Artigos publicados (Até 2011)

1860-1960: Um século de fotografia no estado do Mato Grosso

(Autor: Cássia Maria Popolin)
(Resenha) Revista Dis­cur­sos Fotográficos –  v. 5, n.6 – UEL
O livro Ofício e Arte – Fotógrafos e fotografias em Mato Grosso 1860-1960, é o resultado de quatro anos de pesquisa do professor do Departamento de História da Universidade Federal do Mato Grosso, João Antônio Botelho Lucidio. Nas 256 páginas… Leia mais

A criança e o adolescente – o conhecimento, a mídia e a informação

(Autor: Cibele Abdo Rodella)
Revista Cesumar – v. 6, n. 1 2012 – Centro Universitário de Maringá

Apesar do aumento significativo nestes últimos anos de matérias que tratam da questão da criança e do adolescente publicadas pela imprensa, a sociedade brasileira ainda não adquiriu o conhecimento necessário para a elaboração de sua capacidade crítica e uma atuação… Leia mais

A fotografia como documento e fonte de pesquisa para a recuperação histórica da Colônia Esperança

(Autor: Larissa Ayumi Sato)
Resgate – v.18, n. 19, p.104-121 – UNICAMP

A utilização de fotografias como fonte de pesquisa e documento histórico tem se configurado como importante instrumento no processo de reconstitução da história de lugares de colonização recente, como a Colônia Esperança, comunidade rural situada na cidade… Leia mais

A interdição das imagens: a construção do outro pelas charges de Maomé

(Autor: Maria Luisa Hoffman | Co-autoria: Alberto Klein)
Revista Discursos Fotográficos – v.5 n.6, 2009 – UEL
Este artigo analisa a construção do islã como imagem invertida do ocidente através da publicação das Charges de Maomé em um jornal dinamarquês em setembro de 2005. A associação do profeta islâmico com o terrorismo em imagens é discutida à luz de pressupostos teóricos da semiótica da cultura… Leia mais

As mulheres sob o olhar de Sebastião Salgado: fotografia e produção de sentido

(Autor: Maria Luisa Hoffman)
Travessias (Online) – v.6, p.1-11, 2009 – UNIOESTE

Através de elementos de significação constituintes da imagem e das relações e articulações estabelecidas entre eles, os fotógrafos podem falar ao seu público. O presente artigo vai analisar três fotografias do livro Êxodos que retratam mulheres de diferentes partes do mundo… Leia mais

A pauta no jornalismo e sua importância

(Autor: Roberto Aparecido Mancuzo Silva Junior)
Revista de Estudos da Comunicação – v. 6, 2005 – PUC –PR  (impresso)

 Caso Isabella Nardoni: a condenação premeditada na cobertura fotográfica da revista Veja

(Autor: Patrícia Piveta | Co-autoria: Paulo César Boni)
Revista Travessias –  n.3, 2008  – UNIOESTE

Este artigo pretende verificar a possibilidade da revista Veja ter dispensado uma cobertura fotográfica tendenciosa no caso Isabella Nardoni, a menina de cinco anos que foi estrangulada e atirada da janela de um apartamento do sexto andar – crime que comoveu a opinião pública… Leia mais

Crash no Limite: uma análise da representação da violência e da discriminação racial nos Estados Unidos após os atentados de 11 de setembro

(Autor: Maria Luisa Hoffman)
Revista Anagrama – ano 1, n.4, 2008 – USP

A violência está presente diariamente nos meios de comunicação. O cinema, a “arte do real”, pela riqueza de seus meios de expressão, tem a capacidade de levar o espectador à reflexão. Este trabalho consiste na análise da representação da discriminação que gera a violência, através de códigos… Leia mais

Cultivando Olhares para o Turismo

(Autor: Cássia Maria Popolin)
EGEAP – v. 02, 2005 (impresso)

Desen­vol­vi­mento de iden­ti­dade visual e rotu­la­gem para o empre­en­di­mento solidário Ouro Fino

(Autor: Edson Luiz da Silva Vieira | Co-autoria: Clau­dia Tiemi Yama­moto, Marcos Seidi Kai­bara, Pablo Hen­ri­que Blanco e André Única Mora­les)
Revista UNOPAR Científica – v.11, n.1, 2010 – UNOPAR
Este artigo apre­senta o desen­vol­vi­mento da iden­ti­dade visual e rotu­la­gem do empre­en­di­mento solidário Ouro Fino, rea­li­zado pelo pro­jeto Eman­ci­par do Depar­ta­mento de Dese­nho Indus­trial da Uni­ver­si­dade Norte do Paraná. Para sua realização foram levantados… Leia mais

Direito à imagem x Direito à informação: produção de fotografias de pessoas envolvidas em um crime para divulgação na mídia impressa

(Autor: Thaisa Sallum Bacco| Co-autoria: Paulo César Boni)
Identidade Científica –  v.2, p.3-20, 2010  – FACOPP – SP

Este artigo analisa a divulgação de fotografias do suspeito de assassinar uma criança de nove anos em Presidente Prudente. São imagens publicadas em dois jornais prudentinos, Oeste Notícias e O Imparcial, durante a cobertura do crime… Leia mais

Do daguerreótipo à imagem digital: pela ontologia da imagem fotográfica

(Autor: Maria Luisa Hoffman)
(Resenha) Revista Dis­cur­sos Fotográficos –  v.6, n.7, 2009 – UEL
Publicado na França em 2005 e lançado no Brasil em 2009, o livro A fotografia – entre documento e arte contemporânea é o resultado de uma ampla pesquisa de André Rouillé, um dos mais importantes críticos de arte franceses. Rouillé é historiador, professor da universidade de Paris… Leia mais

Enchentes no Nordeste: a humanização da notícia na cobertura fotográfica da Folha de S. Paulo

(Autor: Carolina Zoccolaro Costa Mancuzo | Co-autoria: Renato Pandur de Maria e Paulo César Boni)
Revista Discursos Fotográficos –  v.6, n.8, 2010 – UEL
Este artigo analisa as fotografias da cobertura das enchentes no nordeste brasileiro, tomadas pelo repórter fotográfico Fernando Donasci e publicadas na Folha de S. Paulo, de 18 a 25 de maio de 2009. Seu objetivo é avaliar, por meio da descontrução analítica… Leia mais

Entre a história e a ficção: a minissérie JK como um lugar de memória

(Autor: Fabiana Aline Alves | Co-autoria: Florentina das Neves Souza)
Revista Discursos Fotográficos – v.6, n.9, p.103-126, 2010 – UEL

Este artigo como a minissérie JK, produzida e veiculada pela Rede Globo de Televisão, em 2006, pode ser considerada um lugar de memória. Para tal compreensão, é necessário explorar a narrativa seriada como uma ficção controlada e ainda como os recursos utilizados pela teledramaturgia… Leia mais

Experimentos videográficos da Cia do Latão: refletindo sobre a imagem cênica, a imagem técnica e as contradições 

(Autor: Danilo do Amaral Santos Lagoeiro)
Revista Eletrônica CoMTempo – v.2, n.1, p.1-11, 2010 – Faculdade Cásper Líbero
Este trabalho apresenta uma reflexão conceitual sobre a imagem cênica e suas interfaces, tais como: mídia, narrativa, discurso, ideologia e imagem técnica. Toda discussão teórica é dialogada com o vídeo “A Rua da Comédia” que integra as experiências videográficas… Leia mais

Fé e amor: as contribuições das fotografias para recuperar o pioneirismo de Koshiro Suzuki na fundação da Colônia Esperança

(Autor: Larissa Ayumi Sato | Co-autoria: Paulo César Boni)
Revista Cesumar – v.14, p.231-248, 2009 – CESUMAR

A Colônia Esperança surgiu em 1935, formada por japoneses católicos que vieram ao norte do Paraná em busca de terras para cultivo. A localidade se encontra na cidade de Arapongas (PR), e surgiu (em grande parte) graças à iniciativa de Koshiro Suzuki, um imigrante que veio do Japão… Leia mais

Gripe A na UEL: uma análise das imagens veiculadas na mídia, no dia seguinte à suspensão das atividades no campus

( Autor: Uriá Fassina Firmino | Co-autoria: Paulo César Boni)
Culturas Midiáticas –  v.3, p.1-14, 2010  – UFPB

O presente artigo faz análise das imagens publicadas pela mídia no dia seguinte à suspensão das atividades no campus da Universidade Estadual de Londrina, no norte do Paraná, motivada pela suspeita de um caso de Gripe A em uma estudante de outra instituição que estagiava na UEL… Leia mais

Hikoma Udihara: um imigrante colonizador inaugura o cinema no norte do Paraná

(Autor: Daniel de Oliveira Figueiredo | Co-autoria: Paulo César Boni)
DOC ON-LINE – Revista Digital de Cinema Documentário – v.9, p.43-59, 2010

Por quase três décadas, dos anos 30 aos anos 50 do século XX, o imigrante Hikoma Udihara registrou a colonização e desenvolvimento do norte do estado do Paraná. Autodidata, produziu cerca de dez horas de filmagens que, por sua relevância documental, constituem… Leia mais

Internet: Um novo paradigma de informação e comunicação

(Autor: Cibele Abdo Rodella)
Revista Comunicação e Educação – Edição 28 – jan/abr 2005 – USP
As novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) alteram o modelo tradicional da emissão e recepção das informações veiculadas pelas mídias tradicionais – impressos, rádios e TVs –, propiciando o surgimento de novos personagens emissores de informação… Leia mais

Novos caminhos para o ensino do webjornalismo audiovisual na era pós-moderna

(Autor: Thaisa Sallum Bacco)
Identidade Científica, v.1, p.7-27, 2010 – FACOPP – SP

Este artigo tem como objetivo apontar novos caminhos para o ensino do webjornalismo audiovisual na era da pós modernidade. Para tanto, traça um panorama histórico e conceitual do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como prática pedagógica a partir… Leia mais

 O câncer no palanque: a cobertura fotográfica da Veja sobre a doença da possível candidata à Presidência, Dilma Roussef

(Autor: Maria Luisa Hoffman | Co-autoria: Paulo César Boni)
Cultura & Inovação – v.10, p.46-55, 2009 – USCS

As escola técnicas e estéticas dos fotógrafos podem determinar ou direcionar a interpretação de suas imagens. Este artigo pretende analisar o discurso fotográfico da revista Veja na cobertura da doença da possível candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) à presidência… Leia mais

O desejo pelo consumo: compreensão do fenômeno da sacralização do profano

(Autor: Cibele Abdo Rodella)
Relatus, Maringá (PR) – Ano IV, nº 25, 2003 (impresso)

O encontro entre fotografia e arquitetura em Marcel Gautherot Brasília

(Autor: Mariana Ferreira Lopes)
(Resenha) Revista Dis­cur­sos Fotográficos –  v.6, n.9, 2010 – UEL
O ano de 2010 foi marcado pelas comemorações do aniversário de 50 anos de Brasília, um marco arquitetônico e histórico para o Brasil. Sua construção foi fruto de um sonho compartilhado por mentes inquietas que a imaginaram e a delinearam em meio à vastidão inexplorada do Planalto Central… Leia mais

O Fotógrafo de Praça e a Praça do Fotógrafo

(Autor: Célio dos Santos Costa | Co-autoria: José de Arimathéia Cordeiro Custódio)
Revista Discursos Fotográficos – v.3 n.3, 2007 – UEL
Este trabalho busca as perspectivas dos fotógrafos profissionais mais antigos de Londrina com relação à fotografia na atualidade. A nova tecnologia de fotografia digital tem participação expressiva nesse segmento e é perceptível a desistência ou falência de muitos profissionais… Leia mais

O mosaico fotográfico de ¡No passarán!

(Autor: Fabiana Aline Alves
Revista Discursos Fotográficos –  v.6, n.8, 2010  – UEL
O primeiro acontecimento do século XX que contou com uma cobertura diária de fotógrafos, vindos de várias partes do mundo, foi a Guerra Civil Espanhola. Antes, a Primeira Grande Guerra (1914-1918) também havia sido coberta por jornalistas de vários países… Leia mais

 O paradigma do real na fotografia

(Autor: Débora Klempous Côrrea | Co-autoria: Dirce Vasconcellos Lopes)
Culturas Midiáticas – v.3, n.2, p.1-11, 2010 – UFPB

Acorrentar a fotografia ao seu referente real, relegando o papel humano ao de simples operador dessa máquina de duplicação, resulta no velamento dos mecanismos ideológicos intrínsecos a esse código. Este trabalho intenciona questionar a fotografia como índice do real… Leia mais

Tesouro Imperial (Resenha)

(Autor: Larissa Ayumi Sato)
Revista Discursos Fotográficos – v.5 n.6 – UEL

A descoberta do arquivo de fotografias da Princesa Isabel e do Conde d’Eu traz imagens inéditas e revela detalhes preciosos da iconografia oitocentista brasileira… Leia mais

Um olhar transdisciplinar sobre a arte das charges e seu grande poder mobilizador

(Autor: Marcelo Silvio Lopes)
Revista UNOPAR Científica – v.11, n.2, p.69-74, 2010 – UNOPAR

O presente trabalho pesquisar o grande poder mobilizador das charges, problematizando esse poder como questão transdisciplinar – o humor analisado em conceitos biológicos, em conceitos de desenho gráfico como virtualização de primeiro grau e em conceitos de filosofia… Leia mais

 Van Gogh – da pintura à fotografia e à música

(Autor: Cássia Maria Popolin)
Revista Discursos Fotográficos –  v. 3, n.3 – UEL
Van Gogh retrata recortes do ato de plantar, ceifar, colher e enfeixar o trigo. Este artigo se propõe a fazer uma atualização comparativa de sua obra com as fotografias de cortadores de canade- açúcar, tomadas por Gabriel Oliveira em Flórida Paulista (SP). E, a partir da união dessas duas leituras… Leia mais