Defesa de Dissertação – Fotografia e documentação urbana: as imagens de Oswaldo Leite como auxiliares na recuperação de fragmentos históricos de Londrina

No dia 18 de fevereiro, quinta-feira, a mestranda Rosana Aparecida Reineri Unfried defende a dissertação “Fotografia e documentação urbana: as imagens de Oswaldo Leite como auxiliares na recuperação de fragmentos históricos de Londrina”. 

A banca será composta pelo Prof. Dr. Paulo César Boni – UEL (orientador), Profa. Dra. Florentina das Neves Souza (UEL) e Profa. Dra. Regina Célia Alegro (UEL – Departamento de História). A defesa será às 14h30, na sala 641.

Resumo:

O objetivo deste trabalho é observar e discutir a capacidade das fotografias de obras urbanas em atuar como auxiliares na recuperação de fragmentos históricos da cidade retratada. Para tanto, utilizando as bases teóricas e metodológicas da história oral – descrita por Thompson (1992) e Delgado (2006) – e do uso da fotografia como disparadora do gatilho da memória – descrita inicialmente por Hoffmann (2010) e sistematizada por Teixeira (2013) – foram contextualizadas historicamente 21 imagens, selecionadas obedecendo o critério de importância do evento retratado para o desenvolvimento de Londrina. Essas imagens foram produzidas pelo fotógrafo Oswaldo Leite, funcionário da Secretaria de Obras e o primeiro fotógrafo oficial da Prefeitura do Município de Londrina, no decurso da década de 1960. Uma década marcada por grandes transformações no cenário urbano da cidade, decorrentes da decadência da cafeicultura – até então, base da economia norte paranaense – e do êxodo rural provocado pela modernização da agricultura e mecanização do campo.
Palavras-chave: História de Londrina (PR). Oswaldo Leite. Fotografia e documentação urbana. Gatilho da memória.