFISSIONAL. b) foto 3×4 – enviar o arquivo por meio do Portal do Estudante de P√≥s-Gradua√ß√£o, conforme instru√ß√£o no Portal; c) fotoc√≥pia autenticada do diploma do curso de gradua√ß√£o; Considerando o Parecer n¬ļ 303/2000 da C√Ęmara de Ensino Superior do MEC, o candidato aprovado poder√° apresentar, no ato da matr√≠cula: fotoc√≥pia do certificado ou atestado de conclus√£o do curso de gradua√ß√£o, bem como o documento que comprove que o mesmo est√° reconhecido pelo √≥rg√£o competente, o qual dever√° estar devidamente datado e assinado. Neste caso a matr√≠cula se dar√° em car√°ter prec√°rio e provis√≥rio, at√© a apresenta√ß√£o do respectivo diploma. At√© o final do curso de p√≥s-gradua√ß√£o o estudante dever√° apresentar fotoc√≥pia autenticada do diploma do curso de gradua√ß√£o; d) Candidatos estrangeiros dever√£o apresentar: c√≥pia do passaporte, c√≥pia autenticada do diploma de gradua√ß√£o (original), c√≥pia autenticada da tradu√ß√£o juramentada do diploma, c√≥pia autenticada da Certid√£o de Nascimento ou Casamento, c√≥pia autenticada da tradu√ß√£o juramentada da Certid√£o de Nascimento ou Casamento, c√≥pia do CPF, RNE e o visto de perman√™ncia no pa√≠s, atualizado.

¬†CRIT√ČRIOS PARA DISTRIBUI√á√ÉO DE BOLSAS DE ESTUDOS (CAPES E CNPQ).

¬†A bolsa dever√° ser concedida ao aluno ingressante no programa que apresentar maior nota, segundo ordem de classifica√ß√£o do processo seletivo, desde que ele atenda aos requisitos para concess√£o de bolsa exigidos pela CAPES (Portaria n.76 de 14 de abril de 2010, artigo 9, clausulas de I a XI). ¬†As bolsas concedidas pelo programa ter√£o dura√ß√£o m√°xima de 24 meses. ¬† DISPOSI√á√ēES FINAIS √Č de exclusiva responsabilidade do candidato inscrito acompanhar a publica√ß√£o ou divulga√ß√£o dos atos relativos ao edital de inscri√ß√£o para o Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o Stricto sensu, divulgados na internet, no endere√ßo eletr√īnico http://www.uel.br/proppg/inscricoes e/ou no endere√ßo eletr√īnico do Programa, obrigando-se a atender aos prazos e condi√ß√Ķes estipulados neste Edital e nos que forem publicados durante a execu√ß√£o da sele√ß√£o p√ļblica. Os casos omissos ser√£o analisados pela Pr√≥-Reitoria de Pesquisa e P√≥s-Gradua√ß√£o, Comiss√£o de Sele√ß√£o e Comiss√£o Coordenadora do Programa. ¬† ¬†

Londrina, 11 de maio de 2017

                                                                                     Profª Drª Silvia Regina de Souza

                                                                                         Coordenadora Programa de

                                                                                       Mestrado em Análise do Comportamento

Mestrado em An√°lise do Comportamento - UEL