Mestrado em Comunicação da UEL lança livro sobre a história do norte do Paraná

certidoes-de-nascimento-da-historia-capa-smallNo próximo dia 21 de agosto, dia do pioneiro e data comemorativa dos 80 anos da chegada da primeira caravana da C.T.N.P. à região, o programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina lança o livro Certidões de Nascimento da História: o surgimento de municípios no eixo Londrina-Maringá. A publicação, organizada pelo Prof. Dr. Paulo César Boni, apresenta resultados parciais do projeto de pesquisa Fragmentos da História do Norte do Paraná (décadas de 30 a 60) em textos e imagens e conta com a participação de 13 autores.

O projeto pretende levantar informações e documentos fotográficos da região norte do estado das décadas de 30 a 60, organizá-los e publicá-los. A pesquisa foi segmentada em objetos específicos, com o intuito de aprofundar estudos e contribuições. O primeiro livro, Certidões de Nascimento da História, resgata o surgimento das cidades de Londrina, Rolândia, Arapongas, Apucarana, Cambé, Mandaguari e Maringá. Em um segundo momento, a temática será os fotógrafos pioneiros, já que a fotografia é considerada pelos pesquisadores como uma importante fonte de recuperação histórica. Num terceiro momento, a temática será os hotéis históricos, e assim, sucessivamente, a ferrovia e suas estações ferroviárias, as primeiras escolas e as primeiras igrejas.

A previsão é de consolidar uma ou duas publicações a cada ano, e assim democratizar os conhecimentos obtidos, ampliar as oportunidades de pesquisa dentro da instituição e incentivar outros projetos de recuperação histórica e de registros imagéticos em outras universidades e centros de estudo do país.

Para fazer o download do livro em versão digital, clique aqui.