Disciplinas ofertadas

As aulas são ministradas período vespertino, das 14h às 18h. Informações adicionais sobre a estrutura do mestrado, normas acadêmicas e cumprimento de créditos,  podem ser consultadas na página Legislação e Regimentos.

2NIC165 – A imagem na Mídia Impressa – 4cr 60h

O poder da imagem e seu uso – histórico e ide­ológico – pela mídia é focado no sen­tido de apro­fun­dar a dis­cussão a respeito da fotografia na mídia impressa. A fotografia é, por outro lado, abor­dada como instru­mento de for­mação de opinião. Os estu­dos da dis­ci­plina são com­ple­men­ta­dos com a análise da pro­dução e veic­u­lação de ide­olo­gias por meio da fotografia, incluindo casos de destaque no foto­jor­nal­ismo con­tem­porâ­neo. Anal­isa e avalia reper­cussões soci­ais do uso da fotografias na mídia impressa.

2NIC265 – Antropologia Visual – 4cr 60h (obrigatória)

São discutidos processos da comunicação humana e seu vínculo com as imagens tomadas como fatos culturais. Estimula-se o discente a associar construções iconográficas no imaginário e alterações da percepção do sujeito contemporâneo. Incluem-se, nesta perspectiva, abordagens de meio urbano e imagem fotográfica. A disciplina toma como ponto de referência a produção de imagens no contexto das novas tecnologias, sem abandono das modalidades tradicionais. A antropologia visual é utilizada como principal instrumento de análise.

2NIC168 – Bases Semióticas da Visualidade – 4cr 60h (obrigatória)

Busca discutir as diferentes possibilidades que a visualidade imprime ao processo de comunicação. Desdobra as ligações de visualidade, cognição e linguagem. Objetiva também sustentar as abordagens analíticas do estudo semiótico com suporte nos seguintes conceitos: o eixo do paradigma e do sintagma; raciocínio diagramático; o ver como requisito do entender; imagem e informação.

2NIC268 – Cinema e Linguagem – 4cr 60h

Introdução às teorias do cinema. Elementos fundamentais da linguagem cinematográfica. Semiótica aplicada ao cinema. Cinema de autor, cinema experimental, documentário e cinema narrativo. O cinema como objeto das ciências sociais, da história e da filosofia. Métodos de análise fílmica e crítica cinematográfica.

2NIC273– Cinema e Memória – 4cr 60h

O filme como possibilidade de reconstrução da memória histórica a partir da singularidade das experiências vividas. A narrativa fílmica em relação com o ato de recuperação da memória. O cinema como lugar de reflexão e problematização do conceito de memória numa perspectiva política e estética.

2NIC261 – Comunicação e Imaginação Social – 4cr 60h

Imaginário e imaginação social. Práticas e representações na perspectiva da História Cultural. Construção social da realidade. Imagens, papéis e máscaras sociais na vida cotidiana. Imagem, distinção e poder simbólico. Mitologias contemporâneas na sociedade do espetáculo.

2NIC262 – Design e Comunicação Visual – 4cr 60h

Design e significado: relação sujeito, imagem e o meio da construção de representação para atribuição de significado. Adequação da comunicação visual ao valor e ao uso. Imagem e identidade. Produção, integração e gestão da imagem: usos e impactos da imagem em suportes materiais e imateriais.

2NIC266 – Estética da Fotografia – 4cr 60h

Aspectos históricos e filosóficos da estética. O percurso da estética e suas relações com a fotografia. Poéticas fotográficas. A estética na fotografia latino-americana.

2NIC173 – Fotografia e Memória – 4cr 60h

Fotografia, memória e história. A fotografia como instrumento de pesquisa (histórica). O papel e a importância da fotografia no resgate iconográfico de representações e percepções do mundo. Fotografia e sociedade. A importância dos documentos fotográficos para o resgate e preservação da história.

2NIC176 – História, Mídia e Imagem – 4cr 60h

A disciplina busca estabelecer o valor e o sentido histórico da imagem na atividade comunicacional humana, bem como o contexto histórico do estabelecimento do paradigma da imagem. Aborda analiticamente o desenvolvimento das linguagens imagéticas nos séculos XIX e XX, com a finalidade de dar subsídios para a compreensão dos processos imagéticos contemporâneos. A imagem é focalizada como processo cognitivo e simbólico na sociedade contemporânea, integrando práticas e representações sociais na iconografia midiática.

– História e Cultura Visual nas Narrativas Contemporâneas – 4cr 60h

Elementos da historiografia para a análise de visualidades nos meios de comunicação. Conteúdo e forma na representação da cultura visual contemporânea. Métodos de investigação dos fenômenos midiáticos na perspectiva (sócio)historiográfica do uso da imagem. O jornal como fonte de dados e objeto de pesquisa em cultura visual. Contextualização crítica, análise e representação de processos sociais pelo viés da imagem

2NIC271 – Humor Gráfico e Processos Sociais – 4cr 60h

Apresenta as modalidades do humor gráfico: história em quadrinhos, caricatura, charge e cartum, e dá relevo ao trato dessas formas na representação da sociedade brasileira. Correlações são efetuadas entre temas como presença do humor gráfico na mídia contemporânea, humor e política, humor gráfico e a disputa de hegemonias. Ideologia, narrativa, cultura política e processos sociais são vistos por meio de sua expressão no humor gráfico.

2NIC269 – Imagem e Consumo – 4cr 60h

A disciplina estuda os conceitos de consumo e seu percurso da visão sociológica para a concepção antropológica. Estabelece conexões entre civilização da imagem e sociedade de consumo para articular conceitos de estética da mercadoria, retórica da imagem e estratégia do desejo. Destaca o consumo de imagens decorrentes da sociedade do espetáculo.

2NIC267 — Imagem na Cul­tura Midiática — 4cr 60h

A dis­ci­plina abrange a diver­si­dade e com­plex­i­dade dos con­ceitos de imagem. Entre os aspec­tos a serem desta­ca­dos estão: a imagem como duplo na cul­tura, sua arque­olo­gia e mutações semi­óti­cas. Tam­bém con­tem­pla as relações entre imagem, mídia e cul­tura, obser­vando inter­fer­ên­cias mútuas entre estes três ele­men­tos. A con­strução da civ­i­liza­ção do olhar pela cul­tura midiática, além dos proces­sos de sim­u­lação na cul­tura con­tem­porânea serão do mesmo modo estudados.

2NIC180 — Lin­gua­gens Icono­grá­fi­cas e Mídia —4cr 60h

As modal­i­dades das lin­gua­gens icono­grá­fi­cas: história em quadrin­hos, car­i­catura, charge e car­tum. As histórias em quadrin­hos como comu­ni­cação de massa. A pre­sença das lin­gua­gens icono­grá­fi­cas na mídia con­tem­porânea. A dis­cur­sivi­dade da lin­guagem icono­grá­fica em sua materialidade.

2NIC270 — Lin­gua­gem e Gêneros da Televisão —4cr 60h

Estuda a discursividade imagética da televisão, o modo como se projeta na linguagem e características dos gêneros televisivos, e seu papel no agendamento da opinião pública na sociedade contemporânea.

2NIC272 — Metodologia de Pesquisa Científica em Mídia e Visualidade — 4cr 60h

Apresenta os métodos e técnicas de análise e procedimento de pesquisa científica para aplicação aos estudos de mídia, contextualizados no campo visual. São considerados os históricos das principais teorias e métodos eficientes para a área de comunicação, bem como as questões pertinentes ao desenvolvimento do projeto de pesquisa, com o propósito de transformá-lo em texto científico.

2NIC174 – Tópicos Especiais em Comunicação Visual – 4cr 60h

Ementa aberta e variável, a fim de aprofundar temas pontuais que visem a abordagem de novas tendências e atualização na área de concentração do programa.

2NIC170 – Teorias da Imagem – 4cr 60h

A imagem como duplo na cultura humana, segundo uma visão histórico-filosófica. O lugar da imagem na Estética. Imagem técnica e suas novas implicações sociais e culturais. Perspectivas semióticas para abordagem da imagem. Imagem e suas relações com o conceito de mimese. A diversidade de suportes midiáticos e suas implicações para uma releitura do papel da imagem na cultura contemporânea. A imagem como elemento constituinte dos processos de espetacularização e a construção de simulacros.

2NIC185 – Estágio de Docência na Graduação – 2cr 30h (obrigatória apenas para estudantes bolsistas)

Participação em aulas de graduação, treinamentos de estagiários de iniciação científica e outras atividades correlatas a critério e acompanhamento da Comissão Coordenadora do Programa, com a supervisão do coordenador e presença do docente responsável pela disciplina.

2NIC181 – Dissertação I – 10cr 150h

Delimitação do tema e metodologia, contato com o orientador, pesquisa bibliográfica, leituras e fichamentos.

2NIC182 – Dissertação II – 10cr 150h

Aprofundamento teórico-metodológico, revisão de literatura e início da pesquisa.

2NIC183 – Dissertação III – 10cr 150h

Elaboração do referencial teórico, aplicação metodológica, desenvolvimento da pesquisa, fundamentação e estruturação dos capítulos.

2NIC184 – Dissertação IV – 10cr 150h

Finalização da pesquisa, redação da primeira versão da dissertação, exame de qualificação, ajustes e redação final da dissertação, depósito e defesa pública da dissertação.