MESTRADO EM HISTÓRIA SOCIAL

José Juliani. Ginásio Paranaense. 1937. Acervo do Museu Histórico de Londrina. (detalhe)

HISTÓRIA E ENSINO

A linha de pesquisa em ensino de História tem preocupação com os significados e os sentidos que a História tem para os sujeitos, no mundo contemporâneo. Entende como importante   a escrita da História, bem como seu ensino com questões relacionadas ao sujeito, a narrativa, os documentos e a multiperspectividade dos diálogos epistemológicos e metodológicos.  Nesta perspectiva tem como objetivo desenvolver pesquisas a partir de diferentes referenciais teóricos e em diferentes perspectivas metodológicas que tenham como objeto as diversas formas de constituição do ensino de História em espaços institucionais ou cotidianos. Entre os temas de pesquisa que são foco da linha podemos indicar: Saberes históricos em diferentes espaços de memórias, a formação de professores, a relação entre os saberes específicos e os saberes pedagógicos, o pensar e o fazer docente, o aluno como construção social, conhecimento histórico e a formação da consciência histórica, os livros didáticos, currículos e seus usos, linguagens e narrativas históricas e a educação histórica.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARCA, Isabel. Marcos de consciência histórica de jovens portugueses. Currículo sem Fronteiras, v. 7, nº 1, pp. 115-126, Jan/Jun 2007 (Revista portuguesa online).

HOBSBAWM, E. J. Sobre História. São Paulo: Cia. das Letras, 2001 (Trad. de Cid Knipel Moreira).

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. nº 1, pp. 9-43, jan/jun, 2001.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro-passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. 3a.ed. Rio de Janeiro: Contraponto/PUC-Rio, 2012.

LAVILLE, C. Em educação histórica e memória não vale a razão. Educação em Revista. Belo Horizonte. UFMG, nº 41, p. 13-42, jun/2005.

LEE, P. "Em direção a um conceito de iteracia histórica". In: Educar em Revista. Curitiba: Ed. UFPR, 2006 (Dossiê Educação Histórica).