Revista Eptic apresenta dossiê em comunicação e esporte

A Revista Eptic, produzida pelo Observatório de Economia e Comunicação (OBSCOM) da Universidade Federal de Sergipe (UFS),está com chamada aberta para trabalhos que serão publicados na edição de jan.-abr. , vol.18, n.1.

O tema do dossiê é “Estudos críticos, comunicação e esportes”. O prazo de submissão é dia 30 de setembro. As normas podem ser vistas aqui.

A apresentação do tema pode ser vista abaixo:

2016 é o ano dos Jogos Olímpicos de Verão no Rio de Janeiro, evento que ocorre pela primeira vez na América do Sul. As Olimpíadas fecham um ciclo de três megaeventos esportivos que ocorreram no Brasil em sequência, tendo como antecedentes a Copa das Confederações FIFA Brasil 2013 e a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 – tendo antes ainda os Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007. Relegada em muitos momentos, a discussão sobre esportes nas Ciências da Comunicação cresceu bastante por conta dos megaeventos, que pautam diariamente noticiosos e conversas do dia a dia. Muitos deles, destacadamente o futebol, servem como uma das principais representações culturais de diferentes países do mundo e, por conta disso, são apropriados de distintas maneiras por diferentes indústrias, dentre as quais estão as indústrias culturais. Tendo em vista que a análise econômica dos esportes, ou quando a indústria os toca, é estudada, ainda que não necessariamente com maior profundidade, por pesquisadores de outros eixos teóricos, percebemos que a análise de mercado oriunda da apropriação deste tipo de bem cultural se coaduna com os objetivos teórico-metodológicos da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (EPC).

Neste sentido, a Revista EPTIC propõe debater a partir dos estudos críticos a relação das indústrias culturais com os esportes. São aguardados artigos que relatem pesquisas sobre casos específicos desta relação, assim como textos teóricos, com a sugestão dos seguintes subtemas de interesse: políticas do esporte; relações de poder e atividade esportiva; megaeventos esportivos; direitos de transmissão de eventos esportivos; espetáculo esportivo; o trabalho nos esportes; o espectador dos esportes; star system; marketing esportivo; publicidade e propaganda nos esportes.