Defesa de Dissertação – Articulação de linguagens adotadas no discurso imagético das Fanpages de instituições bancárias

A mestranda Suelen Fernanda de Camargo defende no dia 19 de fevereiro, sexta-feira, a dissertação intitulada “Articulação de linguagens adotadas no discurso imagético das Fanpages de instituições bancárias“.

A banca será composta pela Profa. Dra. Dirce Vasconcellos Lopes (Orientadora), Prof. Dr. Miguel Luiz Contani (UEL), Profa. Dra. Regiane Regina Ribeiro (UFPR). A defesa será às 14h, na sala 631.

Resumo: 

O presente estudo tem o intuito de apresentar uma análise da articulação de linguagens adotadas no discurso imagético das Fanpages dos bancos Itaú e Bradesco. Em virtude de abordar um fenômeno recente, este estudo expõe algumas teorias significativas para a compreensão dos objetos estudados. Para relacionar temas referentes ao espaço cibernético, são considerados apontamentos de autores como Pierre Lévy, Lucia Santaella, Derrick Kerckhove, Luís Mauro Sá Martino, entre outros. Com relação às redes sociais digitais, é constatado o processo de identificação, proposto por Michel Maffesoli, bem como os conceitos de sociedade alterdirigida, de David Riesman. Não obstante, ainda são contemplados os estudos de Norval Baitello Junior sobre iconomania e iconofagia, além dos posicionamentos de Roland Barthes sobre a fotografia, as três mensagens, o studium e o punctum. Por fim, são ponderados aspectos da cor como ferramenta de identidade visual e a sua relação com os códigos da comunicação humana, sendo indicadas as considerações de Modesto Farina, Clotilde Perez, Dorinho Bastos e Luciano Guimarães. Para proceder as análises, foram selecionadas 22 publicações, sendo 10 do Itaú e 12 do Bradesco. Observando as articulações, acredita-se que o intuito seja o de se assemelhar ao conteúdo produzido pelo internauta, buscando uma proximidade maior com o mesmo. Sendo assim, ao se identificar com tais postagens, haverá uma probabilidade maior de que esse sujeito presente no ciberespaço desenvolva as ferramentas básicas de interatividade do Facebook, que são curtir, comentar e compartilhar.