Defesa de dissertação – “A produção da informação em sites de notícias: um olhar sobre o G1 e a Folha de S. Paulo”

c2

A mestranda Cristiane Garcia Grande defendeu a dissertação “A produção da informação em sites de notícias: um olhar sobre o G1 e a Folha de S. Paulo”.

O trabalho orientado pela Profa. Dra. Florentina das Neves Souza pesquisa as webnotícias nos principais sites jornalísticos do País, G1 e Folha de S. Paulo, e verifica, a partir das particularidades da web e do jornalismo on-line, como se dá a produção da informação, com ênfase nas narrativas expressas em suas linguagens verbal e visual.

Com base em referências bibliográficas sobre webjornalismo, webdesign, imagem e entrevistas a jornalistas responsáveis por pauta, reportagens e edição de webnotícias, delineou-se, por meio de um estudo comparativo, o conteúdo da informação nos veículos citados. O procedimento metodológico selecionado foi a análise do conteúdo cujo conjunto de técnicas de avaliação das comunicações ‘desoculta’ o objeto de estudo e expõe o que estava retido na mensagem. O recorte está nos títulos noticiosos, com ênfase nas manchetes, publicados na primeira coluna das homepages do g1.globo.com e da folha.com.br, de agosto de 2014.

A pesquisa pretende mostrar que, em meio às mutações tecnológicas que invadem a internet, impactadas por webnotícias produzidas por jornalistas, mas concebidas em um espaço de autoria do ciberdesign conectado a um usuário potencialmente ativo, percebe-se que a mesma internet e tecnologia, que se supunha igualar o conteúdo e a comunicação visual, produzem a distinção dos websites.

c9