Linhas de pesquisa

1. Produção de Sentido nas Mídias

Estuda a produção de sentido nas diversas mídias, as expressões de linguagem de que se revestem, avalia a capacidade de articulação de afetos, assim como dimensiona o alcance e os modos de circulação de mensagens nos ambientes comunicacionais. Analisa as dinâmicas do mito e do imaginário na construção de narrativas nos meios de comunicação, em suas formas e materialidades, como textos, som e imagem e a mobilidade interacional colocada em funcionamento pelas enunciações midiáticas. Investiga discursos e representações simbólicas na práxis comunicacional.

Projetos de pesquisa

 

2. Formas sociais da comunicação e disputas de hegemonias

Estuda as formas sociais (fundamentos, estruturas e experiências) da comunicação próprias aos antagonismos entre capital e trabalho em seus desdobramentos históricos, geopolíticos, econômicos e culturais, bem como suas expressões em dinâmicas de disputas de hegemonias. Interpreta criticamente concepções, práticas e processos da produção, circulação e consumo comunicacionais a partir das bases epistemológicas da Economia Política da Comunicação, da Comunicação Popular e Comunitária, da Crítica do Valor e dos Estudos Culturais. Propõe também pesquisas no campo da comunicação contra-hegemônica elaboradas conforme metodologias participativas com vistas a contribuir com os processos de intervenção sociopolítica das organizações sociais e movimentos populares.

Projetos de pesquisa

 

3. Decolonialidades na Comunicação

Investiga as decolonialidades nos processos de comunicação. Estuda a circulação de representações e presenças plurais e diversas de pessoas, minorias e comunidades subalternizadas. Propõe o fim das histórias únicas e disrupturas discursivas e historiográficas nas políticas de aparição, novas narrativas, fabulações, ficcionalizações e friccionalizações não hegemônicas. Estuda a desconstrução das discursividades repetidas e (re)atualizadas, que (re)produzem estigmas sociais eurocentrados, patriarcais, capitalistas, neoliberais e necropolíticos. Pesquisas pensadas nas encruzilhadas interseccionais de sexualidades, gêneros, etarismos, raças, etnias, capacidades, localizações geopolíticas, corporalidades dissidentes entre outras. Propõe a produção de conhecimentos localizados a partir dos afetos, dos corpos, dos saberes ancestrais, das ruas e dos movimentos de resistência e desobediência.

Projetos de pesquisa