Como tramitar qualificação e defesa

ORIENTA√á√ēES A ALUNOS E PROFESSORES SOBRE OS PASSOS PARA O PEDIDO DE EXAME DE QUALIFICA√á√ÉO, DEFESA E ENTREGA DA DISSERTA√á√ÉO AP√ďS DEFESA

 

QUALIFICAÇÃO

1. O acadêmico deve entrar no portal do estudante e realizar o pedido de qualificação.
2. Informar o coordenador e a secretaria do mestrado pelo e-mail ssouza@uel.br e comportamento@uel.br que fez o pedido para exame de qualificação.
3. Aguardar a avaliação da PROPPG quanto a aptidão ou não do aluno para realizar a qualificação (aproximadamente 1 semana).
4. Caso o aluno esteja apto, o Programa fará o pedido da banca por meio do sistema UEL. Para isso é necessário que o aluno preencha e entregue o formulário Indicação-de-Banca-Examinadora-de-Qualificação
5. Caso o aluno não esteja apto, o Programa o informará e ele deverá regularizar sua situação para realizar o exame de qualificação.
6. Após a defesa da qualificação o orientador deverá entregar ao Programa a ata para que possa ser concluído o preenchimento do cadastro referente ao exame de qualificação.

Quanto ao exame de qualificação é importante que o acadêmico saiba que:

(1) Devem compor a Banca do Exame de Qualificação: o orientador, outros 02 (dois) membros com titulação de doutor ou equivalente, ligados preferencialmente, à linha de pesquisa do relatório de pesquisa de dissertação a ser examinado.
(2)¬†O aluno dever√° entregar c√≥pias do relat√≥rio de sua pesquisa de disserta√ß√£o aos membros da banca 30 (trinta) dias antes da data prevista para a realiza√ß√£o do Exame de Qualifica√ß√£o. O aluno dever√° levar uma c√≥pia da disserta√ß√£o para acompanhar as observa√ß√Ķes dos membros da banca no dia do exame.
 (3) O Exame de Qualificação deve ocorrer até o prazo máximo de 18 meses transcorridos da data da primeira matrícula do aluno no Programa.
(4)¬†A apresenta√ß√£o da qualifica√ß√£o da disserta√ß√£o ser√° oral, em l√≠ngua portuguesa e p√ļblica.
(5) Caso o aluno seja reprovado no Exame de Qualificação ele poderá inscrever-se a um novo exame, desde que o período entre o primeiro e o segundo exames não seja superior a 03 (três) meses.
¬†¬†Maiores informa√ß√Ķes sobre o exame de qualifica√ß√£o podem ser obtidas no regimento do Programa

DEFESA

1. O aluno deverá preencher e entregar o formulário de  Indicação de Banca de Defesa de Dissertação ao secretário do programa ou, na sua ausência à coordenação.

2. O aluno deve entregar junto com o formulário de Indicação de Banca de Defesa de Dissertação um CD com os arquivos da dissertação em PDF e DOC. Não é necessário cópia impressa da dissertação.

3. Em seguida o Programa fará o pedido de banca por meio do sistema UEL. Para tanto, é necessário que o aluno tenha concluído todas as disciplinas.

4. Ap√≥s homologa√ß√£o da banca pela PROPPG (aproximadamente 25 dias), o Programa imprimir√° a ata da defesa e as declara√ß√Ķes.

5. Caso haja necessidade de compra de passagem e verba para hotel e alimentação para membros da banca, o acadêmico deverá informar a secretaria do mestrado e o coordenador com 30 dias de antecedência. No caso das passagens, o acadêmico deverá entregar ao coordenador o horário do voo e a companhia área desejada.

6. Caso a banca seja realizada via Skype, o aluno deve preencher formulário pedindo a reserva da sala do Labesc que se encontra no endereço abaxo:

http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/arquivos/arquivos_gerais/Procedimento%20para%20reserva%20e%20uso%20de%20salas%20do%20Labesc.pdf

Quanto à defesa, é importante que o acadêmico saiba que:

→ Devem compor a Banca de defesa: o orientador, outros 02 (dois) membros com titulação de doutor ou equivalente, ligados, preferencialmente, à linha de pesquisa do relatório de pesquisa de dissertação a ser examinado. Um dos membros deve ser externo à Instituição ou não participante do Programa.
→ A dissertação deverá ser entregue de acordo com as normas de apresentação definidas pelo Programa.
→ A presidência da Banca Examinadora será exercida pelo orientador ou seu substituto (co-orientador).

Caso a Banca Examinadora recomende altera√ß√Ķes na Disserta√ß√£o, o candidato aprovado ter√° 30 (trinta) dias para encaminhar ao Programa novos exemplares com as altera√ß√Ķes sugeridas.

Maiores informa√ß√Ķes sobre o exame de qualifica√ß√£o podem ser obtidas no regimento do Programa.

ENTREGA DA VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇÃO AO PROGRAMA

1. Após a defesa e a arguição, os membros da banca deverão preencher a ata da defesa. A ata preenchida deverá ser entregue ao Programa logo após a defesa.

2. O acadêmico terá no máximo 30 dias para a entrega da dissertação final.

3. Após 30 dias o acadêmico deverá entregar ao Programa:

(a) A dissertação em formato digital (três CDs) com os arquivos da dissertação em PDF e DOC.

(b) Termo de autorização para a Biblioteca Digital.

(c) O documento Deposito Final de Dissertação deverá ser entregue preenchido e assinado pelo orientador.

Os arquivos da dissertação deverão conter

→ A ficha catalográfica inserida no corpo da dissertação, atrás da folha de rosto, conforme exigência do Programa de Mestrado em Análise do Comportamento. A ficha catalográfica é confeccionada pela Biblioteca Central da UEL (www.uel.br/bc/ficha).

‚Üí Na ficha catalogr√°fica, o n√ļmero de p√°ginas ¬†deve ser o mesmo n√ļmero da p√°gina final da disserta√ß√£o. Ou seja, o n√ļmero de p√°ginas da disserta√ß√£o deve conferir com os dados descritos na ficha catalogr√°fica e na refer√™ncia acima do resumo e abstract. Para informa√ß√Ķes sobre preenchimento da ficha catalogr√°fica consultar:¬†tutorial_ficha_catalografica

‚Üí¬†¬†Com exce√ß√£o da capa, todas as outras p√°ginas (p√°ginas prefaciais) devem ser contadas. Por essa raz√£o, embora a primeira p√°gina a ser numerada seja a da introdu√ß√£o, as p√°ginas anteriores devem ser contadas. Por exemplo, se uma disserta√ß√£o tem 60 p√°ginas (contando as p√°ginas prefaciais sem contar a capa) na √ļltima folha da disserta√ß√£o o n√ļmero da p√°gina deve ser 60 e, na ficha catalogr√°fica, o n√ļmero de folhas deve ser 60.

Obtive essa informação com a bibliotecária.

→ O título da dissertação deverá ser igual ao indicado na ata da defesa, caso haja alteração de título.

‚Üí A disserta√ß√£o deve conter um resumo geral de at√© 500 palavras e abstract correspondente. N√£o ser√£o aceitas disserta√ß√Ķes contendo apenas o resumo dos artigos.

Caso os itens acima não sejam atendidos a versão final da dissertação não será aceita pela secretária/coordenação.

Formatação da dissertação 

→ Para confecção dos elementos prefaciais da dissertação, usar o modelo fornecido pela Biblioteca Central da UEL paginasprefaciais Рelementos pré-textuais

As folhas ou p√°ginas prefaciais, exceto a capa, devem ser contadas, mas n√£o numeradas.

A numeração deve figurar, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha.

Havendo apêndice e anexo, as suas folhas ou páginas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.

‚Üí¬†O texto principal da disserta√ß√£o deve ser digitado usando letra Times New Roman, n√ļmero 12, espa√ßamento duplo, justificado.

 

Mestrado em An√°lise do Comportamento - UEL