Revista Mediação lança dossiê sobre mídia e tradição

A Revista Mediação, periódico eletrônico semestral  vinculado aos cursos de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade FUMEC, está com chamada aberta para o dossiê temático de “Mídia e tradição”. O prazo de submissão é até dia 15 de setembro.

As normas de submissão estão disponíveis aqui.

A ementa do dossiê pode ser conferida a seguir:

Os meios de comunicação provocaram significativas mudanças na sociedade. Eles ampliaram o alcance das mensagens, criaram, sustentaram e modificaram modos de relacionamento social. Autores como Giddens, Thompson, Featherstone, dentre outros, refletiram sobre o impacto desses meios na configuração dos padrões interativos, especialmente com relação à tradição em suas diferentes expressões: cultural, religiosa, tecnológica, política etc. Durante muito tempo acreditou-se que o desenvolvimento das sociedades modernas havia provocado o fim da tradição como referência para a ação social; porém, a problematização das relações entre mídia e cultura trouxe novas questões para a pesquisa. Assim, apontou-se para o caráter dinâmico e mutável da tradição e para o relevante papel dos meios de comunicação nesse processo. Se a tradição ainda permanece como uma referência para a ação de indivíduos e grupos, sua manutenção está ligada em grande parte ao uso dos meios de comunicação, que desenraizam, reelaboram, atualizam, presentificam, revificam e reorganizam padrões cujas principais referências são o passado e os costumes.