Dissertação sobre Leonilson e Basquiat será defendida em março

A estudante Silvia Flores Penharbel defenderá dissertação com título de “Inscrições performáticas no campo visual das obras de Leonilson e Basquiat”, no dia 28 de março de 2013, às 14h, na sala 683 do CECA. A banca avaliadora do trabalho será formada por: Profa. Dra. Rosane da Silva Borges, Prof. Dr. Silvio Ricardo Demétrio e Profa. Dra. Marta Dantas da Silva.

Esta dissertação tem o propósito de avaliar a presença da palavra (sob a forma escrita) na obra de arte. A autora parte do entendimento de que tal inscrição não serve apenas como título ou modo peculiar de caligrafia, mas se presta a referendar a presença do signo verbal no campo visual das obras para além de uma função ornamental ou explicativa. O corpus de pesquisa escolhido está circunscrito às obras dos artistas Jean-Michel Basquiat e Leonilson Bezerra Dias.

O fato de ambos apoiarem-se com frequência no par escrita versus imagem justifica a escolha por esse objeto. Entre os resultados alcançados, verificou-se que a conjugação entre várias materialidades de linguagem responde aos princípios de construção de sentidos sem que nenhuma possa desempenhar papel hierárquico na posição dos elementos, mas de interdependência e complementaridade. Tal constatação, extraída do campo artístico, poderá ser estendida aos suportes visuais da contemporaneidade – cinema, TV, internet –, que se apoiam igualmente, no cruzamento de vários códigos da linguagem.