Documentos

Segue lista de documentos importantes para os alunos e professores do MEEL.

Solicitações

Modelos

Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês)

A proficiência em língua inglesa deverá ser comprovada junto à Programa pelo Candidato no prazo máximo de 12 meses após a primeira matrícula como aluno regular.

A partir de 2014/1S, tendo em vista comprovar proficiência em Lingua Inglesa no âmbito do PPG-EE-UEL, o candidato deverá apresentar Certificado oficial emitido por uma das instituições conforme lista abaixo. Assim, serão aceitos os seguintes Exames, com pontuação igual ou superior à pontuação mínima especificada abaixo, obtida pelo candidato necessariamente nos últimos 02 anos.

Exames Aceitos pelo PPG-EE-UEL                                 Nota Mínima

——————————————————————————————————————————–

TOEFL – Test of English as a Foreign Language (ITP-Level 1)  500 pontos

TOEFL – Test of English as a Foreign Language (IBT)                  62 pontos

TOEFL – Test of English as a Foreign Language (Paper)             480 pontos

TOEFL – Test of English as a Foreign Language (CBT)                162 pontos

IELTS  -  International English Language Testing System          5,0

Cambridge FCE (First Certificate in English)                                  B1

Cambridge CAE (Advanced English, Univ.  Cambridge)             Aprovação

Cambridge CPE (Proficiency in English, Univ. Cambridge)       Aprovação

———————————————————————————————————————————

(atualização: Set. 2016)

ATENÇÂO: Poderá ser concedida a Proficiência em Inglês, excepcionalmente, para o(a) estudante que apresentar um dos exames listados acima com nota até 10% menor que o mínimo exigido pelo Programa, desde que seja apresentado um comprovante de submissão de artigo em inglês, resultado do projeto de mestrado do estudante, em periódico no mínimo B1. Neste caso, para a homologação da banca de defesa, será exigida a apresentação de um comprovante de revisão R1 do artigo submetido na ocasião da proficiência ou uma nova submissão de artigo em periódico no mínimo B1. (atualização: Set. 2017)

Homologação de Banca e Versão Final da Dissertação

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

Após cumpridos todos os créditos exigidos, realizados os exames de proficiência em língua estrangeira e qualificação, o aluno poderá solicitar homologação de banca, para a defesa de sua dissertação. Para isto, o Candidato deverá apresentar por escrito (documento com data e assinatura), junto à Secretaria de Pós-Graduação, o que segue:

  • Composição da banca, em entendimento com seu orientador. Esta composição terá obrigatoriamente, cinco elementos, sendo três efetivos (incluindo o orientador) e dois suplentes. Tanto para efetivos quanto para suplentes, um dos membros deve ser necessariamente externo ao Programa, ou seja, não poderá pertencer ao corpo docente (permanente ou colaborador) do PPG-EE-UEL;
    • Tendo em vista alcançar uma melhoria na qualidade dos trabalhos de dissertação defendidos no âmbito do PPG-EE, tornam-se inelegíveis para comporem a banca de defesa de dissertação aqueles docentes-pesquisadores que se enquadrem em pelo menos um dos seguintes itens (exceto o orientador):
      • seja co-autor de produção científica-tencnológica (artigo científico, patente etc), publicado ou submetido, diretamente associado ao trabalho de dissertação do candidato sob avaliação.
      • seja formalmente co-orientador do candidato.
  • Uma cópia do texto da dissertação, em versão eletrônica (formato PDF), no formato disponibilizado na página do Programa (template: TEXPDF do Adobe Acrobat);
  • Comprovação de aceitação ou de publicação de um artigo técnico-científico completo (com pelo menos 5 páginas) em conferência/congresso/simpósio de relevância (inter)nacional na área/tema da dissertação, cujo autor principal (primeiro autor) seja o Candidato.
  • Comprovação de submissão de um artigo técnico-científico completo em periódico da área, cujo autor principal seja o Candidato e o foco do paper esteja altamente correlacionado ao tema de sua dissertação (Veja os itens 4.a e 4.b do Documento “Critérios de Credenciamento Docente).

De posse destas informações, a Secretaria do PPG-EE-UEL encaminhará o pedido de homologação da Banca, cuja portaria emitida pela PROPPG concederá ao aluno um prazo de 60 dias para a realização da defesa pública da dissertação de mestrado perante a Banca Examinadora.

Após realizada a defesa e efetuadas eventuais alterações sugeridas pela Banca, o aluno deverá proceder à encadernação, obedecendo o padrão exigido pela Universidade (vide modelo na Biblioteca Central ou na Secretaria do PPG-EE-UEL) e Instrução de Serviço PROPPG 006/2008, que trata dos termos de entrega e autorização para publicação da dissertação, (anexos a seguir).

Finalmente, após a devida encadernação, com os termos preenchidos e assinados, a dissertação deverá ser entregue:

  • Ao secretário(a) da Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, em duas vias impressas (duas cópias individuais), uma cópia do arquivo eletrônico da versão final da Dissertação em mídia CD (no formato exigido conforme Modelo de Dissertação em TEX e PDF do Adobe Acrobat), juntamente com os já citados termos.
  • Aos membros componentes da Banca Examinadora da Dissertação que efetivamente participaram do processo, no formato impresso, preferencialmente, ou em meio eletrônico, conforme solicitação de cada um deles.

ANEXOS:

Regulamentos

Outros

TERMO DE ENTREGA DA DISSERTAÇÃO OU TESE A BIBLIOTECA CENTRAL