2013

A distinção e o consumo do corpo na “Homenagem” Marisa

Autora: Maria Joana Casagrande Soares-Correia
(3º Congresso Internacional de Comunicação e Consumo – Comunicon)

Resumo: A problemática do corpo e beleza é recorrente nos meios de comunicação de massa. Na sociedade contemporânea, a mídia assumiu uma função de transmissora de modelos de identificação enquanto produtos a serem consumidos e o corpo se tornou o último reduto da identidade dos indivíduos e demarcador de sucesso e distinção social… Leia mais.

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A imagem de João Pedro Stédile, líder do MST, na capa da Veja

Autor: Airton Donizete de Oliveira
(IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem – Eneimagem)

O autor, no artigo que se segue, analisa a foto do líder do MST João Pedro Stédile publicada na capa da revista Veja em 3 de junho de 1998. Para realizar o presente estudo, o autor recorreu à Identidade Visual, à Iconografia, à Iconologia e à Análise do Discurso. A foto do líder dos sem-terra foi alterada graficamente, o que poderia levar o leitor, na época em que a revista foi publicada, a acreditar que Stédile seria um representante do mal… Leia mais.

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Humor gráfico e o discurso subversivo no periódico alternativo Lampião da Esquina

Autor: Thiago Cardassi Sanches | Co-autor: Márcio Alessandro Neman do Nascimento
(IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem)

Resumo: O Lampião da Esquina foi um jornal de caráter político que circulou entre os anos de 1978 e 1981 em meio aos conflitos e censuras da ditadura militar brasileira. O periódico surgiu a partir das primeiras experiências de organização de um movimento homossexual no país, e suas matérias promoviam discussões em torno do momento político brasileiro… Leia mais.

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O confronto UDR e MST na capa da Veja

Autor: Airton Donizete de Oliveira
(IV Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares – Conali)

O confronto UDR e MST na capa da Veja Autor: Airton Donizete de Oliveira Mestrando em Comunicação Visual Universidade Estadual de Londrina Palavras-chave: UDR; MST; Veja. O trabalho em questão analisa uma capa da revista Veja publicada em 19 de junho de 1985… Leia mais.

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O Reflexo do Sargento Pimenta: a influência do álbum dos Beatles

Autor: Diogo Xavier Saes
(IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem – Eneimagem)

A banda britânica The Beatles é considerada, se não a maior, uma das maiores de todos os tempos. Estes jovens ingleses marcaram época com sua música, estilo, mensagens, entre outros. Em meio ao seu trabalho, está o álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967), considerado a melhor contribuição do grupo para o mundo musical… Leia mais.

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PATROAS VS EMPREGADAS: O CONFLITO DAS CLASSES RETRATADO NAS TELENOVELAS

Autores: Lucas do Carmo Dalbeto e Florentina Neves Souza
(Revista Logos (UFRJ), V.20)

A relação entre patroas e empregadas constitui uma privilegiada situação para a discussão sobre os conflitos de gênero e classe, uma vez que está inserida em um contexto considerado essencialmente feminino, o ambiente doméstico. Diante deste cenário, Preuss (1997) e Kofes (2001) realizaram, em diferentes épocas, estudos que exploravam esta relação… Leia mais.

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Promovendo marcas, destruindo auras: a incorporação da obra de arte pela publicidade

Sérgio Marilson Kulak
(Texto Digital (UFSC), v. 9, p. 162-182)

Resumo: O presente ensaio ressalta a violação aurática da obra de arte em função da promoção de marcas em publicidade, ilustrando-a por meio de diferentes releituras de obras artísticas exercidas no cenário propagandístico. Para tanto, são analisados anúncios publicitários impressos, tanto nacionais quanto estrangeiros, veiculados na última década… Leia mais.