Disciplinas ofertadas

As aulas são ministradas em período vespertino (14h às 18h) e período noturno (19h às 23h). Informações adicionais sobre a estrutura do mestrado, normas acadêmicas e cumprimento de créditos,  podem ser consultadas na página Legislação e Regimentos.

2NIC165 – A imagem na Mídia Impressa – 4cr / 60h

O poder da imagem e seu uso – histórico e ide­ológico – pela mídia é focado no sen­tido de apro­fun­dar a dis­cussão a respeito da fotografia na mídia impressa. A fotografia é, por outro lado, abor­dada como instru­mento de for­mação de opinião. Os estu­dos da dis­ci­plina são comple­men­ta­dos com a análise da pro­dução e veic­u­lação de ide­olo­gias por meio da fotografia, incluindo casos de destaque no foto­jor­nal­ismo con­tem­porâ­neo. Anal­isa e avalia reper­cussões soci­ais do uso da fotografias na mídia impressa.

2NIC265 – Antropologia Visual – 4cr / 60h

São discutidos processos da comunicação humana e seu vínculo com as imagens tomadas como fatos culturais. Estimula-se o discente a associar construções iconográficas no imaginário e alterações da percepção do sujeito contemporâneo. Incluem-se, nesta perspectiva, abordagens de meio urbano e imagem fotográfica. A disciplina toma como ponto de referência a produção de imagens no contexto das novas tecnologias, sem abandono das modalidades tradicionais. A antropologia visual é utilizada como principal instrumento de análise.

2NIC168 – Bases Semióticas da Visualidade – 4cr / 60h

Busca discutir as diferentes possibilidades que a visualidade imprime ao processo de comunicação. Desdobra as ligações de visualidade, cognição e linguagem. Objetiva também sustentar as abordagens analíticas do estudo semiótico com suporte nos seguintes conceitos: o eixo do paradigma e do sintagma; raciocínio diagramático; o ver como requisito do entender; imagem e informação.

2NIC268 – Cinema e Linguagem – 4cr / 60h

Introdução às teorias do cinema. Elementos fundamentais da linguagem cinematográfica. Semiótica aplicada ao cinema. Cinema de autor, cinema experimental, documentário e cinema narrativo. O cinema como objeto das ciências sociais, da história e da filosofia. Métodos de análise fílmica e crítica cinematográfica.

2NIC300 – Comunicação e Cultura do Consumo – 4cr / 60h

O campo da comunicação e o problema do consumo. Definições de consumo: as visões econômica, sociológica e antropológica. Cultura do consumo, hegemonia e modernidade. Teorias do consumo: a teoria das necessidades, a economia política do signo e a antropologia do consumo. Consumo e experiência comunicacional: o espetáculo e a estética da mercadoria.

2NIC261 – Comunicação e Imaginação Social – 4cr / 60h

Imaginário e imaginação social. Práticas e representações na perspectiva da História Cultural. Construção social da realidade. Imagens, papéis e máscaras sociais na vida cotidiana. Imagem, distinção e poder simbólico. Mitologias contemporâneas na sociedade do espetáculo.

2NIC296 – Comunicação, Representação e Cultura – 4cr / 60h

A partir da discussão sobre o conceito de cultura, propõe-se abordar questões inerentes ao campo da comunicação. Os processos de construção de sentido, as identidades, a geração de capital cultural e o poder simbólico são temas diretamente relacionados ao contexto comunicativo. A comunicação está imbricada no cotidiano e nos modos de vida e, neste sentido, busca-se refletir sobre as representações midiáticas e a questão da alteridade. Os Estudos Culturais e a visão latino-americana sobre produção e apropriação midiáticas são abordagens que aprofundam o entendimento desses processos. A perspectiva antropológica e os estudos etnográficos da comunicação constituem possibilidades metodológicas de maior compreensão da interculturalidade nas mídias e processos comunicativos.

2NIC298 – Concepção e Práticas da Comunicação Popular e Comunitária – 4cr / 60h

O campo da comunicação e a disputa de hegemonias. Comunicação, linguagem e ideologia. A comunicação no contexto dos movimentos sociopolíticos. A comunidade e a construção de uma nova sociabilidade. Cidadania e a luta de classes. Participação como estratégia política de mobilização. Política de comunicação e planejamento participativo. História, atualidade e perspectivas da Comunicação Popular e Comunitária.

2NIC262 – Design e Comunicação Visual – 4cr / 60h

Design e significado: relação sujeito, imagem e o meio da construção de representação para atribuição de significado. Adequação da comunicação visual ao valor e ao uso. Imagem e identidade. Produção, integração e gestão da imagem: usos e impactos da imagem em suportes materiais e imateriais.

2NIC297 – Design e Produção de Sentido – 4cr / 60h

Linguagem visual: estética, simbólica e pragmática. Comunicação visual, valor e uso. Comunicação visual e relação emocional: sujeito e o meio da construção de representação para atribuição de significado. Design: conceito, classificação, abrangência e alcance. Design e complexidade: visões econômica, social e artística. Tradução e representação do tempo em forma. Elementos visuais compositivos. Imagem e identidade. Design thinking: produção, integração e processo de gestão da imagem.

2NIC301 – Estruturas Econômicas e Formas Sociais da Comunicação – 4cr / 60h

Economia política da informação, comunicação e cultura: principais vertentes, autores e conceitos no Brasil e no mundo. O método da derivação das formas e sua pertinência para o estudo da Comunicação. Fundamentos lógicos e dinâmicas históricas da forma comunicação e das funções propaganda e publicidade: da esfera pública à indústria cultural. Crise global da forma comunicação e sua expressão brasileira. Estratégias e políticas do poder informacional: desinformação e decepção.

2NIC173 – Fotografia e Memória – 4cr / 60h

Fotografia, memória e história. A fotografia como instrumento de pesquisa (histórica). O papel e a importância da fotografia no resgate iconográfico de representações e percepções do mundo. Fotografia e sociedade. A importância dos documentos fotográficos para o resgate e preservação da história.

2NIC274 – História e Cultura Visual nas Narrativas Contemporâneas – 4cr / 60h

Elementos da historiografia para a análise de visualidades nos meios de comunicação. Conteúdo e forma na representação da cultura visual contemporânea. Métodos de investigação dos fenômenos midiáticos na perspectiva (sócio)historiográfica do uso da imagem. O jornal como fonte de dados e objeto de pesquisa em cultura visual. Contextualização crítica, análise e representação de processos sociais pelo viés da imagem

2NIC271 – Humor Gráfico e Processos Sociais – 4cr / 60h

Apresenta as modalidades do humor gráfico: história em quadrinhos, caricatura, charge e cartum, e dá relevo ao trato dessas formas na representação da sociedade brasileira. Correlações são efetuadas entre temas como presença do humor gráfico na mídia contemporânea, humor e política, humor gráfico e a disputa de hegemonias. Ideologia, narrativa, cultura política e processos sociais são vistos por meio de sua expressão no humor gráfico.

2NIC299 – Imagem e Produção de Sentido – 4cr / 60h

Conceitos de imagem e suas variações históricas na cultura ocidental. Imagem e ambientes culturais que regulam suas formas de expressão e produção de sentido. As dimensões do sentido e representação da imagem na História da Arte, Semiótica da Cultura, Filosofia e Antropologia e suas contribuições para um abordagem comunicacional na era midiática.

2NIC267 – Imagem na Cultura Midiática – 4cr / 60h

A disciplina abrange a diversidade e complexidade dos conceitos de imagem. Entre os aspectos a serem destacados estão: a imagem como duplo na cultura, sua arqueologia e mutações semióticas. Também contempla as relações entre imagem, mídia e cultura, observando interferências mútuas entre estes três elementos. A construção da civilização do olhar pela cultura midiática, além dos processos de simulação na cultura contemporânea serão do mesmo modo estudados.

2NIC270 – Lin­gua­gem e Gêneros da Televisão – 4cr / 60h

Estuda a discursividade imagética da televisão, o modo como se projeta na linguagem e características dos gêneros televisivos, e seu papel no agendamento da opinião pública na sociedade contemporânea.

2NIC295 – Metodologias de Pesquisa em Comunicação – 4cr / 60h (Obrigatória)

O método científico como forma de construção do conhecimento. A formação de paradigmas na Ciência e o pressuposto da falibilidade. A Comunicação como ciência e a constituição de seu campo acadêmico de pesquisa. A pesquisa em Comunicação no Brasil e na América Latina e suas interfaces com áreas afins. Abordagens teóricas e metodologias validadas no campo da Comunicação.

2NIC170 – Teorias da Imagem – 4cr / 60h

A imagem como duplo na cultura humana, segundo uma visão histórico-filosófica. O lugar da imagem na Estética. Imagem técnica e suas novas implicações sociais e culturais. Perspectivas semióticas para abordagem da imagem. Imagem e suas relações com o conceito de mimese. A diversidade de suportes midiáticos e suas implicações para uma releitura do papel da imagem na cultura contemporânea. A imagem como elemento constituinte dos processos de espetacularização e a construção de simulacros.

2NIC174 – Tópicos Especiais em Comunicação Visual – 4cr / 60h

Ementa aberta e variável, a fim de aprofundar temas pontuais que visem a abordagem de novas tendências e atualização na área de concentração do programa.

2NIC185 – Estágio de Docência na Graduação – 2cr / 30h      (Obrigatória apenas para estudantes bolsistas)

Participação em aulas de graduação, treinamentos de estagiários de iniciação científica e outras atividades correlatas a critério e acompanhamento da Comissão Coordenadora do Programa, com a supervisão do coordenador e presença do docente responsável pela disciplina.

2NIC181 – Dissertação I – 10cr / 150h

Delimitação do tema e metodologia, contato com o orientador, pesquisa bibliográfica, leituras e fichamentos.

2NIC182 – Dissertação II – 10cr / 150h

Aprofundamento teórico-metodológico, revisão de literatura e início da pesquisa.

2NIC183 – Dissertação III – 10cr / 150h

Elaboração do referencial teórico, aplicação metodológica, desenvolvimento da pesquisa, fundamentação e estruturação dos capítulos.

2NIC184 – Dissertação IV – 10cr / 150h

Finalização da pesquisa, redação da primeira versão da dissertação, exame de qualificação, ajustes e redação final da dissertação, depósito e defesa pública da dissertação.