Pós-Graduação em Patologia Experimental - Mestrado e Doutorado

AS DISCIPLINAS DO PROGRAMA SERÃO MINISTRADAS AS SEGUNDAS, QUARTAS E SEXTAS-FEIRAS DAS 08:00 AS 12:00 HORAS EXCETO A DISCIPLINA DE BIOESTATÍTICA QUE É MINISTRADA ÀS TERÇAS-FEIRAS DAS 14:00 AS 18:00 HORAS.

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS (Mestrado e Doutorado). As disciplinas serão ministradas sempre no primeiro semestre de cada ano.

 

2STA056 - BIOESTATÍSTICA (02cr 30h) (M/D) Conceitos em estatística e a inferência estatística. Coleta de dados. Índices e coeficientes. Correlação. Análise de variância. Testes de significância (t student, Tukey, Bonferroni, Welch, etc.). Planejamento básico de experimentos. Experimentos fatoriais 2 n e fracionados com repetição de planejamento 2 n. Modelagem estatística. Aplicação do método estatístico às Ciências Patológicas. (Profa. Vanderli Marino Melem)

 

2PAT117 – IMUNOPATOLOGIA (03cr 45h) (M/D) Estudos dos mecanismos de lesão de tecidos e células causados pelo sistema imune. Mecanismos pelos quais a resposta imunológica pode determinar agressão tecidual. Agressão por mecanismos ligados à resposta imunitária do tipo humoral e celular. Principais afecções causadas pela liberação de mediadores químicos. (Profs. Maria Angélica E. Watanabe e Phileno Pinge Filho)

 

2PAT118 - MECANISMOS CELULARES E MOLECULARES DA RESPOSTA IMUNE (04cr 60h) (M/D) Estudo dos mecanismos imunológicos inespecíficos e específicos. Maturação dos linfócitos B e expressão dos genes das imunoglobulinas. Bases moleculares da ativação dos linfócitos T e do reconhecimento antigênico. Mecanismos de tolerância imunológica e regulação da resposta imune. (Profs. Eiko N. Itano, Emerson J. Venâncio e Mario A. Ono)

 

2PAT160 - PATOGENIA MICROBIANA (03cr 45h) (M/D) Estrutura, fatores de virulência e identificação laboratorial de bactérias, fungos e parasitos. (Profs. Ivete C. Costa, Idessânia N. Costa, Karen B. Oliveira e Wander R. Pavanelli)

 

2PAT225 – PATOLOGIA GERAL E MORFO FUNCIONAL (4cr 60h) (M/D) Anatomia patológica, histopatologia, patogenia e mecanismos operativos de: lesões celulares reversíveis e irreversíveis, necrose e apoptose. Aterosclerose, infarto, isquemia/reperfusao, trombose/embolia e edema. Fisiopatologia do processo inflamatório, inflamação aguda, crônica e granulomatosa, regeneracao e reparo. Hiperplasia, metaplasia e anaplasia, neoplasia benigna e maligna, tipos de câncer, etiopatogenia do câncer. Métodos de estudo em patologia. (Prof. Rodrigo C. Luiz, Rubens Cecchini, Waldiceu A. V. Junior, Alessandra L. C. Armani e Flávia A. Guarnier)

 

2PAT226 – MECANISMOS DE LESÕES CELULARES E MOLECULARES (1cr 15h) (M/D) Estudos avançados do tópico, através da realização de seminários de artigos científicos relevantes e/ou representativos do estado da arte de cada ano. (Prof. Rubens Cecchini)

 

2PAT227 – MECANISMOS OPERATIVOS DAS ALTERAÇÕES CIRCULATÓRIAS (1cr 15h) (M/D) Estudos avançados do tópico, através da realização de seminários de artigos científicos relevantes e/ou representativos do estado da arte de cada ano. (Profa. Flávia Alessandra Guarnier)

 

2PAT228 – MECANISMOS OPERATIVOS DOS PROCESSOS INFLAMATÓRIOS (2cr 30h) (M/D) Estudos avançados do tópico, através da realização de seminários de artigos científicos relevantes e/ou representativos do estado da arte de cada ano. (Prof. Waldiceu Aparecido Verri Junior)

 

2PAT229 – NEOPLASIAS E MECANISMOS MOLECULARES DA CARCINOGÊNESE (2cr 30h) (M/D) Estudos avançados do tópico, através da realização de seminários de artigos científicos relevantes e/ou representativos do estado da arte de cada ano. (Prof. rodrigo Cabral Luiz)

 

ESTÁGIOS EM DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO 
(exigem-se 2 créditos para o Mestrado e 4 créditos para o Doutorado, mas esses créditos não podem ser computados nem para disciplinas obrigatórias e nem para optativas)

 

2PAT116 - ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS PATOLÓGICAS I (02cr 30h) (M) Participação em aulas de graduação, treinamento de estagiários de iniciação científica e outras atividades correlatas a critério e acompanhamento da Comissão Coordenadora, com supervisão do orientador e com a presença do professor responsável pela disciplina. 

 

2PAT171 - ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS PATOLÓGICAS II (02cr 30h) (D) Participação em aulas de graduação, treinamento de estagiários de iniciação científica e outras atividades correlatas a critério e acompanhamento da Comissão Coordenadora, com supervisão do orientador e com a presença do professor responsável pela disciplina. 

 

2PAT172 - ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS PATOLÓGICAS III (02cr 30h) (D) Participação em aulas de graduação, treinamento de estagiários de iniciação científica e outras atividades correlatas a critério e acompanhamento da Comissão Coordenadora, com supervisão do orientador e com a presença do professor responsável pela disciplina. 

 

 

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (uma para cada semestre do programa)

2PAT151 – Dissertação I (7cr 105h)

2PAT152 – Dissertação II (8cr 120h)

2PAT153 – Dissertação III (10cr 150h)

2PAT154 – Dissertação IV (10cr 150h)

 

 

TESE DE DOUTORADO (uma para cada semestre do programa)

2PAT173 – Tese I (10cr 150h)

2PAT174 – Tese II (10cr 150h)

2PAT175 – Tese III (20cr 300h)

2PAT176 – Tese IV (20cr 300h)

2PAT177 – Tese V (20cr 300h)

2PAT178 – Tese VI (20cr 300h)

2PAT179 – Tese VII (20cr 300h)

2PAT180 – Tese VIII (20cr 300h)

 

 

ATIVIDADES ESPECIAIS
(Exige-se a realização das atividades especiais para o Mestrado e Doutorado, mas os créditos serão complementares)

 

2PAT245 – ATIVIDADES ESPECIAIS I (1cr 15h). (M) Apresentação do projeto de dissertação no evento anual do Programa.

 

2PAT247 - ATIVIDADES ESPECIAIS III (3cr 45h). (M/D) Artigo publicado em periódicos indexados no QUALIS da CAPES.

 

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS (Mestrado - 10 cr e Doutorado - 18 cr). As disciplinas serão ministradas sempre no segundo semestre de cada ano

 

2PAT122 - ESTRESSE OXIDATIVO EM PATOLOGIA (02cr 30h) Conceitos de radicais livres. Mecanismos celulares de produção de radicais livres. Mecanismos de lesões celulares por radicais livres. Mecanismos anti-oxidantes, radicais livres e doenças. (Prof. Rubens Cecchini)

 

2PAT123 - IMUNODIAGNÓSTICO DE MICOSES SISTÊMICAS (02cr 30h) Estudo do desenvolvimento e aplicação de métodos sorológicos no diagnóstico das micoses sistêmicas. (Prof. Mario Augusto Ono)

 

2PAT124 - IMUNOLOGIA DAS DOENÇAS INFECCIOSAS (02cr 30h) Mecanismos de defesa e de evasão do sistema imune em infecções bacterianas, virais e fúngicas. Estratégias para a evasão das defesas imunes. Conseqüências imunopatológicas das infecções bacterianas, virais e fúngicas. (Profs. Eiko Nakagawa Itano e Mario Augusto Ono)

 

2PAT223 - IMUNOPATOLOGIA DAS DOENÇAS TROPICAIS (2cr 30h) Papel da imunidade inata e adaptativa na geração de lesão celular em infecções por parasitas. Mecanismo fisiopatológico do dengue hemorrágico. Patogênese das afecções por bactérias nos trópicos. Tripanossomíase africana e anemia. Imunidade e patologia da doença de Chagas humana e experimental. Imunopatologia nas leishmanioses. Malária cerebral. Imunopatologia da esquistossomose. Imunidade e patologia das parasitoses por nematóides de trópicos. Doenças tropicais e suas relações com o desenvolvimento de câncer e doenças imunológicas. (Prof. Phileno Pinge Filho)

 

2PAT230 – TÓPICOS EM IMUNOLOGIA (1cr 30h) Mecanismos de imunidade inatos e adaptativos, relação parasito-hospedeiro. (Prof. Emerson José Venâncio)


2PAT234 - DIAGNÓSTICO IMUNOLÓGICO E MOLECULAR EM MEDICINA (02cr 30h) Avanços em métodos qualitativos e quantitativos de diagnóstico molecular e imunológico de doenças infeciosas e crônicas. (Profs. Maria Angélica E. Watanabe, Karen Brajão de Oliveira e Mario Augusto Ono)

 

2PAT235 - MODELOS E TÉCNICAS EM PATOLOGIA EXPERIMENTAL (03cr 45h) Modelos e técnicas de experimentação in vitro e in vivo utilizados nos estudos de adaptação celular, carcinogênese química, inflamação (aguda e crônica). Identificação de modelos in vitro, morte celular por apoptose e necrose, autólise e autofagia. Reconhecimento de técnicas utilizadas em modelos experimentais na identificação do estresse oxidativo sistêmico e localizado. (Profa. Alessandra Lourenço Cecchini Armani, Flávia Alessandra Guarnier e Rodrigo Cabral Luiz)

 

2PAT236 - TÓPICOS EM BIOLOGIA MOLECULAR (02cr 30h) Estrutura do DNA: replicação, transcrição, tradução. Ácidos nucleicos e suas aplicações no diagnóstico, an terapêutica e prevenção de doenças. (Profs. emerson José Venâncio e Maria Angélica Ehara Watanabe)

 

2PAT237 - AVANÇOS RECENTES EM MOLÉCULAS DE RECONHECIMENTO DE PADRÕES NAS INFECÇÕES (02cr 30h) Receptores de reconhecimento padrão da imunidade inata: receptores de manose, lectina ligadora de manose, proteína C-reativa, receptores de N-formilmetionil peptideo, receptores Toll, receptores semekhantes à NOD e RIG. formação do inflassoma. Família de receptores Toll e reconhecimento microbiano Ativação dos receptores Toll e produção de ditocinas e quimiocinas pro-inflamatórias Quimiotaxia de células inflamatórias. Mecanismos de defesa do hospedeiro induzidos por glicoproteínas e lipoproteínas microbianas.

 

2PAT238 – TÓPICOS EM FISIOPATOLOGIA DA INFLAMAÇÃO (02cr 30h) Mecanismos e importância da inflamação na fisiopatologia de doenças. (Prof. Waldiceu Aparecido Verri Junior)

 

2PAT239 - ALTERAÇÕES METABÓLICAS DA FUNÇÃO ENDOTELIAL E DO ESTADO REDOX NAS DOENÇAS INFLAMATÓRIAS CRÔNICAS (02cr 30h) Fisiopatologia das alterações  metabólicas, da função endotelial e do estado redox nas doenças inflamatórias crônicas. Disfunção do tecido adiposo e da resposta imunológica na fisiopatologia das doenças infecciosas e autoimunes. (Profs. Andréa Name Colado Simão e Isaías Dichi)

 

2PAT240 - ATUALIZAÇÃO EM DOENÇAS NEGLICENCIADS - ADN (03cr 45h) Estudo da Relação Parasita/Hospedeiro; Caracterização dos aspectos imunopatológicos; Emprego dos diferentes Métodos de diagnóstico laboratorial; Estudo dos Métodos de Isolamento e Manutenção de cepas. (Profs. Ivete Conchon Costa, Idessânia Nazareth Costa e Wander R. Pavanelli)

 

2PAT241 - BIOLOGIA CELULAR APLICADA À PATOLOGIA EXPERIMENTAL (02cr 30h) Estudar a célula animal com relação a sua composição, ultraestrutura e funcionamento dando ênfase às organelas citoplasmáticas e às patologias nas quais elas estão associadas. (Profa. Glaura Scantamburlo Alves Fernandes)

 

2PAT242 - FUNDAMENTOS DE HISTOQUÍMICA (02cr 30h) Fundamentação teórico-prática de técnicas histoquímicas. Apresentação e discussão das diferentes técnicas histoquímicas para a detecção de biomoléculas em preparados histopatológicos. (Profa. Flávia Alessandra Guarnier)

 

2PAT243 - FUNDAMENTOS DE IMUNOHISTOQUÍMICA (02cr 30h) Fundamentação teórico-prática de técnicas imunohistoquímicas. Apresentação e discussão das diferentes técnicas imunohistoquímicas para a detecção da expressão protéica em preparados histopatológicos. (Prof. Eduardo José de Almeida Araújo)

 

2PAT244 - IMUNOLOGIA CELULAR E MOLECULAR (03cr 45h) Células do sistema imune. Anatomia do sistema imune (Órgãos linfóides, sistema linfático, sistema linfóide cutâneo e das mucosas). Imunoglobulinas e antígenos. Mecanismos efetores da imunidade inata. Complexo de Histocompatibilidade Principal e apresentação de antígenos. Mecanismos efetores da imunidade adaptativa. Tolerância imunológica. (Profs. Fábio Henrique Kwasniewski e Phileno Pinge Filho)

 

2PAT250 - ÉTICA EM PESQUISA CIENTÍFICA (02cr 30h) Ética. Ética na pesquisa científica. Método científico. (Profs. Alessandra L. C. Armani, Glaura S. A. Fernandes e Karen B. Oliveira)

 

2PAT251 - CELL DEATH MECANISM (MECANISMO DE MORTE CELULAR) (02cr 30h) (Essa disciplina é ofertada somente para os estudantes a partir do segundo ano).  Morte celular por: Necrose; Apoptose; Necroptose; Autofagia; Piroptose; Eritroptose. (Profa. Alessandra Lourenço Cecchini Armani)

 

2PAT252 - ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS EM PATOLOGIA EXPERIMENTAL (04cr 60h) Comunicação entre pares. Fluxo da produção e da comunicação do conhecimento científico. Conceituação e compreensão de eventos científicos. Métodos de organização, controle e execução de eventos. Recepção e treinamento de equipe na organização de eventos acadêmicos. (Profs. Alesandra L. C. Armani e Eduardo J. A. Araújo)

 

2LAC103 - BIOESTÍTICA APLICADA À MEDICINA (03cr 45h) (Essa disciplina é oferecida para os estudantes a partir do segundo ano) Discussão de métodos de coleta de dados e níveis de mensuração. Emprego de técnicas estatísticas para testar a hipótese da pesquisacientífica em medicina. Interpretação e discussão de resultados estatíticos obtidos em artigos científicos. (Profa. Andréa Name Colado Simão)

 

2HIT086 - PRINCIPLES OF IMUNOHISTOCHEMISTRY (PRINCÍPIOS DE IMUNOHISTOQUÍMICA) (02cr 30h) Theoretical and practical basic knowledge imunohistochemical techniques. Discussion of different imunohistochemical techniques for localization of specific proteins in animal and human tissue. Conhecimento teórico e prático básicos sobre técnicas imunohistoquímicas. Discussao de diferentes técnicas imunohistoquímicas para localização de proteínas específicas em tecidos animal e humanos. (Profs. Eduardo J. A. Araújo e Flávia A. Guarnier) 

 

 

Universidade Estadual de Londrina

Centro de Ciências Biológicas – CCB

Departamento de Ciências Patológicas

Secretaria de Pós-graduação

Campus da Universidade Estadual de Londrina

Caixa Postal 10011,  CEP: 86.057-970

Londrina - Paraná

 

Secretaria: (43) 3371-4387

Atendimento da secretaria das 08:00 às 11:30 horas e das 14:00 às 17:30.

E-mail: patoexperimental@uel.br

© 2007 Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 6001 | CEP 86051-990 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43)3328-4440
e-mail: patoexperimental@uel.br