topo 2015

Linhas de Pesquisa - Linha 3 PDF Imprimir E-mail

Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em contextos escolares

As ações de seus docentes convergem para investigações acerca do cotidiano escolar, dos processos de ensino aprendizagem e desenvolvimento humano. Esta linha está organizada em dois núcleos:

1. Núcleo: Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Escolarização

Objetivo:
Realizar pesquisas em instituições escolares focalizando: a interação entre seus sujeitos; as práticas pedagógicas; a organização da escola e seus aspectos institucionais.

Temáticas de Pesquisa:
Cotidiano escolar; aprendizagem da docência; representações sociais e educação; leitura - práticas e estratégias; jogos e processos de construção cognitiva e sócio-afetiva; resiliência; escolarização e aspectos institucionais.

Docentes

 

Francismara Neves de Oliveira. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1991), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005).

Temáticas de Pesquisa e Orientação: Desenvolvimento humano, jogo de regras, reciprocidade e cooperação, construtivismo; psicopedagogia e dificuldades de aprendizagem.

Disciplina Ministrada
Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Michele Salles El Kadri. Graduada em Letras Português-Inglês pela UEL em 2004. Mestre em Estudos de Linguagem em 2010. Doutora em Estudos da Linguagem em 2014. Pós-Doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp (2018).

Temática de Pesquisa e Orientação: aprendizagens em contexto escolar; aprendizagem da docência; desenvolvimento e transformações nos modos de agir e interagir (interação), modos de representar (representações) e ser (identidades) pelo viés do paradigma sócio-histórico-cultural; práticas interacionais e discursivas em contexto escolar;  estudos que envolvam os conceitos de participação, agência, parceria, comunidade, colaboração, experiência e emoção nas suas relações com a linguagem e desenvolvimento. Análise de contextos escolares com implementações de Tecnologias digitais pelo viés da Teoria da atividade. Desenvolvimento em Comunidades de aprendizagem, comunidade de prática, co-teaching (co-ensino e diálogo cogerativo) e práticas deliberativas na educação.

Disciplina Ministrada
Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Paula Mariza Zedu Alliprandini. Pós-Doutora pelo Departamento de Psicologia da "Cornell University" – Ithaca – USA (1997/1998), Doutora (1994) e Mestre (1991) em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo/FFCLRP. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1986).

Temáticas de Pesquisa e Orientação: Percepção, memória e estratégias de aprendizagem e autorregulação na perspectiva do processamento da informação, discutindo a contribuição destas temáticas no diagnóstico e intervenção frente ao processo de aprendizagem em contextos escolares.

Disciplina Ministrada
Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


2.
   Núcleo: Educação Especial

Objetivo:
Realizar pesquisas focalizando a educação de pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE), no referente às políticas educacionais; às interações no cotidiano escolar; ao processo de ensino aprendizagem; às práticas pedagógicas; e, à formação de seus profissionais.

Temáticas de Pesquisa:
Educação inclusiva: aspectos teóricos e práticos; formação de professores/recursos humanos para o trabalho com alunos com NEE; escolarização de pessoas com NEE nos diferentes níveis de ensino; processos de estigmatização no cotidiano escolar; políticas educacionais para escolarização de alunos com NEE.

Docentes

 

Célia Regina Vitaliano. Doutora em Educação pela UNESP – Campus de Marília (2002). Mestre em Educação Especial pela UFSCAR (1993). Graduada em Psicologia (1986) pela UEL.

Temáticas de Pesquisa e Orientação: Educação Inclusiva: Aspectos Teóricos e Práticos. Análise de Experiências de Inclusão de Estudantes com Necessidades Especiais nos Diferentes Níveis de Ensino e Formação do Professor para Educação Inclusiva.

Disciplina Ministrada
Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Silvia Márcia Ferreira Meletti. Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP (2006). Mestre em Educação Especial pela UFSCar (1997). Graduada em Psicologia pela UNIMEP (1994).

Temáticas de Pesquisa e Orientação: Educação Inclusiva e as diferenças no cotidiano escolar. Educação Especial.

Tópico Especial
Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Simone Moreira de Moura. Pós doutora pelo Instituto de Psicologia da USP (2014). Doutora em Educação pela UNIMEP (2007). Mestre em Educação pela UNIMEP (2002). Graduada em Pedagogia pela UFJF (1997).

Temáticas de Pesquisa e Orientação: Educação Inclusiva, Preconceito, Eugenia,Tecnologias Genéticas, Violência Escolar.

Disciplina Ministrada
Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 
Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL - Todos os Direitos Reservados © - 2019