Defesa de dissertação – Fotografia para a recuperação histórica da Usina Hidrelétrica de Capivara

sem título-1-7

A mestranda Adgélzira Capeloti Pereira defendeu nessa terça-feira, dia 28, a dissertação “Memória e História: o uso da mídia fotografia para a recuperação histórica da Usina Hidrelétrica de Capivara, na visão de antigos trabalhadores de Iepê”.

Sob orientação do Prof. Dr. Paulo César Boni, o trabalho busca recuperar informações referentes ao período de construção da Usina Hidrelétrica de Capivara, a partir da visão de ex-trabalhadores de Iepê, como também testar e sistematizar a proposta metodológica que utiliza a mídia fotográfica como disparadora do gatilho da memória, desenvolvida pelo grupo Comunicação e História, da Universidade Estadual de Londrina.

A etapa de pesquisa empírica consistiu em reunir um portfólio com 10 imagens de diferentes fases da construção da barragem e em entrevistar 10 ex-trabalhadores residentes no município para contar sobre as lembranças suscitadas pelas fotografias. O resultado demonstra que a metodologia se apresenta como importante ferramenta para recuperação de dados históricos, a partir de memórias quase apagadas pela ação do tempo. Dessa forma, foi possível confirmar o poder de informação, aproximação e emoção emanados pelas imagens, que tornaram possível a reconstituição de quadros dos cenários econômico, social, trabalhista, cultural, político-administrativo da usina de Capivara e também de Iepê.