topo 2015

Linhas de Pesquisa - Linha 2 PDF Imprimir E-mail

Docência: Saberes e Práticas

As ações de seus participantes convergem para a produção de conhecimentos sobre a docência, considerando saberes e práticas nos aspectos pedagógicos, psicológicos e epistemológicos, tendo em vista uma educação comprometida com as necessidades do contexto escolar, nos diversos níveis e modalidades de ensino. A Linha está organizada nos seguintes Núcleos:

1. Núcleo: Formação de Professores     

Objetivos: Desenvolver atividades de ensino e pesquisa, focalizando aspectos relacionados à formação inicial e continuada de professores.

Docentes

 

Adriana Regina de Jesus. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003). Graduada em Pedagogia e Especialização em Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina (1998).

Temáticas de Pesquisa e Orientação: Curriculo e Educação. Formação e Trabalho Docente.  Formação inicial e continuada de professores.

Disciplina Ministrada
Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Andréia da Cunha Malheiros Santana. Graduação em Letras pela UNESP-Araraquara (1998). Mestre (2003) e Doutora em Educação Escolar (2010) também pela UNESP- Araraquara. Pós-Doutorado em Educação pela UFSCar (2013), tendo recebido bolsa da Fapesp durante este período.

Temáticas de Pesquisa e Orientação: Formação de Professores; Estágio na Formação de Professores; Currículo da Educação Básica e do Ensino Superior; Avaliação da Aprendizagem e Avaliação institucional e o seu impacto no trabalho/formação docente.

Disciplina Ministrada
Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Diene Eire de Mello. Pós Doutorado em Educação pela Universidade Aberta de Portugal (2014). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997). Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (1990)

Temáticas de Pesquisa e Orientação: Tecnologias educativas, formação de professores e educação a distância.

Disciplina Ministrada
Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Marta Regina Furlan de Oliveira. Pós Doutora em Filosofia da Educação pela UNESP (2015). Doutora em Educação pela UEM-MARINGÁ (2011). Mestre em Educação pela UEM-MARÍNGÁ (2003). Graduação em Pedagogia pela UEL (1999).

Temáticas de Pesquisa e Orientação: Indústria Cultural e Relações de Consumo. Educação e Teoria Crítica. Formação de professores. Saberes e Fazeres Docentes. Cultura Midiática e Tecnologia. Profissionalização Docente. Educação para a Infância..

Disciplina Ministrada
Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Maura Maria Morita Vasconcellos. Doutora em Educação (2005) pela UNICAMP. Mestre em Educação (2000) pela UEL. Graduada em História (1974) pela UEL e Pedagogia (1979) pelo CESULON.

Temáticas de Pesquisa e Orientação: Formação de Professores. Formação Pedagógica do Docente de Ensino Superior. Perspectivas e Dimensões da Formação e do Trabalho do Professor. Aspectos Didático-Pedagógicos da Atuação Docente com focos nos elementos que permeiam a Prática Pedagógica em Sala de Aula.

Disciplina Ministrada
Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

2. Núcleo: Ação Docente     

Objetivos: Desenvolver atividades de ensino e pesquisa, focalizando aspectos didático-pedagógicos e motivacionais da docência. 

Docentes

 

Jaqueline Delgado Paschoal. Pós Doutora em Educação pela UNESP-Assis (2015). Doutora em Educação pela UEM (2010). Mestre em Educação pela UEL (2003). Graduação em Pedagogia (1991).

Temáticas de Pesquisa e Orientação: Infância e educação. Processo formativo de professores. Atuação docente na educação infantil e a articulação com os Anos iniciais. Trabalho pedagógico na educação infantil. Jogos e brincadeiras no contexto escolar. Ensino Fundamental de nove anos.

Disciplina Ministrada
Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

José Aloyseo Bzuneck. Professor Sênior. Doutor (1980) e Mestre (1975) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP (1980). Graduado em Filosofia (1970) pela PUCRS.

Temáticas de Pesquisa e Orientação: Instrumentos de Pesquisa sobre Motivação de Professor e de Aluno: Criação, Adaptação e Validação. Pensamentos do Professor em Formação e do Professor na Ativa. Crenças Epistemológicas. Crenças de Auto-Eficácia. Motivação do Professor. Motivação de Alunos de Graduação e de Adolescentes.

Disciplina Ministrada
Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Katya Luciane de Oliveira. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil(2008)
Professora Adjunta Doutora da Universidade Estadual de Londrina , Brasil

Temáticas de Pesquisa e Orientação: Psicologia escolar e Construção e validação de testes, escalas e outras medidas psicológicas em diferentes contextos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, avaliação psicoeducacional, psicometria, validação de instrumentos de medida, dificuldades do processo de ensino e aprendizagem, psicologia do desenvolvimento e metodologia de pesquisa.

Tópico Especial
Currículo Lattes
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Marta Silene Ferreira Barros. Doutora em Educação, área Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo - USP (2004); Mestre em Educação, área Filosofia da Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1998); Especialista em O pensamento Educacional no Brasil – Universidade Estadual de Maringá – UEM (1995); Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba –UEPB (1991); Bacharel em Psicologia – Faculdade do Ingá – UNINGÁ (2005); Pós –doutorado em Educação em andamento pela UNESP- Marília.
Temáticas de Pesquisa e Orientação: Formação, saberes e práticas pedagógicas na Educação Infantil sob o olhar da Teoria Histórico Cultural; Ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano na perspectiva histórico Cultural e Pedagogia histórico Crítica; Estudo das funções psicológicas Superiores para o desenvolvimento humano; Método dialético e Teoria Histórico Cultural na Pesquisa Educacional.
Tópico Especial
Currículo Lattes
E-mail: mbarros_22hotmail.com

 

Sandra Aparecida Pires Franco. Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2008), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1993) e em Pedagogia pelo IESDE (2008).

Temáticas de Pesquisa e Orientação: A formação do sujeito leitor: conceitos de leitura, ideologia, consciência. Fatores sociais, políticos, culturais e educacionais presentes na abordagemhistórico-crítica. Formação de Professores. Ações didático-pedagógicas contemporâneas vistas à luz da Pedagogia Histórico-crítica.

Disciplina Ministrada
Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

 
Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL - Todos os Direitos Reservados © - 2019