Pós-Graduação em Patologia Experimental - Mestrado e Doutorado

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS (Mestrado e Doutorado)

 

2STA056 - BIOESTATÍSTICA (02cr 30h) (M/D) Conceitos em estatística e a inferência estatística. Coleta de dados. Índices e coeficientes. Correlação. Análise de variância. Testes de significância (t student, Tukey, Bonferroni, Welch, etc.). Planejamento básico de experimentos. Experimentos fatoriais 2 n e fracionados com repetição de planejamento 2 n. Modelagem estatística. Aplicação do método estatístico às Ciências Patológicas. 

 

2PAT117 – IMUNOPATOLOGIA (03cr 45h) (M/D) Estudos dos mecanismos de lesão de tecidos e células causados pelo sistema imune. Mecanismos pelos quais a resposta imunológica pode determinar agressão tecidual. Agressão por mecanismos ligados à resposta imunitária do tipo humoral e celular. Principais afecções causadas pela liberação de mediadores químicos.

 

2PAT118 - MECANISMOS CELULARES E MOLECULARES DA RESPOSTA IMUNE (04cr 60h) (M/D) Estudo dos mecanismos imunológicos inespecíficos e específicos. Maturação dos linfócitos B e expressão dos genes das imunoglobulinas. Bases moleculares da ativação dos linfócitos T e do reconhecimento antigênico. Mecanismos de tolerância imunológica e regulação da resposta imune. 

 

2PAT160 - PATOGENIA MICROBIANA (03cr 45h) (M/D) Estrutura, fatores de virulência e identificação laboratorial de bactérias, fungos e parasitos. 

 

2PAT225 – PATOLOGIA GERAL E MORFO FUNCIONAL (4cr 60h) (M/D) Anatomia patológica, histopatologia, patogenia e mecanismos operativos de: lesões celulares reversíveis e irreversíveis, necrose e apoptose. Aterosclerose, infarto, isquemia/reperfusao, trombose/embolia e edema. Fisiopatologia do processo inflamatório, inflamação aguda, crônica e granulomatosa, regeneracao e reparo. Hiperplasia, metaplasia e anaplasia, neoplasia benigna e maligna, tipos de câncer, etiopatogenia do câncer. Métodos de estudo em patologia. 

 

2PAT226 – MECANISMOS DE LESÕES CELULARES E MOLECULARES (1cr 15h) (M/D) Estudos avançados do tópico, através da realização de seminários de artigos científicos relevantes e/ou representativos do estado da arte de cada ano. 

 

2PAT227 – MECANISMOS OPERATIVOS DAS ALTERAÇÕES CIRCULATÓRIAS (1cr 15h) (M/D) Estudos avançados do tópico, através da realização de seminários de artigos científicos relevantes e/ou representativos do estado da arte de cada ano. 

 

2PAT228 – MECANISMOS OPERATIVOS DOS PROCESSOS INFLAMATÓRIOS (2cr 30h) (M/D) Estudos avançados do tópico, através da realização de seminários de artigos científicos relevantes e/ou representativos do estado da arte de cada ano. 

 

2PAT229 – NEOPLASIAS E MECANISMOS MOLECULARES DA CARCINOGÊNESE (2cr 30h) (M/D) Estudos avançados do tópico, através da realização de seminários de artigos científicos relevantes e/ou representativos do estado da arte de cada ano. 

 

ESTÁGIOS EM DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO 
(exigem-se 2 créditos para o Mestrado e 4 créditos para o Doutorado)

 

2PAT116 - ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS PATOLÓGICAS I (02cr 30h) (M) Participação em aulas de graduação, treinamento de estagiários de iniciação científica e outras atividades correlatas a critério e acompanhamento da Comissão Coordenadora, com supervisão do orientador e com a presença do professor responsável pela disciplina. 

 

2PAT171 - ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS PATOLÓGICAS II (02cr 30h) (D) Participação em aulas de graduação, treinamento de estagiários de iniciação científica e outras atividades correlatas a critério e acompanhamento da Comissão Coordenadora, com supervisão do orientador e com a presença do professor responsável pela disciplina. 

 

2PAT172 - ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS PATOLÓGICAS III (02cr 30h) (D) Participação em aulas de graduação, treinamento de estagiários de iniciação científica e outras atividades correlatas a critério e acompanhamento da Comissão Coordenadora, com supervisão do orientador e com a presença do professor responsável pela disciplina. 

 

 

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

 2PAT151 – Dissertação I (7cr 105h)

 2PAT152 – Dissertação II (8cr 120h)

 2PAT153 – Dissertação III (10cr 150h)

 2PAT154 – Dissertação IV (10cr 150h)

 

 

TESE DE DOUTORADO

 2PAT173 – Tese I (10cr 150h)

 2PAT174 – Tese II (10cr 150h)

 2PAT175 – Tese III (20cr 300h)

 2PAT176 – Tese IV (20cr 300h)

 2PAT177 – Tese V (20cr 300h)

 2PAT178 – Tese VI (20cr 300h)

 2PAT179 – Tese VII (20cr 300h)

 2PAT180 – Tese VIII (20cr 300h)

 

 

ATIVIDADES ESPECIAIS
(Os créditos referentes as atividades especiais serão complementares)

 

2PAT245 – ATIVIDADES ESPECIAIS I (1cr 15h). (M) Apresentação do projeto de dissertação no evento anual do Programa.

 

2PAT246 - ATIVIDADES ESPECIAIS II (2cr 30h). (D) Organização do evento anual das apresentações dos projetos de dissertações.

 

2PAT247 - ATIVIDADES ESPECIAIS III (3cr 45h). (M/D) Artigo publicado em periódicos indexados no QUALIS da CAPES.

 

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS (Mestrado e Doutorado)

 

2PAT122 - ESTRESSE OXIDATIVO EM PATOLOGIA (02cr 30h) Conceitos de radicais livres. Mecanismos celulares de produção de radicais livres. Mecanismos de lesões celulares por radicais livres. Mecanismos anti-oxidantes, radicais livres e doenças.

 

2PAT123 - IMUNODIAGNÓSTICO DE MICOSES SISTÊMICAS (02cr 30h) Estudo do desenvolvimento e aplicação de métodos sorológicos no diagnóstico das micoses sistêmicas.

 

2PAT124 - IMUNOLOGIA DAS DOENÇAS INFECCIOSAS (02cr 30h) Mecanismos de defesa e de evasão do sistema imune em infecções bacterianas, virais e fúngicas. Estratégias para a evasão das defesas imunes. Conseqüências imunopatológicas das infecções bacterianas, virais e fúngicas.

 

2PAT223 - IMUNOPATOLOGIA DAS DOENÇAS TROPICAIS (2cr 30h) Papel da imunidade inata e adaptativa na geração de lesão celular em infecções por parasitas. Mecanismo fisiopatológico do dengue hemorrágico. Patogênese das afecções por bactérias nos trópicos. Tripanossomíase africana e anemia. Imunidade e patologia da doença de Chagas humana e experimental. Imunopatologia nas leishmanioses. Malária cerebral. Imunopatologia da esquistossomose. Imunidade e patologia das parasitoses por nematóides de trópicos. Doenças tropicais e suas relações com o desenvolvimento de câncer e doenças imunológicas.

 

2 PAT 224 - SEMINÁRIOS DE ATUALIZAÇÃO EM PATOLOGIA EXPERIMENTAL (4cr 60h) Temas de literatura científica atual na área de Patologia Experimental (Patologia, Imunologia e Parasitologia).

 

2PAT230 – TÓPICOS EM IMUNOLOGIA (1cr 30h) Mecanismos de imunidade inatos e adaptativos, relação parasito-hospedeiro.


2PAT234 - DIAGNÓSTICO IMUNOLÓGICO E MOLECULAR EM MEDICINA (02cr 30h) Avanços em métodos qualitativos e quantitativos de diagnóstico molecular e imunológico de doenças infeciosas e crônicas.

 

2PAT235 - MODELOS E TÉCNICAS EM PATOLOGIA EXPERIMENTAL (03cr 45h) Modelos e técnicas de experimentação in vitro e in vivo utilizados nos estudos de adaptação celular, carcinogênese química, inflamação (aguda e crônica). Identificação de modelos in vitro, morte celular por apoptose e necrose, autólise e autofagia. Reconhecimento de técnicas utilizadas em modelos experimentais na identificação do estresse oxidativo sistêmico e localizado.

 

2PAT236 - TÓPICOS EM BIOLOGIA MOLECULAR (02cr 30h) Estrutura do DNA: replicação, transcrição, tradução. Ácidos nucleicos e suas aplicações no diagnóstico, an terapêutica e prevenção de doenças.

 

2PAT237 - AVANÇOS RECENTES EM MOLÉCULAS DE RECONHECIMENTO DE PADRÕES NAS INFECÇÕES (02cr 30h) Receptores de reconhecimento padrão da imunidade inata: receptores de manose, lectina ligadora de manose, proteína C-reativa, receptores de N-formilmetionil peptideo, receptores Toll, receptores semekhantes à NOD e RIG. formação do inflassoma. Família de receptores Toll e reconhecimento microbiano Ativação dos receptores Toll e produção de ditocinas e quimiocinas pro-inflamatórias Quimiotaxia de células inflamatórias. Mecanismos de defesa do hospedeiro induzidos por glicoproteínas e lipoproteínas microbianas.

 

2PAT238 – TÓPICOS EM FISIOPATOLOGIA DA INFLAMAÇÃO (02cr 30h) Mecanismos e importância da inflamação na fisiopatologia de doenças.

 

2PAT239 - ALTERAÇÕES METABÓLICAS DA FUNÇÃO ENDOTELIAL E DO ESTADO REDOX NAS DOENÇAS INFLAMATÓRIAS CRÔNICAS (02cr 30h) Fisiopatologia das alterações  metabólicas, da função endotelial e do estado redox nas doenças inflamatórias crônicas. Disfunção do tecido adiposo e da resposta imunológica na fisiopatologia das doenças infecciosas e autoimunes.

 

2PAT240 - ATUALIZAÇÃO EM DOENÇAS NEGLICENCIADS - ADN (03cr 45h) Estudo da Relação Parasita/Hospedeiro; Caracterização dos aspectos imunopatológicos; Emprego dos diferentes Métodos de diagnóstico laboratorial; Estudo dos Métodos de Isolamento e Manutenção de cepas.

 

2PAT241 - BIOLOGIA CELULAR APLICADA À PATOLOGIA EXPERIMENTAL (02cr 30h) Estudar a célula animal com relação a sua composição, ultraestrutura e funcionamento dando ênfase às organelas citoplasmáticas e às patologias nas quais elas estão associadas.

 

2PAT242 - FUNDAMENTOS DE HISTOQUÍMICA (02cr 30h) Fundamentação teórico-prática de técnicas histoquímicas. Apresentação e discussão das diferentes técnicas histoquímicas para a detecção de biomoléculas em preparados histopatológicos.

 

2PAT243 - FUNDAMENTOS DE IMUNOHISTOQUÍMICA (02cr 30h) Fundamentação teórico-prática de técnicas imunohistoquímicas. Apresentação e discussão das diferentes técnicas imunohistoquímicas para a detecção da expressão protéica em preparados histopatológicos.

 

2PAT244 - IMUNOLOGIA CELULAR E MOLECULAR (03cr 45h) Células do sistema imune. Anatomia do sistema imune (Órgãos linfóides, sistema linfático, sistema linfóide cutâneo e das mucosas). Imunoglobulinas e antígenos. Mecanismos efetores da imunidade inata. Complexo de Histocompatibilidade Principal e apresentação de antígenos. Mecanismos efetores da imunidade adaptativa. Tolerância imunológica.

 

 

 

Universidade Estadual de Londrina

Centro de Ciências Biológicas – CCB

Departamento de Ciências Patológicas

Secretaria de Pós-graduação

Campus da Universidade Estadual de Londrina

Caixa Postal 10011,  CEP: 86.057-970

                   Londrina - Paraná

 

Secretaria: (43) 3371-4387

Atendimento da secretaria das 08:00 às 11:30 horas e das 14:00 às 17:30.

E-mail: patoexperimental@uel.br

© 2007 Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 6001 | CEP 86051-990 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43)3328-4440
e-mail: patoexperimental@uel.br