Aula com Malena Contrera marca início do semestre letivo

MALENA_1

A primeira semana de atividades do semestre letivo 2014/2 foi marcada com a realização da aula inaugural, na tarde desta quinta-feira, 07 de agosto, contando com a presença de professores e alunos do programa de Mestrado em Comunicação.

A palestrante convidada para a aula foi a doutora Malena Contrera, que é professora dos cursos de mestrado e doutorado da Universidade Paulista (UNIP) e  autora dos livros “O mito na mídia” (1996), “Mídia e pânico” (2002), “Jornalismo e realidade” (2004) e “Mediosfera” (2010).

Na oportunidade, Malena apresentou algumas abordagens sobre o tema da comunicação e imaginário, discutindo o papel da imaginação e o uso da imagem dentro dos processos midiáticos.

Participação

MALENA_2

Para Rosana Reineri, aluna regular do curso, a palestra trouxe uma perspectiva acessível a um tema de estudos tão complexo e variado. “Achei bem interessante, o modo como foi apresentado um assunto complexo, mas desenvolvido de uma maneira inteligível e prática. O uso de exemplos e referências diárias aproximou ainda mais o tema com algumas experiências que conhecemos e permitiu observar o problema através do nosso próprio repertório cultural”, explica.

Já na opinião do aluno especial Marcelo Gonzalez, a oportunidade de conhecer novos temas de estudo ajuda a enriquecer sua proposta de pesquisa e ampliar seus conhecimentos sobre temas diversos.

“Quando cheguei, não sabia exatamente sobre o quê se tratava a discussão, mas fui achando bastante interessante à medida que a palestrante colocava os exemplos e ia construindo sua linha de raciocínio. Gostei muito da forma como foi exposto o assunto, e ainda pude conhecer novas indicações de leituras que vão ajudar a melhorar a minha proposta de projeto”, avalia Airton, que tem planos de prestar a seleção de mestrado para aluno regular.