“Brincando com a luz” traz Miguel Chikaoka a Londrina

O fotógrafo e educador Miguel Chikaoka é o convidado dos alunos da atual turma de Especialização em Fotografia da UEL para ministrar a oficina Brincando com a Luz de Olhos Vendados. Chikaoka é um dos mais respeitados profissionais da fotografia nacional. Seu trabalho já foi exposto em diversas cidades do Brasil e em outros países, como França, Portugal e Estados Unidos.

Apesar de morar há muitos anos no estado do Pará, Chikaoka é paulista, nascido no município de Registro. Engenheiro por formação, foi especializar-se em Nancy, na França, na École Supérieure de Mécanique et Électricité, em 1976. Foi em território francês que Miguel passou a se interessar por fotografia – traçando o começo de sua longa trajetória nessa área.

O curso de especialização em engenharia não foi concluído e, de volta ao Brasil em meados da década de 80, ele decidiu se instalar em Belém, capital paraense. Logo Chikaoka engajou-se como fotógrafo de movimentos político-culturais emergentes na região. Também colaborou com o jornal Resistência da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos e com a Agência F4.

Em 1984, com o apoio do governo do Pará e do Ministério da Cultura, idealizou e coordenou o projeto FotoAtiva – programa de fomento ao ensino, pesquisa e difusão da atividade fotográfica. O desdobramento do FotoAtiva projetou Belém como uma das mais importantes referências da fotografia brasileira contemporânea.

Atualmente, Miguel Chikaoka se dedica a função de fotógrafo educador, estimulando o uso da fotografia como prática transformadora. Também é produtor cultural do SESC Boulevard de Belém e membro da Rede RPCFB.

Brincando com a Luz de Olhos Vendados

A oficina é aberta a fotógrafos profissionais e amadores. Para os educadores que já trabalham com técnicas fotográficas no cotidiano de suas atividades pedagógicas, Brincando com a Luz é uma rara oportunidade de atualização e aperfeiçoamento. Para os amantes da fotografia, os ensinamentos de Chikaoka serão um valioso exercício de criatividade.

Partindo de vivências que mesclam exercícios de deslocamento dos sentidos da percepção com atividades de construção de dispositivos que “funcionam” por conta da natureza quântica da luz, a oficina experimenta e discute as possibilidades criativas, inspiradas na abordagem transdisciplinar de situações luminosas que se produzem tanto no plano físico quanto no simbólico.

As inscrições, no valor de R$ 160, já estão abertas. Os inscritos serão organizados em duas turmas de, no máximo, 20 alunos. As aulas acontecem de 26 a 29 de outubro, na sala 627 do CECA-UEL, de acordo com o seguinte cronograma:

Turma 1

26 de outubro, das 14h às 22h  / 27 de outubro, das 14h às 22h

Turma 2

28 de outubro, das 14h às 22h  /  29 de outubro, das 9h às 18h

Maiores inforrmações com Rafael Araujo, pelos telefones (43) 9655-4285 e (43) 3026-7064, ou pelo e-mail rafaelaraujopa@gmail.com.