Revista Mídia e Consumo aceita submissão de artigos

A revista Comunicação, Mídia e Consumo, uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM, aceita artigos e relatos de pesquisa a respeito da temática Comunicação e culturas do consumo: contrapontos entre Brasil e África, com especial atenção a resultados de pesquisa, reflexões e estudos comparativos sobre o eixo Brasil-África. O prazo de submissão é até 31 de agosto. A publicação sai em 30 de dezembro de 2015.

O dossiê pretende resgatar e registrar pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito da comunicação e das culturas do consumo em contextos e espaços do Atlântico Sul, com ênfase em relações históricas ou contemporâneas, culturais, políticas ou sociais, entre Brasil e países africanos a partir do tema do consumo. A justificativa do tema é pelo histórico socioeconômico mais recente destas regiões, a partir da melhoria da qualidade de vida de amplos setores da população em contraste com as benesses vivenciadas por suas elites políticas e econômicas, que passam ser enunciados em fluxos discursivos, especialmente midiáticos, a partir de sua inserção no mercado global de consumo. Por outro lado, há fluxos contradiscursivos no espectro da comunicação e culturas do consumo que buscam evidenciar que a realização de um crescimento econômico sem limite em bases neoliberais não é um modelo sustentável por não resultar em igualdade e mobilidade sociais amplamente abrangentes – como está sendo afirmado pelas dinâmicas de fragilização de certas estruturas de mercado livre no hemisfério norte.

As submissões de trabalhos para as seções “artigos diversos, resenhas e entrevistas” seguem abertas para o mesmo número da revista a ser publicado em dezembro de 2015. Os autores titulados devem ser doutores, ou, de doutorando e mestrando em co-autoria com doutores. As normas de submissão para os trabalho podem ser vistas aqui.