Participação da Comunicação III Eneimagem

Com o objetivo de reunir pesquisadores da área de imagem, para discutir trabalhos que vem sendo desenvolvidos, o III Eneimagem (Encontro Nacional de Estudos da Imagem) – realizado entre 3 e 6 de maio de 2011 – contou com 600 participantes de várias regiões do país. Foram 340 apresentações de trabalhos, além de mesas redondas e conferências com pesquisadores, o que coloca o evento numa posição de “lócus privilegiado para a divulgação de produção científica e proporcionando intercâmbio entre as várias áreas de conhecimento”, como define o site próprio do evento (http://www.uel.br/eventos/eneimagem/2011). O III Eneimagem foi promovido pelo LEDI (Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem), em parceria com os Programas de Pós-Graduação em História Social (CCH) e Comunicação Visual (CECA), da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Somente o Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Especialização) e o Departamento de Comunicação da UEL contribuíram com 40 artigos de diferentes temas dentro da pesquisa imagética. Além disso, seis coordenações de mesas de comunicação ficaram a cargo de pesquisadores ligados ao Mestrado – Prof. Dr. Paulo César Boni, Prof. Dr. Alberto Carlos Augusto Klein, Prof. Dr. Rozinaldo Antonio Miani, Profa. Dra. Florentina das Neves Souza, Profa. Dra. Simonetta Persichetti e a mestranda Fabiana Aline Alves.

Na manhã do dia 4 de maio, a mesa-redonda “Fotojornalismo e Memória: a importância da fotografia de imprensa para a recuperação e preservação da memória da sociedade”, organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e mediada pelo Prof. Dr. Paulo César Boni, contou com a presença do fotojornalista e editor de fotografia do jornal Zero Hora de Porto Alegre, Ricardo Chaves (Kadão) e do fotojornalista e advogado Irmo Celso Vidor. Ambos trabalharam na revista Veja durante as décadas de 70 e 80.

Já no início da mesa, Kadão recordou o colega de profissão Sérgio Sade, responsável por criar a editoria de fotografia na revista Veja. “Estive em várias Vejas e, certamente, a Veja que teve o Sade como editor foi a melhor, porque ele organizou o despacho e o recebimento das fotos das sucursais, além de promover reuniões com todos os fotógrafos do país que trabalhavam para a revista”. Kadão divertiu os ouvintes com histórias “folclóricas” do fotojornalismo brasileiro – como a antiga rixa entre profissionais da Veja e da Isto é. O fotojornalista mostrou à plateia suas fotografias – muitas feitas durante os anos de chumbo da ditadura – e contou como era difícil trabalhar num tempo carente de recursos técnicos. “Para mandar um material do exterior ao Brasil, era preciso ir até o aeroporto e convencer um estranho a trazer o pacote com os negativos. Hoje isso é inimaginável.”

Aposentado do fotojornalismo, atualmente, Irmo Celso utiliza a fotografia como ferramenta para sua nova profissão: o Direito Ambiental. Durante a mesa redonda, ele recordou sua entrada no fotojornalismo em 1975, quando fotografou a geada ocorrida em Umuarama-PR, para o extinto jornal Panorama, de Londrina. Com passagens pelo O Estado do Paraná e pelo Diário do Estado (ambos de Curitiba), em 1978, aos 22 anos, Irmo Celso foi trabalhar na revista Veja. Lá, foi o fotógrafo que mais acompanhou a trajetória do então líder sindical Luiz Inácio da Silva, o Lula. Chegou a fotografá-lo, inclusive, jogando sinuca com o Ministro do Trabalho do governo Figueiredo, mas, por questões óbvias, a fotografia não chegou a sair na revista.

Irmo levantou questionamentos sobre direitos autorais – os originais devem ficar com o fotógrafo ou com o veículo de comunicação? – e armazenamento de originais. Segundo ele, o digital é cinco vezes mais difícil de armazenar que o analógico e tem custos mais altos. “Temos que arrumar um jeito de preservar a fotografia, para preservar a memória. Não basta o texto, a fotografia é importante para a memória”, disse.

Na noite do dia 4 de maio, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação Visual trouxe o Prof. Dr. Boris Kossoy (ECA-USP) para uma conferência sobre seu trabalho como pesquisador e fotógrafo. Na academia, atualmente, o professor vive um tempo de “desconstruir imagens”. Mas, antes disso, veio o Kossoy fotógrafo, pertencente à “geração de autodidatas”. Durante a conferência, os presentes puderam conferir parte do trabalho fotográfico, definido pelo autor como “realismo fantástico”.

Kossoy lembrou à plateia que “fotografia é memória” e que “toda imagem é construída”. “Toda fotografia é documental, mas resulta de um processo de criação e recriação (a edição)”, afirmou. Para ele, as imagens – que sempre foram colocadas no apêndice da obra – têm um papel tão informativo quanto as palavras e não devem ser apenas ilustração do texto.

Participação do Programa de Pós Graducação em Comunicação no III Eneimagem

Horário:
DisciplinaSala
Segunda-feiraBases Semi­óti­cas da Visu­al­i­dade
Prof. Dr. Miguel Luiz Contani
Teorias da Imagem
Prof. Dr. Alberto Klein
Cinema e Memória
Profa. Dra. Ana Paula Oliveira
Cinema e Linguagem
Prof. Dr. Sil­vio Ricardo Demétrio
Quinta-feiraImagem e Consumo