Dissertação sobre Prêmio Esso de Fotojornalismo será defendida em março

O estudante Lucas Martins defenderá dissertação Poesia e Automatismo em conflito: um estudo sobre a fotografia e seus sentidos a partir de uma interpretação crítica do Prêmio Esso de Fotojornalismo, dia 21 de março de 2013, às 14h00, na sala 683 do CECA. A banca será composta pela Profa. Dra. Márcia Neme Buzalaf (UEL), pelo Prof. Dr. Gutemberg de Araújo Medeiros (USP) e pelo orientador do trabalho, Prof. Dr. Sílvio Ricardo Demétrio (UEL).

O trabalho faz uma análise crítica sobre as fotografias vencedoras do Prêmio Esso de Fotojornalismo desde sua primeira edição, em 1961, e evidencia que o concurso possui uma ideologia de premiação que privilegia a estética do flagrante em detrimento da imagem poética.

No entanto, mesmo em um ambiente que premia o ideário positivista de “objetividade” e “imparcialidade”, algumas imagens conseguem vencer o prêmio subvertendo as regras do jogo. Estas fotografias apresentam-se como uma resistência utópica e deixam pistas de como pensar um novo fazer jornalístico, capaz de retirar o espectador de sua condição de passividade perante a sociedade do espetáculo e seus males.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.