I Encontro Pensamento e Reflexão na Fotografia reúne profissionais nacionais e internacionais em São Paulo

Entre os dias 17 e 19 de maio o Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição da Secretaria do Estado de São Paulo, realiza o I Encontro Pensamento e Reflexão na Fotografia. O evento reúne na capital paulista profissionais da fotografia de todo o país, além de convidados internacionais, em um encontro que coloca em questão o pensamento na fotografia.

A produção é do Estúdio Madalena com curadoria de Alexandre Belém e Georgia Quintas.

A programação é composta por seis mesas de discussão com convidados, dois workshops, além de seis apresentações de textos inscritos por meio de convocatória. Os interessados devem enviar artigos através do site do Calendário Cultural
até o dia 15 de abril, em português ou espanhol, que contemplem a discussão e o pensamento sobre a linguagem fotográfica nas suas diversas abordagens.

“Além dos renomados convidados, também daremos espaço para os novos pensadores da fotografia apresentarem seus trabalhos”, diz o coordenador do evento Iatã Cannabrava. Caso resida fora da cidade de São Paulo o participante recebe ajuda de custo para as despesas com passagem aérea e hospedagem.

Fotógrafos, curadores, produtores culturais e estudantes interessados em assistir a todo Encontro e garantir o certificado de conclusão, devem fazer sua pré-inscrição por meio do formulário disponível no site do
MIS.

Após análise do material enviado com o formulário (mini-currículo e carta de intenção), os selecionados serão comunicados via e-mail. São apenas 80 vagas, e só os selecionados garantem uma vaga para participar de um dos workshops, ainda assim, dos 80, apenas 60 acompanham workshop. Os selecionados também recebem um crachá para acessar toda a programação.
Ainda há a possibilidade de participar de mesas e apresentações avulsas, para isso não precisa fazer inscrição e passar pelo processo de seleção,basta retirar, com uma hora de antecedência, um ingresso na recepção do MIS. O término do prazo de inscrição prévia é dia 7 de maio ou até completar 300 inscritos. Para mais informações acesse o site do evento ou mande um e-mail para pensamentoereflexao@estudiomadalena.com.br

I Encontro Pensamento e Reflexão na Fotografia

O encontro convidou nomes como Boris Kossoy, Claudi Carreras, Diógenes
Moura, Eder Chiodetto, Eduardo Muylaert, Fernando de Tacca, Juan Antonio Molina, Juan Esteves, João de Mendonça, Ronaldo Entler, Mane Adaro, Mário
Ramiro, Rubens Fernandes Jr., Simonetta Persichetti e Thyago Nogueira para abordar assuntos como as formas contemporâneas de discussão e escoamento de
ideias na fotografia, passando pelas experiências na Academia e suas
perspectivas de investigação. “Também nos voltaremos à reflexão a temas históricos e simbólicos”, diz Alexandre Belém, que com Georgia Quintas, assina a curadoria do evento.
PROGRAMAÇÃO 17/05

– 10h/12h30 Juan Antonio Molina – A produção do discurso fotográfico –
Exercícios de curadoria e edição – Parte 1

– 10h/12h30 Claudi Carreras – Desenvolvimento de projeto cultural e
pessoal – Parte 1

– 14h00/16h30 Apresentação selecionados convocatória

– 17h30/19h00 SESSÃO 1 HISTÓRIA: Um passeio pelo pensamento crítico na
Fotografia Brasileira
Palestrante: Rubens Fernandes Junior – FAAP/SP

– 19h30/21h SESSÃO 2 REFLEXÃO: Por que pensamos a Fotografia?
Palestrante: Boris Kossoy – USP/SP
PROGRAMAÇÃO 18/05

– 10h/12h30 Juan Antonio Molina – A produção do discurso fotográfico
– Exercícios de curadoria e edição – Parte 2