Programa de Pós Graduação em Gestão da Informação - Mestrado Profissional

Capitão da PM torna-se mestre em Gestão da Informação

Autoridades da Polícia Militar do Paraná estiveram na UEL, no dia 25 agosto de 2011, prestigiando a defesa de dissertação de um membro da corporação, o capitão Paulo Roberto Lima, no Mestrado Profissional de Gestão da Informação oferecido pela UEL em convênio com a Escola de Governo do Paraná.

Fonte: Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia - 30/08/2011

Primeiros diplomas do Mestrado Profissional em Gestão da Informação

As mestres (egressas do MPGI) Lígia Patrícia Torino e Luciane de Paula Soutello Koetz receberam o diploma  de "Mestre em Gestão da Informação" no dia 3 de dezembro de 2010. São os primeiros diplomas expedidos do curso. Parabéns.

Encontro debateu mestrado profissional no país

A professora Terezinha Elisabeth da Silva, do Departamento de Ciência da Informação e do Mestrado Profissional em Gestão da Informação da UEL, participou no início desta semana do Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais (FNMP) e do 2º Encontro de Coordenadores de Mestrado Profissional. Os dois encontros foram realizados em São Paulo e reuniram cerca de 100 coordenadores de mestrados profissionalizantes e pró-reitores de várias universidades brasileiras.

A professora Terezinha é vice-representante da Região Sul no Diretório Nacional do FNMP e membro do Grupo de Trabalho da área de Ciências Sociais Aplicadas. No encontro foi apresentada uma avaliação sobre o crescimento da modalidade. Atualmente existem cerca de 270 Mestrados Profissionais recomendados pela Capes em todo o país. Para se ter uma idéia do interesse, somente este ano houve aproximadamente 350 projetos de novos Mestrados Profissionais em todas as áreas do conhecimento. Esses projetos devem ser avaliados e julgados em breve pelos comitês da Capes.

Fonte: Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia  -  07/10/2010

________________________________________________________

E-LIS

O E-LIS foi criado em 2003 para o depósito e a disponibilização de documentos relacionados a área de Biblioteconomia e Ciência da Informação (Library and Information Science - LIS), com o apoio do Ministério de Cultura da Espanha. É primeiro e-servidor (e-server) internacional dessa área. O E-LIS não é comercial – é uma organização independente, internacional, não governamental, sem fins lucrativos.

O E-LIS apoia a filosofia de Open Access – repositório de acesso aberto – com a disponibilização de documentos científicos e técnicos, publicados ou inéditos, em Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Tecnologia, e áreas afins. É um repositório de acesso livre internacional.

E-mail divulgado pela lista de distribuição EDICIC por Tomàs Baiget - assunto: Semana mundial del acceso abierto y E-LIS

Estimados colegas:

Como el año pasado por estas fechas de la Semana Mundial del Acceso Abierto (OAW) nos ponemos en contacto con todos vosotros para informar sobre E-LIS y recordar la enorme ventaja de visibilidad y citas que se obtiene depositando los trabajos en este repositorio especializado en nuestra área del conocimiento.

Se puede subir todo tipo de documentos de archivística, biblioteconomía, documentación y comunicación:
  -artículos,
  -libros,
  -capítulos,
  -informes internos,
  -presentaciones,
  -posters,
  -tutoriales y manuales,
  -comunicaciones...
 tanto recientes como antiguos.

NOVEDADES
-Hemos tenido algunos problemas de crecimiento (superamos los 11.000 documentos en texto completo), que están a punto de solucionarse con la migración a otra máquina en el Cilea (Italia).

-Como consecuencia de la falta de espacio hubo que prohibir que entrara el robot de Google, cosa que ha restado bastante visibilidad a los documentos depositados recientemente, pero esto también se solucionará pronto.

-Al mismo tiempo se ha aprovechado para migrar el software de EPrints a DSpace. El nuevo sistema está ya en fase de maqueta en pruebas, y estará plenamente disponible en diciembre. De momento todo funciona normalmente con el antiguo.

-El equipo mundial de editores de E-LIS (unos 60) formarán un grupo de trabajo dentro de Ciepi (http://www.ciepi.org), organización española que controlará la legalidad y calidad de los contenidos.

-E-LIS sigue recibiendo una subvención de la Subdirección General de Coordinación Bibliotecaria, Ministerio de Cultura de España, para poder realizar sesiones técnicas y de promoción.

Os animamos a que subáis vuestros documentos profesionales y científicos a E-LIS. Preparad todos los apartados en local (son 5 min) y luego los váis pegando en el formulario (5 min más).

Un saludo,

Equipo de E-LIS España
Julio Alonso-Arévalo (USAL), Tomàs Baiget (EPI), José-Manuel Barrueco (UV), Antonia Ferrer-Sapena (UPV), Fernanda Peset (UPV), Josep-Manuel Rodríguez-Gairín (UB), Imma Subirats (FAO).
_________________________________________________________________

RETIRADA DE DOCUMENTAÇÃO

Os candidatos que participaram do Processo de Seleção de 2010 podem retirar a documentação, entregue na inscrição, no período de 10 a 30 de setembro de 2010. A partir de 30 de setembro essa documentação será descartada.

A documentação deve ser retirada na Secretaria do Mestrado no CECA, das 14h30 as 17h30, de segunda a sexta-feira.

_____________________________________________________

A aluna do mestrado "Maria da Graça Simão Gonçalves", servidora da Biblioteca Pública do Paraná, foi premiada com o 2º lugar no Concurso de Poesia da Escola de Governo - Programa Servir com Arte.