Revista Animus abre chamada de trabalho

A revista Animus, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, recebe artigos até 30 de abril para a chamada da primeira edição de 2015. O tema será sobre Comunicação, Identidades Raciais e Racismo.

Segundo a equipe de editores, a discussão desse tema se renova com os “rolezinhos” e seu protesto popular contra o racismo. Muito antes, debates em torno de identidades raciais, racismo, cultura afrobrasileira e indígena pautaram disciplinas como Antropologia e Letras, ligadas ao debate sobre a cultura nacional, assim como a produção artística brasileira. O que a área de Comunicação, com sua vocação tecnológica, global e contemporânea, tem a oferecer a esse debate?

Autores são chamados a apresentar trabalhos empíricos e teóricos sobre questões tais como: políticas públicas de comunicação e a promoção da diversidade; estereótipos de raça (com suas dimensões de classe e gênero) na mídia; cultura visual e “raça”; os logros e impasses da crítica ao racismo da mídia, assim como os autores e teorias que embasam essa crítica; a história da pesquisa do tema na área de Comunicação no Brasil.

Normas para a submissão da revista podem ser vistas aqui.