COMUNICON 2013 na ESPM

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (PPGCOM-ESPM) organiza nos dias 10 e 11 de outubro o COMUNICON 2013. O tema deste ano é “ Memória, comunicação e consumo: vestígios e prospecções”. Interessados em submeter trabalhos devem enviar pelo sistema, disponível a partir de 1 de junho no endereço www.espm.br/comunicon, os artigos completos. O prazo de inscrição vai até de 05 de agosto. A seguir, ementa, datas importantes, programação e GTs do COMUNICON

Ementa

Memória, comunicação, consumo: vestígios e prospecções

O consumo demarca o espaço social e configura o espectro simbólico dos objetos que nos cercam. Aqueles que temos e aqueles que desejamos ter. Aqueles que hoje nos acompanham e aqueles que ocupam nossa memória. Objetos que, a partir da apropriação que lhes damos, tornam-se dotados de sentido, comunicando vestígios e anunciando prospecções de nossa existência. Todos nós nos apropriamos dos objetos. Nossos lares, mesmo aqueles de rua, falam de nós, nos expõem, nos revelam. A cenografia do espaço doméstico é definida pela sua simbologia. A cena midiática é por ela fertilizada.

O debate contemporâneo sobre comunicação e consumo possibilita a abertura de novos terrenos para uma reflexão que necessariamente conjuga aportes de variadas disciplinas. Um terreno fecundo para o exercício da transdiciplinaridade e do pensamento dialógico, complexo. O consumo era o lado da moeda que faltava para uma compreensão relacional das consequências desencadeadas pela modernidade capitalista e industrial.

Nas duas últimas décadas verifica-se uma clivagem na teoria social: uma ruptura com o consenso estrutural, ou “consenso ortodoxo” (Giddens, 1989). Desde as abordagens fenomenológicas, interpretativas e também as neomarxistas e estruturacionistas reivindica-se o lugar social dos sujeitos, não determinados, mas sim dotados de agência e multiposicionados em relação às estruturas sociais. Esta clivagem mesma, na teoria social, torna oportuno o debate sobre o consumo, onde as certezas econômicas e ideológicas se defrontam com as incertezas do bairro, da rua, da casa, do lar, da subjetividade, onde as determinações se conflitam com os usos e as apropriações conjugados pelos atores sociais, como destacou Roger Silverstone.

Neste ano de 2013 o COMUNICON – Congresso Internacional em Comunicação e Consumo – deseja abrir espaço para o debate com o tema Memória, comunicação, consumo: vestígios e prospecções. Um recorte precioso para nos lançarmos na aventura de “decifrar signos”, como cantou Mercedes Sosa, e ler os objetos materiais e simbólicos como depositários do tempo. Como veículos de significados e valores. Nas palavras de Raymond Williams: como portadores do residual, do dominante e do emergente. Nossa memória navega no tempo por meio de signos: índices, ícones, símbolos. Um aroma, um ritmo, uma imagem, um toque, uma alegria, uma dor, um sentimento, uma emoção. Nossa memória é tanto o lugar da lembrança quanto o da esperança onde estes signos todos estão, organizados, suturados, estruturados em álbuns e relicários com seus diferentes códigos e regras.

Objeto de diversos campos do saber, a memória é tema de muitos agenciamentos: neurobiológicos, cognitivos, perceptuais, psíquicos, sociais, culturais, artísticos, midiáticos, entre outros. Nas culturas, pode ser compreendida por suas lógicas de arquivamento, como os catálogos, as listas presentes já entre os gregos arcaicos. Memória narrativa, lugar de ancoragem das culturas de tradição oral. Jacques Le Goff assinala que a memória pode igualmente assumir, a partir do surgimento da escrita, as formas da comemoração – por meio dos monumentos e dos documentos. Inscrições, estelas reais, obeliscos apostavam na durabilidade dessa memória lapidar e marmórea. Ainda hoje sobrevive a paixão arquivística, organização da memória fora do corpo, em forma de técnicas e tecnologias. A contemporaneidade, entretanto, instiga-nos a pensar em uma memória que possa durar em seus frágeis contornos, e, em fluxos, apagamentos, em objetos trocados e descartados que deixam somente pistas. Memória e seu par inseparável, o esquecimento. Memória não só como arquivo, mas como prospecção. Neste encontro, a memória é considerada em sua interface comunicação-consumo e, deste lugar, pensamos o consumo de memórias e as memórias consumidas em suas múltiplas materialidades inscritas em complexas dinâmicas de tempo e espaço.

Espera-se que este seja um espaço de confluência de ideias sobre os percursos do conhecimento moderno, um lugar tanto da denúncia quanto do anúncio, como destacou Paulo Freire. E que contribua concretamente para a difusão do conhecimento produzido sobre comunicação e consumo a partir do campo das ciências sociais e humanas em diálogo com outros terrenos do conhecimento científico a partir de suas variadas dimensões (ontológica, epistemológica, teórica e metodológica), bem como os demais saberes sociais construídos ao longo da história.

Programação

10 de Outubro (quinta-feira)

8h30 – Credenciamento
9h – Abertura
9h30 – Mesa 1 – Materializações da memória e culturas do consumo
11h – Debate
12h30 – Encerramento
12h30 às 14h30 – Almoço
14h30 às 18h30 – ENCONTRO DOS GRUPOS DE TRABALHO
14h30 às 16h – Apresentação de trabalhos
16h às 16h30 – Coffee break
16h30 às 18h30 – Apresentação de trabalhos

11 de Outubro (sexta-feira)

9h – Recepção aos congressistas
9h30 – Mesa 2 – Lembranças do passado e memórias do futuro na comunicação e consumo
11h30 – Debate
13h – Encerramento
13h às 14h30 – Almoço
14h30 às 18h30 – ENCONTRO DOS GRUPOS DE TRABALHO
14h30 às 16h – Apresentação de trabalhos
16h às 16h30 – Coffee break
16h30 às 18h30 – Apresentação de trabalhos
18h – COQUETEL DE ENCERRAMENTO – lançamentos/premiações etc.
(Programação completa: em breve, no site www.espm.br/comunicon)

Chamada de trabalhos:

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (PPGCOM-ESPM) convida pesquisadores do campo da comunicação e áreas afins à submissão de trabalhos para o Encontro de Grupos de Trabalho em Comunicação e Consumo. O Encontro é parte do Congresso Internacional em Comunicação e Consumo (COMUNICON 2013), que se realizará nos dias 10 e 11 de outubro de 2013, no Campus Francisco Gracioso – ESPM-SP (R. Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana, São Paulo, capital). As propostas, contemplando a articulação entre os campos da comunicação e do consumo, podem ser submetidas aos Grupos de Trabalho abaixo relacionados.

Atenção: neste ano, as submissões das propostas de trabalhos serão feitas no formato de ARTIGOS COMPLETOS. O sistema para submissão de trabalhos no site do evento (www.espm.br/comunicon) estará disponível a partir do dia 01 de julho, segunda-feira.

Os (as) artigos aprovados para comunicação no congresso serão publicados nos anais digitais do evento (com ISBN). Serão aceitos textos redigidos em português, inglês ou espanhol. Cada GT contará com pareceristas externos, além de seu coordenador.

Podem submeter propostas os pesquisadores que sejam mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e pós-doutores. Alunos de graduação só podem assinar como co-autores, desde que o autor principal tenha no mínimo o título de mestre. Cada pesquisador pode assinar como autor principal de um único trabalho, podendo participar como co-autor de apenas um segundo trabalho. Propostas que excedam estes limites serão automaticamente recusadas.

Os trabalhos completos, relacionados à temática do evento e, em especial, aos objetivos e questões de cada Grupo de Trabalho, devem conter o mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas, seguindo as instruções do template do evento, que estará disponível em breve no site do evento. O período de submissão dos artigos completos será de 1 de julho a 05 de agosto de 2013.

Datas relativas ao encontro dos GTs:

– Envio de trabalhos completos– de 01/07 às 18h do dia 05/8/13.

– Divulgação da lista dos trabalhos aprovados no site do evento – 26/08/13.

– Pagamento da taxa de inscrição para participantes brasileiros com trabalhos aprovados (obrigatório para a inclusão dos trabalhos nos Anais) – até 06/9/13.

– Pagamento da taxa de inscrição para participantes estrangeiros com trabalhos aprovados – dia 10/10/13 (durante o credenciamento).

– Prazo para pagamento da inscrição no evento de participantes sem apresentação de trabalhos – até 07/10/13.

– Divulgação da Programação completa no site do evento – até 10/09/13.

Taxas de inscrição no COMUNICON 2013:

Profissional liberal: R$ 140,00

Professor | Pesquisador (outras instituições): R$ 120,00

Aluno pós-graduação (outras instituições): R$ 90,00

Aluno de graduação (outras instituições): R$ 60,00

Professores e alunos da ESPM – São Paulo / Rio de Janeiro / Porto Alegre: ISENTO

Parceiros conveniados com o PPGCOM: 1) Universidade de Coimbra | 2) Universidade Autônoma de Barcelona | 3) Universidade Federal de Goiás | 4) Grupo de Pesquisa Comunicação e Trabalho – USP | 5) Universidade Federal do Rio Grande do Norte | 6) Participantes das redes de pesquisa CLACSO e RIEC: ISENTO

Prêmio COMUNICON

Todos os trabalhos aprovados e inscritos no Encontro de Grupos de Trabalho em Comunicação e Consumo serão considerados elegíveis para o Prêmio Comunicon. Este propõe reconhecer a excelência de trabalhos acadêmicos e científicos elaborados na área de comunicação e consumo. A Comissão Julgadora do Prêmio Comunicon será composta por pesquisadores de distintas instituições e terá como Presidente de Honra a decana do PPGCOM, Profa. Dra. Maria Aparecida Baccega. Para mais informações consulte o regulamento do Prêmio Comunicon no site www.espm.br/comunicon.

Grupos de trabalhos e coordenadores:

GT 01: COMUNICAÇÃO, CONSUMO E DIFERENÇA
Coordenadora: Profa. Dra. Tânia Hoff

GT 02: COMUNICAÇÃO, CONSUMO E ESTÉTICA
Coordenador: Prof. Dr. João Anzanello Carrascoza

GT 03: COMUNICAÇÃO, CONSUMO, ENTRETENIMENTO E CULTURA DIGITAL
Coordenadora: Profa. Dra. Gisela G. S. Castro

GT 04: COMUNICAÇÃO, CONSUMO E INFÂNCIA
Coordenadora: Profa. Dra. Isabel Orofino

GT 05: COMUNICAÇÃO, CONSUMO, GÊNERO E CLASSES
Coordenadora: Profa. Dra. Marcia Tondato

GT 06: COMUNICAÇÃO, CONSUMO E CULTURA CONTEMPORÂNEA: IMAGEM, CIDADE, JUVENTUDE
Coordenadora: Profa. Dra. Rose de Melo Rocha

GT 07: COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E CONSUMO
Coordenadora: Profa. Dra. Maria Aparecida Baccega

GT 08: COMUNICAÇÃO, CONSUMO, TRABALHO E ESPACIALIDADES
Coordenador: Prof. Dr. Vander Casaqui

GT 09: COMUNICAÇÃO, CONSUMO E MEMÓRIA
Coordenadora: Profa. Dra. Mônica Rebecca Ferrari Nunes

GT 10: COMUNICAÇÃO, CONSUMO, PODER E DISCURSOS ORGANIZACIONAIS
Coordenador: Prof. Dr. Luiz Peres-Neto

Email de contato do evento: comunicon@espm.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.