Defesa de dissertação – “Os Movimentos Sociais Na Capa Da Revista Veja: Uma Análise Discursiva”

donizete 1

O mestrando Airton Donizete de Oliveira defendeu no dia 11/05, segunda-feira, a dissertação “Os Movimentos Sociais Na Capa Da Revista Veja: Uma Análise Discursiva”.

Sob orientação do Prof. Dr. Rozinado Antonio Miani, o trabalho visa analisar os efeitos de sentido produzidos sobre os movimentos sociais nas capas da revista Veja, definida como uma publicação voltada ao mercado, com uma linha editorial que defende a iniciativa privada.

Foram selecionadas 18 capas entre 1968, ano de fundação da revista, e 2012; destas, oito trataram do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), duas da União Democrática Ruralista (UDR), que se opunha aos sem-terra; quatro do movimento sindical e quatro do movimento estudantil.

Para analisar as capas foi utilizada a metodologia da Análise de Discurso, combinada com considerações teóricas sobre o jornalismo contemporâneo e breves recorrências à semiótica, especialmente, na análise de cores, quando adotadas nas capas analisadas. As análises levam à conclusão de que Veja utiliza-se de efeitos de sentido para manipular imagens e textos estampados nas suas capas. Para tanto, o trabalho apresentou a trajetória de Veja, quando surgiu e como se comportou em determinadas épocas, facilitando a compreensão das condições de produção de suas capas.

donizete 3