Edital de processo seletivo para Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado-PNPD/CAPES

EDITAL PNPD 2018

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Estadual de Londrina – PR, torna público edital 2018 de processo seletivo de Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado-PNPD/CAPES, com o preenchimento de uma vaga, para realização de estágio pós- doutoral no Programa, pelo período de 12 meses, renováveis por mais 12 meses, mediante aprovação da Comissão Coordenadora do Programa.

PERFIL

Pesquisador brasileiro ou estrangeiro, recém-doutor, máximo de 5 anos da data de implementação da bolsa, em Comunicação ou áreas afins. Apenas para os candidatos com mestrado e doutorado em áreas afins, exige-se graduação em Comunicação. Caso o diploma de doutorado seja obtido em instituição estrangeira, é obrigatória certificação de reconhecimento por universidade brasileira.

O pesquisador deverá desenvolver pesquisa que tenha aderência a uma das seguintes linhas: 1) Práticas culturais e processos sociais (movimentos sociais, comunicação popular e comunitária, cultura do consumo, economia política da comunicação) e 2) Produção de sentido (processos de representação nas mídias, análise de textos culturais, mito e imaginário nos meios de comunicação, estética e semiótica da comunicação).

CRITÉRIOS

– Análise e pontuação de currículo, conforme critérios estabelecidos por tabela de área de Ciências Sociais Aplicadas (UEL).

– Entrevista com candidato. Data e horário da entrevista será agendada previamente por e-mail. Em caso de impossibilidade de comparecimento do candidato, a entrevista poderá ser realizada por vídeo conferência.

Obs: Cada etapa possui pesos equivalentes, 50% cada.

ATIVIDADES

– Uma vez cadastrado como bolsista PNPD, o ingressante deverá integrar-se a um projeto de pesquisa de um Docente Permanente do Programa, o qual estabelecerá atividades a serem exercidas juntamente com orientandos e demais estudantes.

CALENDÁRIO

– 10/07 – 16/07 – Período de inscrição para candidatura da bolsa. Para tanto os interessados deverão manifestar seu interesse encaminhando e-mail para betoklein@yahoo.com.br, com versão de Curriculum na Plataforma Lattes em anexo. Neste período, os candidatos deverão também enviar por SEDEX versão impressa do currículo com comprovantes anexos para o seguinte endereço: SELEÇÃO PNPD, A/C Valter Mazieri. Centro de Educação, Comunicação e

Artes (CECA). UEL, Campus Universitário. PR 445, KM 380. CEP 86057-970, Londrina – PR.

– 23 e 24/07 – Entrevistas.

– 26/07 – Divulgação do resultado final.

– 03/08 – Implementação da Bolsa e início das atividades.

Informações sobre o PNPD/CAPES podem ser consultadas em: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes

Demais informações sobre o processo podem ser encaminhadas para betoklein@yahoo.com.br.

Comissão de avaliação:

Prof. Dr. Alberto Klein

Profa. Dra. Monica Kaseker

Prof. Dr. Rozinaldo Miani.