Fotógrafo Evandro Teixeira vem a Londrina

Evandro Teixeira, um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro, vem a Londrina a convite do Departamento de Comunicação da UEL. Evandro participará da III Semana de Comunicação, que será realizada de 17 a 21 de outubro.

O tema de sua palestra serão seus 50 anos de carreira como fotojornalista. Evandro presenciou as transformações da fotografia e do jornalismo – além de grandes acontecimentos do país e do mundo. Baiano nascido em Jequié, ele decidiu ser fotógrafo ainda adolescente, quando viu uma série de fotografias publicadas em uma edição da revista O Cruzeiro.

A carreira profissional começou em 1958, no Rio de Janeiro, no Diário da Noite. Sua função inicial era fotografar casamentos – o que o obrigava a “correr atrás” de cerimônias durante todo o dia. Em 1962, foi convidado a trabalhar no Jornal do Brasil, um dos melhores veículos jornalísticos da época. A partir daí, Evandro pode se dedicar definitivamente ao fotojornalismo, tornando-se conhecido por suas imagens.

Atualmente, o fotógrafo se dedica a edição de documentários e livros. 68 destinos é sua obra mais recente publicada. Lançado em 2008, o livro foi motivado pela cobertura que Evandro fez da Passeata dos Cem Mil, realizada em 1968 no Rio de Janeiro. Suas páginas reúnem entrevistas de 100 pessoas diferentes, identificadas na própria foto de Evandro. De acordo com Otto Lara Resende, o que se vê em 68 destinos é mais do que o visor da câmera de Evandro Teixeira, é sua própria visão.

As inscrições para III Semana de Comunicação da UEL vão até o dia 11 de outu­bro e podem ser feitas junto aos repre­sen­tan­tes do Centro Acadêmico. O valor é de R$20.

Para mai­o­res informações, con­sulte o Blog do Cacom-​UEL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.