Professor da USP visita o mestrado em Comunicação

O primeiro dia letivo do Mestrado em Comunicação da UEL (04/03) foi marcado pela visita do doutor Luciano Guimarães, que proferiu palestra sobre os usos e significados das cores na mídia e sua utilização no jornalismo impresso e eletrônico.

Luciano Guimarães é professor do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da Universidade de São Paulo (USP) e autor de diversos trabalhos, dentre eles os livros A cor como informação: a construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores e As cores na mídia: a organização da cor-informação no jornalismo.

O convidado discutiu algumas das relações da cor enquanto código cultural e a maneira com a qual a identidade cromática brasileira interfere na produção de sentidos, tanto nas imagens, quanto na tipologia dos jornais e criações publicitárias. Além disso, exemplificou como a mídia brasileira faz uso de imagens a fim de sensibilizar e produzir sentidos específicos em seu leitor ou telespectador.

Por fim, Luciano Guimarães abordou as peculiaridades do universo da cor popular frente aos padrões industriais de tendências cromáticas, as tendências de simplificação e a polarização dos códigos na mídia, responsáveis por um notório empobrecimento do repertório informativo que chega ao público final.

Para mais informações sobre o trabalho do professor doutor Luciano Guimarães clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.