MESTRADO EM HISTÓRIA SOCIAL

Dr. Oscar Nascimento. Desfile AROL. 1952. Acervo Pessoal (cópia para MHL). (detalhe)

HISTÓRIA E LINGUAGENS

Esta linha de pesquisa tem como objetivo o estudo das linguagens tomadas como problema para o trabalho do historiador social e da cultura. As relações entre História e Linguagens não são novas assim como os problemas enfrentados pelos historiadores que, lançando mãos de fontes  imagéticas, sonoras e escritas, buscam entender os sujeitos no mundo, suas concepções e visões, os gestos que ligam ideias aos lugares e as formas e circunstâncias das criações humanas.

Tais pretensões colocam o historiador diante de uma ampla gama de questionamentos, tais como as relações entre o narrado e o vivido, entre história e ficção, como percebemos e construímos e reconstruímos as realidades, como as linguagens representam nossas vivências, fabricam nossos pontos de vista e visões de mundo, de que modo representamos o que sabemos sobre o passado e os limites do conhecimento que o historiador pretende construir.

Tomando tais pressupostos como ponto de partida, agregam-se projetos que elegem linguagens imagéticas, escritas e sonoras como locais privilegiados para entender dinâmicas socioculturais e para investigações de questões mais amplas tais como as relações entre a linguagem produzida pelo historiador e mundo sociocultural, a linguagem escrita e oralidade ou performance, a produção cultural e comunidades de recepção, a história da escrita e práticas de leitura e as linguagens e ritos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Unesp, 2009.

CHARTIER, R. A força das representações: história e ficção. Chapecó: Argos, 2012.

DARNTON, R. Poesia e polícia: redes de comunicação na Paris do século XVIII. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

DARNTON, R. O Beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

DAVIS, N. Z. O retorno de Martin Guerre. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GINZBURG, C. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.