Processo seletivo para estudantes regulares de 2014

As inscrições para a seleção do ano letivo de 2014 serão real­izadas de 17 de setem­bro a 04 de out­ubro de 2013, na Sec­re­taria de Pós-Graduação do Depar­ta­mento de Comu­ni­cação da Uni­ver­si­dade Estad­ual de Lon­d­rina. O resul­tado final será pub­li­cado a par­tir de 16 de dezem­bro de 2013. As eta­pas do processo de seleção são elim­i­natórias e estão sequen­ci­adas con­forme abaixo:

  • Prova escrita e exame de profi­ciên­cia de lín­gua estrangeira – inglês ou francês.
  • Defesa oral do pro­jeto per­ante banca de seleção e esclarec­i­men­tos por ela solic­i­ta­dos sobre o cur­ricu­lum vitae (obri­gatório na Plataforma Lattes). No texto do pro­jeto deve con­star, logo abaixo do título, o nome do ori­en­ta­dor escol­hido e respec­tiva linha de pesquisa.

Clique aqui para ver o edital completo.

Cal­endário da seleção para ingresso em 2014

ETAPA DATA HORÁRIO
Período de inscrições 17/09 a 04/10/2013 14h às17h
→ Inscrições deferidas 10/10/2013
Período de seleção 11/10 a 08/11/2013
→ Prova Escrita 17/10/2013 14h30 às 18h30
→ Exame de profi­ciên­cia inglês ou francês 18/10/2013 8h30 às 11h30
→ Resul­tado da primeira fase e con­vo­cação
para defesa oral do pro­jeto / cur­ricu­lum vitae
25/10/2013
→ Defesa oral do pro­jeto /curriculum vitae 29 e 30/10/2013 agen­dado
→ Resul­tado final do processo seletivo 11/11/2013
Edi­tal com a lista de aprova­dos — PROPPG 16/12/2013 a par­tir das 15h
Período de matrícula dos aprovados 03 a 05/02/2014 8h às 12h /14h às 17h
Iní­cio das aulas 06/03/2014 14h
DOCENTE LINHA DE PESQUISA Nº VAGAS
Prof. Dr. Alberto Car­los Augusto Klein Imagem e Linguagens 1
Prof. Dr. André Azevedo da Fonseca Cul­tura Visual e Proces­sos Sociais 2
Profª Drª Dirce Vas­con­cel­los Lopes Cul­tura Visual e Proces­sos Sociais 2
Profª Drª Flo­rentina das Neves Souza Imagem e Linguagens 2
Profª Drª Maria Cecília Guirado de Carvalho Cul­tura Visual e Proces­sos Sociais 1
Prof. Dr. Miguel Luiz Contani Imagem e Linguagens 2
Prof. Dr. Paulo Cesar Boni Cul­tura Visual e Proces­sos Sociais 2
Profª Drª Rosane Fon­seca de Fre­itas Martins Imagem e Linguagens 1
Prof. Dr. Sílvio Ricardo Demétrio Imagem e Linguagens 2

Doc­u­men­tos necessários para a inscrição

  • Ficha de inscrição preenchida.
  • Fotocópia auten­ti­cada (frente e verso) do diploma de grad­u­ação. No caso de for­man­dos (obri­gatório com­pro­var, no ato da inscrição, haver con­cluído ini­ci­ação cien­tí­fica), fotocópia do cer­ti­fi­cado de con­clusão do curso de grad­u­ação ou de docu­mento que ateste estar regu­lar­mente matri­cu­lado no último período do curso de grad­u­ação. No ato da matrícula, será obri­gatório apre­sen­tar o com­pro­vante de con­clusão do refe­rido curso, reco­nhe­cido pelo MEC. Até o final do pro­grama, o aluno dev­erá apre­sen­tar fotocópia auten­ti­cada do diploma do curso de grad­u­ação. Para estu­dan­tes for­man­dos e for­ma­dos pela UEL, a fotocópia do diploma, cer­ti­fi­cado ou ates­tado de matrícula não neces­sita ser auten­ti­cada. Can­di­da­tos estran­gei­ros dev­erão apre­sen­tar os docu­men­tos tra­du­zi­dos e auten­ti­ca­dos por órgão ofi­cial no Brasil, além do visto de per­manên­cia no país.
  •  Fotocópia do histórico esco­lar de grad­u­ação (não neces­sita estar autenticada).
  •  Cur­ri­cu­lum vitae na Plataforma Lattes devi­da­mente com­pro­vado e documentado.
  •  Fotocópia dos docu­men­tos pes­so­ais (CPF, RG, Título de Elei­tor, Reser­vista, Cer­tidão de Casa­mento ou Nas­ci­mento) – não pre­ci­sa ser autenticada.
  •  Pro­jeto de Pes­quisa ela­bo­rado de acordo com o roteiro disponi­bi­lizado pelo pro­grama. Este roteiro é ape­nas uma sug­estão de sequên­cia na elab­o­ração do pro­jeto. O can­didato deve men­cionar, logo abaixo do título, o nome do ori­en­ta­dor escol­hido e respec­tiva linha de pesquisa.
  •  Com­pro­vante de aprovação em teste de profi­ciên­cia de lín­gua estrangeira para os can­didatos que se enquadram no dis­posto no item 2.3 do edi­tal de seleção.
  •  Com­pro­vante de reco­lhi­mento do preço público de inscrição de R$100,00 (cem reais). O boleto será ger­ado no ato da inscrição eletrônica.

Os can­di­da­tos poderão enca­mi­nhar os docu­men­tos refe­ren­tes à inscrição pelo cor­reio (uni­ca­mente por Sedex) até a data-limite da inscrição. As inscrições que che­ga­rem por Sedex e não con­tiverem todos os docu­men­tos exi­gi­dos não serão homo­lo­ga­das. Os docu­men­tos devem ser envi­a­dos para o seguinte endereço:

Mes­trado em Comu­ni­cação da Uni­ver­si­dade Esta­dual de Lon­drina
Depar­ta­mento de Comunicação/CECA
Caixa Postal 10011 – CEP 86057–970
Lon­drina – PR

Os can­di­da­tos tam­bém poderão fazer inscrição por procu­ração, sem neces­si­dade de reco­nhe­ci­mento de firma. Os docu­men­tos dev­erão ser entre­gues na Secre­ta­ria de Pós-Graduação do Depar­ta­mento de Comu­ni­cação – Cen­tro de Edu­cação, Comu­ni­cação e Artes (CECA), durante o horário de aten­di­mento, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. Infor­mações pelo tele­fone (43) 3371–4744.

Para ini­ciar o pro­cesso de inscrição para a seleção ao Mes­trado em Comu­ni­cação, o inter­es­sado deve aces­sar o sis­tema eletrônico de inscrições da UEL, na página da PROPPG. Nessa página, deve seguir os pas­sos indi­ca­dos para gerar seu Com­pro­vante de Inscrição e, por último, emi­tir o Boleto Bancário com a taxa a ser paga.

Na falta de qual­quer doc­u­mento, será inde­ferida a inscrição. A homolo­gação das inscrições deferi­das será anun­ci­ada por listagem em ordem alfabética, até o dia 10/10/2013.

Ini­ciando inscrição no sis­tema UEL

Ini­ciar processo de inscrição no sis­tema da UEL ›

Para ini­ciar o processo de inscrição para a seleção do Mestrado em Comu­ni­cação, você deve aces­sar o sis­tema eletrônico de inscrições da UEL, na página da PROPPG. Nesta página, deve seguir os pas­sos indi­ca­dos para gerar seu Com­pro­vante de Inscrição e, por último, emi­tir o Boleto Bancário com a taxa de R$100,00 (cem reais). Atenção: se o seu nave­g­ador exibir um alerta de segu­rança de site não con­fiável, abra uma exceção para o domínio www.uel.br. O site é seguro. Esta é ape­nas uma incom­pat­i­bil­i­dade com a aut­en­ti­cação de alguns navegadores.

Roteiro para elab­o­ração do pro­jeto de pesquisa

Fazer o down­load do roteiro

Uti­lize o roteiro como um mapa para dire­cionar a elab­o­ração do pro­jeto. Orga­ni­zado o con­junto, amplie as partes que requerem detal­hamento. Veja os critérios de avali­ação.

For­mato da prova escrita e bib­li­ografia recomendada

A questão para a prova escrita será sorteada da lista abaixo. Con­sta, na sequên­cia, a relação de fontes bib­li­ográ­fi­cas sugeridas.

  1. Tec­noim­agem e pós-história.
  2. Metá­fora e metonímia na con­strução da men­sagem visual.
  3. Infor­mação e ide­olo­gia nos quadrin­hos de Joe Sacco.
  4. Ima­gens e sub­je­tivi­dade na nar­ra­tiva cinematográfica.
  5. Os par­a­dig­mas da imagem.
  6. Tele­visão, espetáculo e imag­inário social.

Bib­li­ografia

  • BUCCI, Eugênio; KEHL, Maria R. Vide­olo­gias: São Paulo: Boitempo, 2004.
  • DUDLEY, Andrew.J. As prin­ci­pais teo­rias do cin­ema. Rio de Janeiro: Zahar Edi­tora, 1989.
  • FLUS­SER, Vilém. O mundo codi­fi­cado. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
  • MACRI, Renato Domingues Zác­caro. Lin­guagem icono­grá­fica e doc­u­men­tário em Palestina – uma nação ocu­pada. Dis­ser­tação. Mestrado em Comu­ni­cação – Uni­ver­si­dade Estad­ual de Lon­d­rina, 2012. Disponível em: www.bibliotecadigital.uel.br/teses_dissertacoes
  • PIG­NA­TARI, Décio. O que é comu­ni­cação poética. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.
  • SACCO, Joe. Palestina. São Paulo: Con­rad Edi­tora do Brasil, 2000.
  • SANTAELLA, Lúcia; NOTH, Win­fried. Imagem: cog­nição, semi­ótica, mídia. São Paulo: Ilu­min­uras, 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.