Philippe Dubois fez conferência de abertura em evento acadêmico na UEM

O professor da Université Sorbonne Nouvelle (Paris III), Philippe Dubois fez a conferência de abertura da 2ª Jornada Internacional de Estudos do Discurso e do 1º Encontro Internacional da Imagem em Discurso, no último dia 28, na Universidade Estadual de Maringá. Os dois eventos foram organizados pelo Departamento de Letras e pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UEM, com apoio da Fundação Araucária.

Dubois, autor do livro O Ato fotográfico, falou sobre sua pesquisa sobre as teorias das formas visuais, mais especificamente sobre a teoria do figural. A pesquisa do professor francês também toca em assuntos como a estética do cinema, a metodologia e epistemologia da análise de filmes, a história e teoria da foto e do vídeo, as interrelações entre as artes, a poética e retórica das formas e figuras visuais e as problemáticas do arquivo e da política das cinematecas na Europa.

Para o palestrante a teoria do figural é dividida em quatro categorias: figurativa, figurato, figurável ou figurabilidade e figural. Essas categorias são utilizadas para classificar os tipos de formas visuais e a relação delas com o olhar do leitor. Philippe Dubois explicou também que a imagem não é só discurso, mas que o discurso pode ser tratado como imagem.

O evento também contou com a presença da professora Sophie Moirand, também da Université Sorbonne Nouvelle, outras seis mesas-redondas e quinze simpósios com a participação de pesquisadores de instituições de educação superior de todo o Brasil e de países da América Latina.