Documentos

Segue lista de documentos importantes para os alunos e professores do MEEL.

Solicitações

  • Formulários para eventos e relatório de viagem. ATENÇÃO! Foi acrescentado o Termo de Ciência da obrigatoriedade da citação da CAPES nos agradecimentos dos trabalhos a serem apresentados.
  • Itens (Não) Financiáveis – PROAP (solicitação à Coordenação deve vir acompanhada de justificativa e ter previsão no plano de trabalho de dissertação do candidato)

Modelos

Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês)

A proficiência em língua inglesa deverá ser comprovada junto à Programa pelo Candidato no prazo máximo de 12 meses após a primeira matrícula como aluno regular.

A partir de 2014/1S, tendo em vista comprovar proficiência em Lingua Inglesa no âmbito do PPG-EE-UEL, o candidato deverá apresentar Certificado oficial emitido por uma das instituições conforme lista abaixo. Assim, serão aceitos os seguintes Exames, com pontuação igual ou superior à pontuação mínima especificada abaixo, obtida pelo candidato necessariamente nos últimos 02 anos.

Exames Aceitos pelo PPG-EE-UEL                                 Nota Mínima

——————————————————————————————————————————–

TOEFL – Test of English as a Foreign Language (ITP-Level 1)  450 pontos

TOEFL – Test of English as a Foreign Language (IBT)                  52 pontos

TOEFL – Test of English as a Foreign Language (Paper)             450 pontos

TOEFL – Test of English as a Foreign Language (CBT)                160 pontos

TOEIC – Test of English for International Communication         600 pontos

IELTS  -  International English Language Testing System          5,0

Cambridge FCE (First Certificate in English)                                  B1

Cambridge CAE (Advanced English, Univ.  Cambridge)             Aprovação

Cambridge CPE (Proficiency in English, Univ. Cambridge)       Aprovação

———————————————————————————————————————————

(atualização: Abril 2020)

ATENÇÂO: Poderá ser concedida a Proficiência em Inglês, excepcionalmente, para o(a) estudante que apresentar um dos exames listados acima com nota até 10% menor que o mínimo exigido pelo Programa, desde que seja apresentado um comprovante de submissão de artigo em inglês, resultado do projeto de mestrado do estudante, em periódico no mínimo B1 (Qualis 2012-2016). Neste caso, para a homologação da banca de defesa, será exigida a apresentação de um comprovante de revisão R1 do artigo submetido na ocasião da proficiência ou uma nova submissão de artigo em periódico no mínimo B1. (atualização: Set. 2017)

Homologação de Banca e Versão Final da Dissertação

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

Após cumpridos todos os créditos exigidos, realizados os exames de proficiência em língua estrangeira e qualificação, o aluno poderá solicitar homologação de banca, para a defesa de sua dissertação. Para isto, o Candidato deverá apresentar por escrito (documento com data e assinatura), junto à Secretaria de Pós-Graduação, o que segue:

  • Composição da banca, em entendimento com seu orientador. Esta composição terá obrigatoriamente, cinco elementos, sendo três efetivos (incluindo o orientador) e dois suplentes. Tanto para efetivos quanto para suplentes, um dos membros deve ser necessariamente externo ao Programa, ou seja, não poderá pertencer ao corpo docente (permanente ou colaborador) do PPG-EE-UEL;
    • Tendo em vista alcançar uma melhoria na qualidade dos trabalhos de dissertação defendidos no âmbito do PPG-EE, tornam-se inelegíveis para comporem a banca de defesa de dissertação aqueles docentes-pesquisadores que se enquadrem em pelo menos um dos seguintes itens (exceto o orientador):
      • seja co-autor de produção científica-tencnológica (artigo científico, patente etc), publicado ou submetido, diretamente associado ao trabalho de dissertação do candidato sob avaliação.
      • seja formalmente co-orientador do candidato.
  • Uma cópia do texto da dissertação, em versão eletrônica (formato PDF), no formato disponibilizado na página do Programa (template: TEXPDF do Adobe Acrobat);
  • Comprovação de aceitação ou de publicação de um artigo técnico-científico completo (com pelo menos 5 páginas) em conferência/congresso/simpósio de relevância (inter)nacional na área/tema da dissertação, cujo autor principal (primeiro autor) seja o Candidato.
  • Comprovação de submissão de um artigo técnico-científico completo em periódico da área, cujo autor principal seja o Candidato e o foco do paper esteja altamente correlacionado ao tema de sua dissertação (Veja os itens 4.a e 4.b do Documento “Critérios de Credenciamento Docente).

De posse destas informações, a Secretaria do PPG-EE-UEL encaminhará o pedido de homologação da Banca, cuja portaria emitida pela PROPPG concederá ao aluno um prazo de 60 dias para a realização da defesa pública da dissertação de mestrado perante a Banca Examinadora.

Após realizada a defesa e efetuadas eventuais alterações sugeridas pela Banca, o aluno deverá providenciar a entrega do arquivo final da sua dissertação e, de acordo com a Instrução de Serviço PROPPG 006/2008, os termos de entrega e autorização para publicação da dissertação, (anexos a seguir).

Com os termos preenchidos e assinados, deverá ser entregue:

  • Na secretaria da Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, uma cópia do arquivo eletrônico da versão final da Dissertação em mídia CD (no formato exigido conforme Modelo de Dissertação em TEX e PDF do Adobe Acrobat), juntamente com os já citados termos.
  • Aos membros componentes da Banca Examinadora da Dissertação que efetivamente participaram do processo, no formato digital, ou impresso, conforme solicitação de cada um deles.

ANEXOS:

Regulamentos

Outros

TERMO DE ENTREGA DA DISSERTAÇÃO OU TESE A BIBLIOTECA CENTRAL