1º Simpósio Mídia e Imaginação

O Programa de Mestrado em Comunicação da UEL organiza nos dias 09 e 10 de agosto o I Simpósio de Mídia e Imaginação. O evento integra as atividades do grupo de pesquisa Imagem e Ideologia, coordenado pelo Professor Doutor Alberto Carlos Augusto Klein (que também coordena o simpósio) e acontecerá na sala 683, no CECA, das 19h às 22h.

O público alvo são estudantes, pesquisadores e professores da área, mas o evento estará aberto também para os demais interessados. As vagas são limitadas.

O Simpósio Mídia e Imaginação pretende oferecer aos participantes a possibilidade de discutir e aperfeiçoar os conceitos e práticas relacionados à mídia e imaginação. Possibilitar, assim, a oportunidade inédita na região do diálogo entre pesquisadores da UEL e outras instituições de referência na pesquisa em comunicação. Outro propósito aos participantes a chance de participar de um evento que tente decifrar os limiares da imaginação simbólica dentro da construção cognitiva do conhecimento, reflexão fundamental em tempos de notável convivência midiática.

A professora e jornalista Malena Contrera abrirá as atividades do Simpósio com o tema “Imaginário e Imaginação na Mediosfera”. Malena Segura Contrera é jornalista e professora do curso de mestrado em Comunicação da Universidade Paulista. Contrera é Doutora pela Pontífica Universidade de São Paulo (PUC/SP) em Comunicação e Semiótica, Pós-doutorada pela Universidade de Viena, e também pela Universidade do Rio de Janeiro. Seus estudos são voltados para Teoria da Comunicação, Culturas arcaicas, Cultura contemporânea, Mídia eletrônica (abordagem em televisão) e Mitologia. Os principais livros de sua obra são: “O Mito na Mídia” (1996), “Mídia e Pânico” (2002) e “Mediosfera” (2010).

No segundo dia, dando continuidade, Edilson Cazeloto falará sobre os “Limites da imaginação da cibercultura”. Edilson Cazeloto é jornalista, radialista e professor do programa de Pós-graduação na Universidade Cásper Líbero. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-doutorado pela UFRJ. Sua área de atuação com pesquisa compreende o universo das relações entre Tecnologias da Comunicação e Sociedade e um dos frutos é o livro “Inclusão Digital: uma visão crítica” (2008).

Na mesma noite, o jornalista e professor, Silvio Demétrio encerrará o Simpósio com o tema “Imaginação no Cinema”. Integrante do quadro de professores do programa de Mestrado em Comunicação da UEL, Demétrio é Doutor em Epistemologia da Pesquisa Em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Os temas que Demétrio atua são: jornalismo especializado, jornalismo cultural, jornalismo literário, teoria da comunicação, filosofia francesa contemporânea (Deleuze e Guattari), contracultura, mídia radical os quais devem se apresentar na palestras.

Inscrições – As inscrições para o Simpósio podem ser realizadas pelo site https://gpimagem.wordpress.com/simposio/ pelo valor de R$ 20,00, com emissão de certificado. Os interessados podem efetuar a inscrição até o dia 03/08. Vagas limitadas.