Linhas de Pesquisa - Linha 1 Imprimir

Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais de Educação

Reflexão sistemática sobre educação a partir da Filosofia e Educação, da História da Educação, das Políticas Educacionais e das Práticas Culturais, focalizando os processos pedagógicos, a dinâmica escolar e a construção de saberes.

1. Núcleo: Filosofia e Educação

Objetivo: Desenvolver pesquisas que tratam das possíveis relações entre Filosofia e Educação e que ofereçam contribuições ao entendimento das problemáticas educacionais.

 

Docentes

 

Darcisio Natal Muraro. Doutor em Educação pela FEUSP (2008), Mestre em Educação pela PUCSP (1998), Especialista em Fundamentos de uma Educação para o Pensar pela PUCSP (1998) Graduado em Teologia pelo ITESP (1990), Graduado (Licenciatura) em Filosofia pela PUCPR (1996).

Temáticas de Pesquisa e Orientação: Pragmatismo. Filosofia Brasileira. Filosofia da Educação. Ensino da Filosofia. Filosofia para Crianças. Filosofia, Literatura e Educação. Pensamento, Linguagem e Educação. Natureza, Cultura e Educação. Experiência. Diálogo. Democracia. Cidadania. Valores. Professor Reflexivo.

Tópico Especial
Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Leoni Maria Padilha Henning. Doutora em Educação (2003), pela UNESP – Campus de Marília. Master in Education (1976), pela Mississippi State University e Master of Science (1991), pela Iowa State University. Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1974).

Temáticas de Pesquisa e Orientação: Positivismo. Pragmatismo. Filosofia para Crianças e suas Relações com o Contexto Filosófico-Educacional Brasileiro. Filosofia e Educação no Brasil.

Disciplina Ministrada
Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 2. História, Cultura, Escola e Ensino.

Objetivo: desenvolver pesquisas nos seguintes campos: história da educação; ensino de história; educação histórica; memória; patrimônio; cultura e cultura escolar; saberes e práticas em diferentes espaços educativos.

 

Docentes

 

Marlene Rosa Cainelli. Doutora em História (2003) e Mestre em História pela UFPR (1994). Graduada em História (1987) pela UEL.

Temáticas de Pesquisa e Orientação: Formação de professores e as relações entre os saberes específicos e os saberes pedagógicos. Ensino Superior. Ensino de História. Saber escolar.

Disciplina Ministrada
Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Sandra Regina Ferreira de Oliveira. Doutora em Educação pela UNICAMP (2006). Mestre em Educação pela UNESP-Marília (2000). Graduação em História pela UEL (19991).

Temáticas de Pesquisa e Orientação: Formação de professores e as relações entre docência e pesquisa. Saberes escolares e multidisciplinaridade. Cotidiano escolar e a construção do conhecimento. Ensino de História. Conhecimento histórico e infância. 

Disciplina Ministrada
Currículo Lattes
E-mail:  

 

Tony Honorato. Pós-Doutor em Educação pela UNESP/FFC-Marília (2015), Doutor em Educação Escolar pela UNESP/FCL-Araraquara (2011). Mestre em Educação pela UNIMEP (2005). Graduado em Educação Física pela UNESP/FCT-Pres. Prudente (2002).

Temáticas de Pesquisa e Orientação: Educação nos processos civilizadores e escolarizadores. História das instituições e práticas educativas. História da formação de professores. Impressos, intelectuais e história daeducação. Educação do corpo.

Disciplina Ministrada
Currículo Lattes
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

3. Políticas Educacionais

Objetivo: Estudar as políticas públicas no contexto internacional e nacional, os efeitos destas sobre o desenvolvimento do sistema educacional e o contexto escolar nos diferentes níveis.

 

Docentes

 

Eliane Cleide da Silva Czernisz. Doutora em Educação pela UNESP – Campus de Marília – SP (2006). Mestre em Educação pela UEM – PR (1999). Graduação em Pedagogia pela UEL (1994).

Temáticas de Pesquisa e Orientação: Educação e Trabalho; Política do Ensino Médio e da Educação Profissional; Política da Educação Superior; Gestão da Educação.

Disciplina Ministrada
Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Maria José Ferreira Ruiz. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP (2013). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Graduada em Pedagogia pela UEL (2003).

Temáticas de Pesquisa e Orientação: Política e gestão da educação. Gestão escolar. Políticas e programas para a democratização da educação e a relação público-privado.

Disciplina Ministrada
Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Tânia da Costa Fernandes. Doutora em Educação-Currículo pela PUC/SP(2004). Mestre em
Educação-Currículo pela PUC/SP (1999). Graduada em Pedagogia pela UNICASTELO/SP (1995).

Temáticas de Pesquisa e Orientação: Estado e Política Educacional. Gestão da Educação e Gestão Escolar.Currículo. Planejamento e Avaliação Institucionais. Formação inicial e continuada de profissionais da educação.

Disciplina Ministrada
 Currículo Lattes
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.